código do Google analytics Alunos da UNIRIO apresentam projetos no Encontro de Extensão — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Alunos da UNIRIO apresentam projetos no Encontro de Extensão

Alunos da UNIRIO apresentam projetos no Encontro de Extensão

por comunicacao — publicado 22/10/2019 15h05, última modificação 23/10/2019 11h10
Esta é a 24ª edição do evento, que integra a Semana de Integração Acadêmica 2019

Alunos de graduação da UNIRIO estão, durante esta semana, apresentando pôsteres no 24º Encontro de Extensão, evento que faz parte da Semana de Integração Acadêmica 2019. As atividades acontecem até a próxima quinta-feira (24), distribuídas por vários campi da Universidade. O Encontro terá ainda um sessão de apresentações culturais na Sala Villa-Lobos. A programação completa está disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO.

Nesta terça-feira (22), estudantes de diversos cursos estiveram no saguão do Auditório Vera Janacópulos apresentando os projetos dos quais fazem parte. Hugo de Andrade Gonçalves dos Santos, aluno do curso de Ciências Ambientais, apresentou o pôster do projeto Química Sensorial. Desenvolvido na Escola Especial Municipal Francisco de Castro, no Bairro do Maracanã, o projeto tem como objetivo contribuir para o aprendizado de ciências de forma lúdica e inclusiva. "Acredito que a experiência tem sido muito produtiva, tanto que os alunos mandaram cartas para agradecer e pediram novas visitas", relata Hugo.

João Peçanha e Pedro Figueiredo, do curso de Biblioteconomia, foram os representantes do projeto Pesquisar sem Complicar. Eles criaram um curso com aulas no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) para ensinar conceitos de metodologia da pesquisa a pessoas interessadas em ingressar na pós-graduação. O curso foi realizado durante o mês de junho e contou inicialmente com 25 participantes. "Fizemos a divulgação das vagas pelas redes sociais e conseguimos muitos interessados. A principal dificuldade foi reter os participantes até o final, já que as aulas foram todas concentradas em apenas uma semana", explica Pedro.

A aluna de Medicina Isabela Bárbara Magno apresentou pôster do projeto Sahaja Yoga, que desenvolve exercícios de relaxamento e equilíbrio interior. As atividades acontecem às quartas e quintas-feiras, no Instituto Biomédico da UNIRIO. "Medimos os resultados com a aplicação de questionários e pudemos notar a melhoria na qualidade de vida dos participantes. Eu mesma senti isso. Tenho minha religião, mas essa é uma prática que me ajuda a manter o foco, diminuir o estresse e a ansiedade antes de provas importantes", aponta Isabela.

A estudante Jade Peres da Silva está cursando Ciências Ambientais e ao mesmo tempo participa do projeto Propriedade Intelectual. O projeto tem por principal objetivo auxiliar na identificação dos produtos e serviços potenciais que possam ser registrados como ativos de Propriedade Intelectual. No momento, o projeto ajuda a Associação dos Produtores Orgânicos da Baixada Litorânea, no município de Silva Jardim, a registrar a marca coletiva AGROBALI - Cambucá, com o objetivo de trazer visibilidade aos seus produtos e agregar produtores menores da região. "Estamos já planejando trazê-los à UNIRIO para que realizem palestras e oficinas, fomentando uma troca de conhecimentos entre os produtores rurais e a academia", completa Jade.

A SIA

A SIA congrega a 18ª JIC, a 13ª Semana de Ensino de Graduação, o 24º Encontro de Extensão, a 5ª Jornada de Pós-Graduação, a 4ª Jornada de Educação a Distância, a 2ª Jornada de Inovação e  a 1ª Jornada de Incentivo Acadêmico. O evento é sempre realizado no mesmo período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano tem como tema  Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

Durante toda a semana, estão programadas apresentações orais e pôsteres de estudantes, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. As atividades são abertas ao público em geral, com exceção dos minicursos, que demandam inscrição prévia. Confira a programação completa

A entrega das premiações dos melhores trabalhos apresentados pelos alunos será durante o evento de encerramento da SIA, que ocorrerá no dia 25 de outubro, às 14h, no Auditório Vera Janacópulos. Mais informações podem ser obtidas na página da 17ª SIA:  http://www.unirio.br/siaunirio.

extensao1
Hugo Gonçalves dos Santos, aluno do curso de Ciências Ambientais, durante apresentação de pôster (Foto: Comso)

extensao2
João Peçanha e Pedro Figueiredo, alunos do curso de Biblioteconomia, durante apresentação de pôster (Foto: Comso)