Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Centrais de Conteúdos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / Aluna do PPGMS irá apresentar Defesa Internacional de Doutoramento por videoconferência

por Comso publicado 17/12/2018 17h10, última modificação 21/12/2018 09h20

Como resultado de um acordo de cotutela internacional entre a UNIRIO e a Université de Avignon et Pays de Vauclus, no dia 17 de janeiro, será realizada uma Defesa Internacional de Doutoramento por videoconferência. A tese envolveu os Programas  de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) e em Sciences de l'Information et de la Communication, da universidade francesa.

Três professores franceses e três professores brasileiros irão compor a banca de Elaine Carneiro Brito Fichefeux, que irá apresentar a tese Le Rhizome Patrimonial - Analyser un mouvement hétérogène d'acteurs et de sens. A orientação da tese foi feita pelas professoras Cécile Tardy (Unviversité de Lille) e Regina Abreu (PPGMS/UNIRIO).

Em seu trabalho, Elaine teve por objetivo explorar a construção do sentido patrimonial a partir do discurso social. Por meio da realização de duas pesquisas de campo, na cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro, e no Territoire des Garrigues, na região francesa Occitanie, a autora buscou compreender como um objeto, material ou imaterial, é suscetível de tornar-se patrimônio por meio de produções simbólicas.

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio