código do Google analytics Abertas inscrições para curso de introdução à Arteterapia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Abertas inscrições para curso de introdução à Arteterapia

Abertas inscrições para curso de introdução à Arteterapia

por comunicacao — publicado 11/09/2014 18h20, última modificação 12/09/2014 15h17
Aulas terão início no dia 18 de outubro, no HUGG

O Núcleo de Arteterapia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) oferece o VI Curso de Introdução à Arteterapia a partir do dia 18 de outubro. O público-alvo são estudantes de graduação da UNIRIO, nas áreas de saúde, educação e arte. As aulas serão aos sábados, de 14h às 16h, no Cempe, do HUGG.

A proposta é oferecer aos estudantes a oportunidade do conhecer a arteterapia em sua formação profissional, aplicar os conhecimentos da área e incentivar o processo de criação dos alunos envolvidos.

Entre as atividades, haverá reflexão teórico-vivencial dos fundamentos da arteterapia, do processo de criação na arte e da psicologia analítica de Jung, apresentação da arteterapia na área hospitalar, ateliê de colagem, modelagem, pintura, desenho e tecelagem e estudo teórico-vivencial dos materiais usados. Também serão abordadas a história da arte e a importância da arterapia nas diferentes fases da vida – infância, adolescência, maturidade e “envelhescência”.

O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições se encerram no dia 15 de outubro. Interessados devem enviar e-mail para reginaceliamacri@uol.com.br, informando nome, curso de graduação, experiência e interesse na arte.

Arte, alma e criatividade

A arteterapia é uma prática terapêutica que estimula  o indivíduo a externalizar, através da arte, conteúdos simbólicos armazenados em níveis profundos da  psique, contribuindo para  o retorno do potencial criativo adormecido, o reencontro com o espaço sagrado interno e o resgate da Inteireza. A prática existe há mais de meio século, tendo sido introduzida no Brasil há cerca de três décadas.

Fundado em outubro de 2005 no ambulatório do HUGG, o Núcleo de Arteterapia adota a abordagem da psicologia analítica de Jung. Entre as técnicas utilizadas, estão pintura, desenho, modelagem, recorte e colagem, música, dança, fotografia, artes cênicas, tecelagem e narrativa oral e escrita.

O HUGG se localiza na Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca.

Outras informações pelo e-mail reginaceliamacri@uol.com.br