Você está aqui: Página Inicial / Laboratório de Desenvolvimento de Exposições - LADEX

Laboratório de Desenvolvimento de Exposições - LADEX

ladex 01        ladex

Laboratório de Desenvolvimento de Exposições - LADEX 

A importância dos estudos e das práticas museográficas, num momento de grande desenvolvimento do campo museológico e de criação de novos museus, coloca-se como mais um desafio para a formação acadêmica do museólogo. A Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, que absorveu o Curso de Museus do Museu Histórico Nacional / MHN, criado em 1932, vem, por mais de 80 anos, formando museólogos na cidade do Rio de Janeiro. 

O Laboratório de Desenvolvimento de Exposições Museológicas (LADEX), ligado ao Curso de Museologia, é um espaço que oferece a seus discentes a qualificação técnica e um ambiente propício à realização de projetos expográficos, contemplando tanto aulas teóricas, relativas ao desenvolvimento das narrativas expositivas, quanto exercícios práticos no campo da comunicação museológica. 

Duas disciplinas fundamentais são ministradas no LADEX: Museologia e Comunicação III (sexto período do Curso de Museologia) cujo conteúdo compõe-se de uma parte teórica, que trabalha o desenvolvimento do processo curatorial – e todos os procedimentos técnicos e científicos relacionados à interpretação do acervo exposto. A estruturação do circuito expositivo, a utilização adequada de cores, a criação do conteúdo dos textos, os efeitos de iluminação, as práticas cenográficas, designer gráfico e divulgação, confecção de plantas e maquetes da exposição, são elementos desenvolvidos em função da valorização da narrativa e do acervo exposto. Todo esse conteúdo será colocado em prática durante a elaboração das Exposições Curriculares, desenvolvidas pela disciplina Museologia e Comunicação IV, no semestre subsequente.

A disciplina Museologia e Comunicação IV, ministrada no sétimo período do Curso, é responsável pelo desenvolvimento da Exposição Curricular, sendo aberta semestralmente ao público interno e externo no Espaço Cultural do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).  O LADEX consiste, assim, num espaço acadêmico dinâmico e criativo, que proporciona o desenvolvimento das competências relacionadas à prática de elaboração do projeto e de execução de uma exposição museológica, sintonizadas com referências e parâmetros internacionais da área da expografia e com as tendências estéticas e comunicacionais contemporâneas.

Helena Cunha de Uzeda
Professora Associada da Escola de Museologia 
Coordenadora do Ladex - UNIRIO

« Junho 2019 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30