Auditório Paulo Freire

Agenda

Formulario

Solicitação de Reparos

Manutenção Predial

Grade de Horários

Grade de Horários

Você está aqui: Página Inicial

CCH - Informes e Artigos

por Gabriel Miranda última modificação 21/08/2017 21h53

CNPq e SESCOOP financiam pesquisa em cooperativismo

por Gabriel Miranda última modificação 20/04/2018 10h06

Para maiores informações acesse o seguinte link.

8 de Março: A mulher frente a realidade

por Leonardo Villela de Castro última modificação 20/03/2018 20h22

Prezados(as) Colegas,

A professora Vanessa Bezerra de Souza, da Escola de Serviço Social, realizará esta atividade que, originalmente, contaria com a presença da vereadora Marielle Franco. No entanto, devido ao ocorrido resolvemos transformar a atividade num ato em homenagem a esta militante que tanto nos inspira.

Nesse sentido solicitamos a todos os colegas que queiram trazer imagens, textos, objetos de campanha ou algo semelhante, que seja alusivo à Marielle, que tragam para que deixemos a tenda como expressão do nosso sentimento de gratidão pela sua luta em favor dos oprimidos.

Contamos com a presença de todos!

Prof. Dr. Leonardo Villela de Castro
Decano do CCH/UNIRIO

MARIELLE, PRESENTE!!

por Leonardo Villela de Castro última modificação 20/03/2018 20h17

 

Parem suas refeições, suas discotecas, suas praias, seus empregos, apaguem seus cigarros, interrompam a novela. Escutai o gemido que o vento nos traz. Atenção. Uma folha foi ferida. Uma folha igual, amiga, imagem, retrato, irmã chamada ‘Marielle’. Passe adiante. Passe adiante. Passe adiante. (Henfil)

 

O texto de Henfil, escrito no período sangrento da ditadura militar, voltou a fazer sentido, ganhou o peso da realidade que esteve abafada, mas nunca terminou de verdade!

O assassinato da companheira Marielle, mulher, negra, militante dos Direitos Humanos, marca não apenas o retrocesso político, mas mostra com clareza e frieza o avanço da ideologia que prega a hegemonia branca, racista, homofóbica e moralista.  

A tolerância mais uma vez foi vencida à bala pela truculência, mas esta não conseguirá nos calar, mesmo que em um mês já tenha mostrado a cara...disforme, cretina e desleal...sem medo, pois opera “na legalidade” permissiva de um estado que não deixou de ser antidemocrático!

Vamos passar adiante, como sugere nosso mestre do traço, e multipliquemos nossa disposição de luta contra os que se julgam donos da situação, acima da Lei e, por isso, partidários do arbítrio e da violência como método de ação! A esses nosso sonoro e contundente NÃO!

Descanse da luta, Marielle, mas saiba que seu sorriso e sua garra iluminarão eternamente os que usarão seu exemplo na construção da sociedade justa que merecemos e que todos têm direito!

Tendo em vista a realização do velório às 11h na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e do ato marcado para às 17h da Assembleia Legislativa, a Decania e os diretores das Escolas e Faculdades do CCH optaram por liberar o ponto dos servidores e recomendar que os docentes não computem faltas dos alunos no dia de hoje 15/03/2018.

Prof. Dr. Leonardo Villela de Castro - Decano CCH/UNIRIO   

Profª Drª Heloisa Dias Bezerra – Diretora da Faculdade de Ciências Sociais

Prof.  Dr. José Damiro Moraes – Diretor da Escola de Educação

Profª Drª Maria Jaqueline Elicher – Diretora da Escola de Turismo

Profª Drª Carla Daniel Sartor – Diretora da Escola de Serviço Social

Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá – Diretor da Escola de Museologia

Prof. Dr. Carlo Romani – Diretor da Escola de História

Prof. Dr. Eduardo Alentejo – Diretor da Escola de Biblioteconomia

Prof. Dr. Eliezer Pires da Silva – Diretor da Escola de Arquivologia

Prof. Dr. Nilton dos Anjos de Oliveira – Diretor da Faculdade de Filosofia

Semana de Integração Acadêmica

por Leonardo Villela de Castro última modificação 21/03/2018 02h09


Prezados(as) Colegas,

Na semana que vem teremos o maior e mais importante evento acadêmico promovido pela nossa universidade, a Semana de Integração Acadêmica. Todos os nossos alunos têm muito o que aprender e esta pode ser uma contribuição decisiva na vida de milhares deles. São trocas de experiências, de investigações, contatos com diversos segmentos da sociedade carioca e um mergulho único no universo da produção e difusão das ciências e das artes.

Ao mesmo tempo é para nós, docentes, e técnicos, oportunidade de redimensionar nossa visão da instituição em que trabalhamos e para a qual contribuímos com as nossas melhores energias. Neste ano então, que passamos por um processo de reforma do estatuto, com fortes possibilidades de se desdobrar em reforma no regimento geral da universidade e dos regimentos dos conselhos superiores e, num efeito cascata, de todo o nosso aparato normativo interno. É importante, portanto, que tenhamos a consciência a mais ampla possível sobre o que fazemos e do potencial para irmos ainda mais longe em espiral crescente também de qualidade. 

Considerando as questões acima, solicito a todos os professores que participem das exposições de trabalhos e incentivem seus alunos a fazerem o mesmo, suspendendo as aulas durante este período.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Leonardo Villela de Castro
Decano do CCH/UNIRIO

Aula inaugural e salto tecnológico

por Gabriel Miranda última modificação 22/08/2017 09h29
Aula inaugural do Centro de Ciências Humanas da Unirio, para o segundo semestre de 2017.

Realizamos no dia 15/08/2017, das 14h às 16:30h, a aula inaugural do CCH, para este semestre, no auditório Paulo Freire. Na ocasião recebemos o Prof. Horacio González, a quem o Prof. Javier Lifschitz apresenta no texto que se segue. Foi um esforço conjunto que contou com a intensa cooperação do Prof. Javier, bem como das colegas da coordenação do PPGEDU, Prof. Andréa Fetzner e Maria Fernanda Nunes. O Prof. Horacio, nos brindou com uma palestra a respeito da politica Latino Americana que suscitou a participação da plateia que lotou o auditório. A ele nossa eterna gratidão!

Além destes, assistiram a palestra alunos e professores que receberam o endereço eletrônico por onde transmitimos ao vivo todo o evento.

Tivemos, portanto, dois marcos inaugurais importantes para este centro: a aula inaugural, que pretendemos repetir a cada semestre, e a transmissão online, que passaremos a realizar utilizando os recursos de captação de som e imagem, já disponíveis no auditório e nunca antes utilizados, além do canal de transmissão no youtube exclusivo do CCH. Isto nos permite disponibilizar a íntegra do evento, bastando clicar na imagem do mesmo, com boa qualidade de som e imagem e, ao longo dos próximos anos, acumularmos um portfólio das nossas realizações.

Acreditamos que esta possibilidade ampliará o alcance de nossas iniciativas, fornecendo à sociedade acesso mais fácil e rápido a momentos importantes de diálogo e produção de conhecimento do CCH/UNIRIO. É necessário ressaltar que este salto tecnológico só foi possível com a efetivação do nosso novo técnico de som, o Sr. Davi Schiavini Jardim, a quem deixo nosso reconhecimento sincero!

Convido a todos para assistir o evento na íntegra, ler a apresentação do Prof. Horácio e acessar o texto que ele escreveu após a aula e que está disponível neste link (clique aqui). 

 

Horacio Luis González é um reconhecido intelectual argentino, sociólogo, docente, pesquisador e ensaísta. É professor no campo da Teoria Estética, Pensamento Social Latino-americano e Pensamento Político, em diversas universidades nacionais. Foi professor titular da Universidade de Buenos Aires e Doctor Honoris Causa das Universidades de La Plata e Rosário. Entre os anos de 2005 e 2015 foi diretor da Biblioteca Nacional na Argentina e tem publicado mais de trinta livros de importante  valor sociológico e filosófico, como “La ética picaresca”, “Decorados”, “El filósofo cessante”, “Las multitudes argentinas”, “Restos Pampeanos”, “ Filosofía de la conspiración”, “Cóncavo y convexo. Escritos sobre Spinoza”, “Historia crítica de la sociología argentina”, Retórica y locura. Para una teoría de la cultura argentina”, “Los asaltantes del cielo. Política y emancipación”, “Las hojas de la memoria. Un siglo y medio de periodismo obrero y social”, “El acorazado Potemkin en los mares argentinos”, “Kirchnerismo, una controversia cultural. Buenos Aires”, “Violencia y trabajo en la historia argentina”, Lengua del ultraje. De la generación del 37 a David Viñas”, dentre outros. Foi diretor da revista literária El Ojo Mocho e um dos fundadores do Espacio Carta Aberta, que convoca intelectuais e publico em geral voltado para a debate politico.  No mês de Abril de 2017 foi nomeado pela legislatura portenha Ciudadano Ilustre de la Ciudad de Buenos Aires.

Abraços,

Leonardo Villela de Castro

Espaço de Convivência

Tenda

Calendário de Reuniões

Biblioteca

Cine CCH

Portal do Aluno