Auditório Paulo Freire

Agenda

Formulario

Solicitação de Reparos

Manutenção Predial

Grade de Horários

Grade de Horários

Você está aqui: Página Inicial

CCH - Informes e Artigos

por Gabriel Miranda última modificação 21/08/2017 21h53

Semana de Integração Acadêmica

por Leonardo Villela de Castro última modificação 20/10/2017 17h26

Prezados(as) Colegas,

Na semana que vem teremos o maior e mais importante evento acadêmico promovido pela nossa universidade, a Semana de Integração Acadêmica. Todos os nossos alunos têm muito o que aprender e esta pode ser uma contribuição decisiva na vida de milhares deles. São trocas de experiências, de investigações, contatos com diversos segmentos da sociedade carioca e um mergulho único no universo da produção e difusão das ciências e das artes.

Ao mesmo tempo é para nós, docentes, e técnicos, oportunidade de redimensionar nossa visão da instituição em que trabalhamos e para a qual contribuímos com as nossas melhores energias. Neste ano então, que passamos por um processo de reforma do estatuto, com fortes possibilidades de se desdobrar em reforma no regimento geral da universidade e dos regimentos dos conselhos superiores e, num efeito cascata, de todo o nosso aparato normativo interno. É importante, portanto, que tenhamos a consciência a mais ampla possível sobre o que fazemos e do potencial para irmos ainda mais longe em espiral crescente também de qualidade. 

Considerando as questões acima, solicito a todos os professores que participem das exposições de trabalhos e incentivem seus alunos a fazerem o mesmo, suspendendo as aulas durante este período.

Atenciosamente,

Prof. Leonardo Villela de Castro

Decano

Aula inaugural e salto tecnológico

por Gabriel Miranda última modificação 22/08/2017 09h29
Aula inaugural do Centro de Ciências Humanas da Unirio, para o segundo semestre de 2017.

Realizamos no dia 15/08/2017, das 14h às 16:30h, a aula inaugural do CCH, para este semestre, no auditório Paulo Freire. Na ocasião recebemos o Prof. Horacio González, a quem o Prof. Javier Lifschitz apresenta no texto que se segue. Foi um esforço conjunto que contou com a intensa cooperação do Prof. Javier, bem como das colegas da coordenação do PPGEDU, Prof. Andréa Fetzner e Maria Fernanda Nunes. O Prof. Horacio, nos brindou com uma palestra a respeito da politica Latino Americana que suscitou a participação da plateia que lotou o auditório. A ele nossa eterna gratidão!

Além destes, assistiram a palestra alunos e professores que receberam o endereço eletrônico por onde transmitimos ao vivo todo o evento.

Tivemos, portanto, dois marcos inaugurais importantes para este centro: a aula inaugural, que pretendemos repetir a cada semestre, e a transmissão online, que passaremos a realizar utilizando os recursos de captação de som e imagem, já disponíveis no auditório e nunca antes utilizados, além do canal de transmissão no youtube exclusivo do CCH. Isto nos permite disponibilizar a íntegra do evento, bastando clicar na imagem do mesmo, com boa qualidade de som e imagem e, ao longo dos próximos anos, acumularmos um portfólio das nossas realizações.

Acreditamos que esta possibilidade ampliará o alcance de nossas iniciativas, fornecendo à sociedade acesso mais fácil e rápido a momentos importantes de diálogo e produção de conhecimento do CCH/UNIRIO. É necessário ressaltar que este salto tecnológico só foi possível com a efetivação do nosso novo técnico de som, o Sr. Davi Schiavini Jardim, a quem deixo nosso reconhecimento sincero!

Convido a todos para assistir o evento na íntegra, ler a apresentação do Prof. Horácio e acessar o texto que ele escreveu após a aula e que está disponível neste link (clique aqui). 

 

Horacio Luis González é um reconhecido intelectual argentino, sociólogo, docente, pesquisador e ensaísta. É professor no campo da Teoria Estética, Pensamento Social Latino-americano e Pensamento Político, em diversas universidades nacionais. Foi professor titular da Universidade de Buenos Aires e Doctor Honoris Causa das Universidades de La Plata e Rosário. Entre os anos de 2005 e 2015 foi diretor da Biblioteca Nacional na Argentina e tem publicado mais de trinta livros de importante  valor sociológico e filosófico, como “La ética picaresca”, “Decorados”, “El filósofo cessante”, “Las multitudes argentinas”, “Restos Pampeanos”, “ Filosofía de la conspiración”, “Cóncavo y convexo. Escritos sobre Spinoza”, “Historia crítica de la sociología argentina”, Retórica y locura. Para una teoría de la cultura argentina”, “Los asaltantes del cielo. Política y emancipación”, “Las hojas de la memoria. Un siglo y medio de periodismo obrero y social”, “El acorazado Potemkin en los mares argentinos”, “Kirchnerismo, una controversia cultural. Buenos Aires”, “Violencia y trabajo en la historia argentina”, Lengua del ultraje. De la generación del 37 a David Viñas”, dentre outros. Foi diretor da revista literária El Ojo Mocho e um dos fundadores do Espacio Carta Aberta, que convoca intelectuais e publico em geral voltado para a debate politico.  No mês de Abril de 2017 foi nomeado pela legislatura portenha Ciudadano Ilustre de la Ciudad de Buenos Aires.

Abraços,

Leonardo Villela de Castro

Trote Solidário 2017.2

por Gabriel Miranda última modificação 10/08/2017 11h55

Comunicado do Decano

por Leonardo Villela de Castro última modificação 14/07/2017 19h32
Comunicado sobre a próxima sessão solene do CONSUNI e do CONSEPE.

Caros colegas do CCH,

Na próxima sexta-feira, dia 14/07, será outorgado ao Sr. Arnaldo Niskier o título de Dr. Honoris Causa desta Universidade, em sessão solene dos conselhos superiores. Quando a reitoria colocou o tema em pauta houve pronta reação da Escola de Educação, que havia discutido a indicação em colegiado e, por unanimidade, colocou-se contrário a este ato. A própria história do professor levou aquele coletivo a esta consideração. Como secretário de educação do governo Chagas Freitas, no Rio de Janeiro, o Prof. Niskier estabeleceu uma política de transferência de dinheiro público para empresas privadas da educação através de um programa de bolsas de estudo. Seguindo nesse toada, foi histórico defensor dos interesses privatistas no processo de elaboração da LDB 9394/96. Mais recentemente, foi o único educador a se posicionar favoravelmente ao ministro da educação do governo golpista de Temer.

Não bastassem os problemas do currículo deste Sr., a forma como o Magnífico Reitor atuou nesta situação, ignorando o recurso apresentado pela Escola de Educação e decidindo unilateralmente, também nos leva ao posicionamento contrário a esta indicação. A luta democrática passa por sua conquista nos atos cotidianos da gestão pública, e nisso temos muito que caminhar na UNIRIO.

Como decano do CCH, cuja plataforma de campanha teve a democracia como princípio orientador da atuação, não posso endossar tal indicação com a minha presença nesta cerimônia. A ausência é a forma de protesto, e a explicação a todos os professores, técnicos e alunos do CCH parte do compromisso com a transparência e a democracia.  

Espaço de Convivência

Tenda

Biblioteca

Cine CCH

Portal do Aluno