Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial

Faculdade de Ciências Sociais

Bem-vindos ao site da Faculdade de Ciências Sociais - FCS da UNIRIO

 

A FCS foi criada oficialmente em 2017, Resolução CONSUNI No. 4.841 de 01.09.2017, integrada acadêmica e administrativamente ao Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS da UNIRIO.

 

Integram o colegiado da FCS professores vinculados à diferentes unidades acadêmicas da UNIRIO, sendo que a maior parte é do Departamento de Ciências Sociais, fazendo da Faculdade uma instância interdisciplinar integrada com as demais escolas e unidades acadêmicas do CCHs.

 

A FCS oferece o curso de licenciatura em Ciências Sociais, que fez a primeira oferta de vagas no SiSU em 2015. O curso está estruturado em 5 linhas de pesquisa (Estudos Urbanos, Teoria Social, Memória Social, Comunicação e Estudos Culturais e Políticas Públicas) que abrigam docentes e discentes da Unirio e de outras instituições de ensino e pesquisa. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, organizados a partir de laboratórios e núcleos de pesquisa.



Av. Pasteur, 458 - Urca, sala 305
Tel: +55 21 2542-1274

coordenacao.cienciassociais@unirio.br

secretaria.licenciatura.cs@unirio.br

 

Curta a nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter!

NOTA PÚBLICA 

No dia 03/04, foi protocolado pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais, junto à coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, uma denúncia de que teria havido fraude no processo de ingresso pelo sistema de cotas raciais para este curso.

A direção da Faculdade de Ciências Sociais imediatamente estabeleceu conversas com a Decania do Centro de Ciências Humanas e Sociais e encaminhou a denúncia protocolada pelo C.A.C.S às instâncias superiores da universidade, para que, de modo legal, tomassem as providências necessárias para apuração dos eventos relatados na denúncia.

No mesmo dia, chegou ao conhecimento da direção da FCS, que cartazes apócrifos, contendo foto, nome e matrícula do discente arrolado na denúncia, haviam sido colados nas dependências do CCH e distribuídos nas redes sociais, acusando-o de fraudar o sistema de cotas raciais. Imediatamente a direção da FCS encaminhou, via e-mail, ao Decano do CCH, uma solicitação de que o caso fosse apurado.

Diante desses eventos, a Faculdade de Ciências Sociais vem a público afirmar o seu compromisso com as lutas democráticas e na defesa intransigente dos Direitos Humanos. Em um momento em que o país passa por tempos sombrios onde se verifica um acirramento das violências contra a população negra, contra os moradores de favelas e periferias, em um momento onde os direitos sociais vêm sendo rapinados, a FCS não pode ficar calada diante da propagação, na universidade pública, de discursos de incentivo ao ódio, uma prática que tem sido estimulada pelos meios de comunicação e nas redes sociais. A luta pela defesa das ações afirmativas vai se dar na politização do debate, na arena política, e não através de ações anônimas que antecipam julgamentos e linchamento moral.

Rio de Janeiro, 04 de abril de 2018 

COLEGIADO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

NOVO ENDEREÇO

A Faculdade de Ciências Sociais  está localizada na sala 305 do Prédio do CCH.

Notícias
Salas/disciplinas 2018-1 12/03/2018