Você está aqui: Página Inicial / Perguntas & Respostas Frequentes

Perguntas & Respostas Frequentes

Quais são os requisitos para eu me candidatar?

A única exigência para candidatura é ter diploma de um curso superior reconhecido pelo MEC.

O Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação é pago?

O mestrado profissional em ecoturismo e conservação é gratuito e não há mensalidades ou qualquer tipo de taxas. As únicas despesas que podem acontecer dizem respeito a atividades de campo quando os estudantes precisarão arcar com despesas básicas de alimentação. Nestes casos, todas as opções serão consideradas e a concordância dos alunos será necessária.

 O Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação tem bolsa?

O Mestrado Profissional não tem cotas de bolsas CAPES para o programa. No entanto, há algumas opções de conseguir bolsas com agências de fomento como, por exemplo, a FUNBIO e a Fundação Grupo Boticário. Alguns orientadores podem ter cotas de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa, mas não temos como confirmar esta informação.

As disciplinas previstas do Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação serão realizadas de forma remota?

Em virtude da pandemia da COVID-19, as atividades da UNIRIO estão em modalidade remota desde março de 2020. Devido à situação sanitária mundial e especificamente a brasileira, em função da pandemia de COVID-19, ainda não há definição sobre a modalidade do curso durante 2021, se presencial, online ou híbrido. Assim que for possível, as atividades presenciais serão retomadas.

Quanto tempo preciso reservar para cursar o Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação?

As aulas e encontros são, normalmente, restritos a segundas e terças-feiras, sejam presenciais ou remotos. Eventualmente algum professor pode combinar aulas em outros dias para disciplinas não obrigatórias. Pode também haver cursos condensados em uma ou duas semanas inteiras. Nestes casos o mesmo curso é oferecido no ano seguinte de forma regular.

É preciso comprovar proficiência em inglês?

O candidato pode apresentar um certificado de proficiência expedido por instituição competente que comprove esta habilidade ou então deverá realizar a prova de língua estrangeira após a conclusão do processo seletivo, já durante o curso.

Como demonstro autonomia e pensamento crítico?

Estes quesitos poderão ser avaliados através do pré-projeto proposto, na entrevista, além de poder ser explicitado nas cartas de recomendação e interesse enviadas no momento da inscrição. A autonomia está ligada, por exemplo, ao domínio do candidato acerca de sua proposta, e o pensamento crítico sobre uma percepção dos limites conjunturais (relativos ao local em que o projeto será desenvolvido), teóricos e metodológicos do mesmo.

 Como evitar o constrangimento de responder como eu pretendo me manter durante o mestrado?

O candidato pode informar na carta de interesse que tem condições de se manter durante o curso, sem entrar em maiores detalhes. Nosso interesse é saber se o candidato tem condições de cumprir todas as etapas do mestrado, que não oferece bolsas, com a dedicação necessária.

Minha pesquisa é com comunidade, não falei com toda a comunidade, mas aqueles considerados lideranças e eles toparam. Posso declarar isso em minha carta de apresentação?

O candidato deve ter conhecimento sobre o campo a ser pesquisado, inclusive os sujeitos envolvidos, que devem, na medida do possível, ter um conhecimento e uma anuência prévia para a realização da pesquisa. Isso não é obrigatório, mas o conhecimento prévio de sujeitos favorece a viabilidade do desenvolvimento do projeto. E não precisa ser de toda a comunidade, mas de sujeitos considerados chave para o sucesso do processo de pesquisa.

A carta de Interesse deve ter as perguntas respondidas como no modelo apresentado, ou deve ser escrita de forma discursiva?

As perguntas apresentadas no modelo servem para orientar o candidato na confecção de sua carta com as informações que esperamos. O teor final do texto é responsabilidade do candidato.

A carta de recomendação pode ser da gestora do parque em que trabalho?

Sim

A carta de recomendação pode ser de um ex-professor(a) ou ex-orientador(a)?

Sim

Posso telefonar para esclarecer alguma outra dúvida referente ao processo seletivo?

Todas as dúvidas serão esclarecidas exclusivamente através do endereço de email <selecao.ppgec@unirio.br>.

Poderia ter acesso aos Anexos do edital em documento word editável para que os mesmos possam ser preenchido e enviado por email?

Os Anexos 2 e 5 estão disponíveis em formato .DOCX para download na página de Processos Seletivos