Você está aqui: Página Inicial

Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação

Objetivo do curso

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) é qualificar profissionais para orientar o processo de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento do turismo em áreas protegidas e de relevante interesse turístico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade e, portanto, promovendo a perpetuidade do patrimônio ambiental e cultural do País e a valorização das comunidades receptoras.

Resultados esperados

Os principais resultados esperados pelo PPGEC são a qualificação do planejamento e da gestão do ecoturismo, de modo que a tomada de decisões ocorra de maneira eficiente, coerente e ética; o aprofundamento do conhecimento científico sobre ecoturismo e conservação, visto que ambos são igualmente importantes; a formação de habilidades, competências e valores que permitam um olhar amplo, multidimensional, interdisciplinar, e que habilitem gestores e planejadores do turismo e da conservação a perceberem as atividades em sua complexidade, pensando e implantando estratégias de manejo que orientem na direção da sustentabilidade. 

Perfil do profissional a ser formado

Os profissionais mestres em Ecoturismo e Conservação estarão aptos a realizar levantamentos de dados necessários para o reconhecimento de áreas de interesse turístico, analisar cenários e desenvolver e implantar sistemas de gestão do turismo, avaliar os impactos ambientais das políticas setoriais e de projetos de investimento sobre áreas protegidas e de interesse turístico, e promover a valorização dos conhecimentos tradicionais e a proteção do patrimônio natural e cultural por meio da implantação de princípios, valores, métodos e técnicas de educação e interpretação ambiental. Estes profissionais estarão qualificados para assumir cargos públicos nos diversos setores e níveis da Administração Pública, nas assessorias técnicas do Judiciário e do Legislativo, no terceiro setor e em instituições privadas. 

Descrição sintética do esquema de oferta de curso 

A seleção será realizada anualmente, durante o primeiro semestre, mediante edital público. As aulas terão início no segundo semestre letivo. Ao longo de quatro semestres o aluno deverá cursar 30 créditos: 14 créditos relativos a 4 disciplinas obrigatórias (210 horas), 06 créditos relativos a disciplinas optativa (90 horas). As disciplinas serão oferecidas, preferencialmente, às segundas e terças-feiras. Eventualmente, as disciplinas poderão ser ofertadas de forma condensada.

Contatos PPGEC

Coordenação: Rodrigo Vilani; André Zaú

Secretaria: Eduardo Vilarin

Email: ppgec@unirio.br

Endereço: Av. Pasteur, 458 / Prédio do IBio / sala 506-A

Fone: 2542-4278

Horário de funcionamento da secretaria: 3as às 6as, das 15h às 20h.