O Observatório de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
Considerando a necessidade de monitorar e analisar os impactos sociais e culturais produzidos pela atividade turística no estado do Rio de Janeiro, a proposta para o Programa de Educação Tutorial aqui exposta objetiva a estruturação e funcionamento de um Observatório de Turismo, isto é, um dispositivo a ser criado para acompanhar a evolução de um fenômeno Turismo. A proposta visa dotar os discentes de um instrumental teórico e prático com vistas à inovação e solução de problemas reais oriundos dos impactos culturais negativos produzidos pela referida atividade durante o processo de interação entre turistas e residentes pela referida atividade.
A missão do Observatório de Turismo será a de ser um instrumento de aprimoramento da formação profissional do aluno da UNIRIO, através de ações ensino, pesquisa e extensão que partem de um pressuposto de que um observatório enquanto dispositivo pedagógico é capaz promover distintas possibilidades de aprendizagem, tendo em vista que o ato de observar conduz ao monitoramento, ao estudo, a circulação da informação e ao aconselhamento, elementos necessários a excelência da formação universitária.
O Observatório de Turismo terá sua estrutura organizada através de uma rede de informações, um grupo de observadores, um grupo de especialistas e um centro de documentação. A rede de informações será composta pelos mais distintos setores que compõem a atividade turística, por organismos que realizam sua gestão e demais instâncias de onde partam questões inerentes ao Turismo. O grupo de observadores compreenderá os alunos envolvidos no Programa; o grupo de especialistas será formado por professores de reconhecido saber na área de sua atuação e provenientes da própria UNIRIO ou de Instituições parceiras e o centro de documentação que poderá ser um espaço físico ou virtual abrigará as pesquisas, estudos, pareceres, propostas de mitigação de problemas e demais documentos resultantes dos processos de observação.
A metodologia a ser utilizada no Observatório de Turismo será basicamente a seguinte: a) Rastreamento: onde o grupo de observadores, ou seja, os alunos envolvidos irão rastrear informações relacionadas a comunidades impactadas negativamente em sua cultura e priorizara as pesquisas. 2) Estudo exploratório, onde os especialistas e observadores analisarão em conjunto a situação e realizarão as pesquisas. 3) Estudo aplicado, onde os resultados das pesquisas desenvolvidas serão os objetos de debates e discussões com vistas a emissão de propostas de mitigação do problema.
Cabe ressaltar que durante o processo anteriormente descrito, os alunos envolvidos no projeto e que representam os elementos de ação da proposta aqui exposta, atuarão de forma protagonista na relação ensino/pesquisa/extensão, pois estarão envolvidos e inseridos em todas as ações concernentes ao resultado final que é a da formação que privilegie cenários e contextos, mais do que conteúdos, atendendo à opção curricular do aluno e se constituindo como momento essencial de sua preparação técnica e profissional.