Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Roberto Salgado Kauffmann - Produto Final

Roberto Salgado Kauffmann - Produto Final

Roberto Salgado Kauffmann

A FREVOTECA SANFONADA

Orientador:
LUCIA SILVA BARRENECHEA
Abreviatura:
KAUFFMANN, R. S.
Data da Defesa:
16/02/2023
Resumo:
A Frevoteca Sanfonada é um trabalho multimídia composto de uma coletânea de frevos  em sua maioria inéditos de autores atuais. O trabalho se apresenta na forma de um disco publicado nas plataformas digitais de distribuição de música e de um caderno em formato PDF contendo as partituras das músicas com links para as versões completas e versões das bases sem a melodia principal para que os solistas possam praticar.
Palavras-chave:
frevo; sanfona; songbook; mpb
Abstract:
The Frevoteca Sanfonada is a multimedia work composed of a collection of frevos, mostly unpublished by current authors. The work is presented in the form of a disc published on digital music distribution platforms and a notebook in PDF format containing the scores of the songs with links to the full versions and versions of the bases without the main melody so that the soloists can practice.
Keywords:

frevo: accordion: songbook: mpb

Acesse o produto completo

Escute o produto completo

Bacharel em Arranjo pela UNIRIO (2009) .Licenciando pela UNIRIO/ .Entre 1997 e 2001 nos Seminarios de Musica ProArte estudou bateria e leitura, com Roberto Rutigliano. Neste periodo participou dos Flautistas da ProArte, excursionando e gravando um disco com o espetaculo "Tem Gato na Tuba". Na ProArte participou de oficinas com o bateristas Oscar Bolao e Wilson das Neves e o percussionista Durval (Zabumba). Nos Seminarios de Musica ProArte, estudou Teoria e solfejo, com Zeca Rodrigues (2001). Estudou violao e harmonia com Bernardo Ramos (2001 e 2002). .Estudou piano com Joao Bittencourt, Jose Wellington e Vitor Goncalves. .Entre 2001 e 2006, participou das Oficinas de Musica Universal ministradas por Itibere Zwarg (contrabaixista do grupo de Hermeto Pascoal ha mais de 30 anos). La pode desenvolver intensa pratica de ensaio e didatica, alem de nocoes de composicao, arranjo e instrumentacao. Com as Oficinas gravou um disco (o caderno de partituras e Cd Caminhos da Paz) como baterista, pianista e percussionista. Em 2010, estudou a musica do Candomble com o mestre Dofono. .Entre 2008 e 2011, estudou percussao afrolatina com o musico chileno Jose Izquierdo. Estudou acordeom com Marcelo Caldi entre 2014 e 2016. Em 2017, foi aluno de acordeom de Chico Chagas e de prática de conjunto de Toninho Horta no Festival de Domingos Martins. Como baterista desenvolveu entre 2003 e 2010 um trabalho de pesquisa em ritmos, estilos, arranjo e composicao com o quinteto Acuri. O grupo se apresentou tendo tocado no Sesc Tijuca ("Hermetismos Pascoais" ao lado da Itibere Orquestra Familia), Sala VillaLobos na UNIRIO e Teatro Café Pequeno. Em 2009 o grupo realizou uma excursao para a India e o Sri Lanka divulgando o disco Infancia (2008) tendo se apresentado em importantes casas de Jazz asiaticas como o Blue Frog em Mumbai e o Heritage Jazz em Goa ambos na India e Jazz Unlimeted e Barefoot em Colombo no Sri Lanka, alem do Hikkaduwa Beach Festival tambem no Sri Lanka. Entre 2002 e 2007, participou do grupo de forro Trio Dobrado, que se apresentou em diversos casas de show, como o Rio Scenarium; Casarao Cultural dos Arcos e Circo Voador na Lapa, alem de festivais de musica no estado do Rio de Janeiro. Entre 2003 e 2006 integrou o grupo Fran Sartori e a Chama Violeta ao lado do tecladista e compositor Fran Sartori tendo se apresentado em varias casas do Rio de Janeiro e realizado uma gravacao Demo. .Entre 2007 e 2009, atuou como baterista no musical Gota D'agua (de Chico Buarque, direcao Joao Fonseca), com mais de 150 apresentacoes no Rio de Janeiro, Sao Paulo Florianopolis, Vitoria e Brasilia. Participou da gravacao da trilha sonora do espetaculo em CD. Foi tecladista desde 2011 do grupo Mano a Mano com que se apresentou até 2019 em bailes de salsa no Rio de Janeiro. .Como tecladista e acordeonista integrou os grupos Forró Descalço entre 2013 e 2020, Caramuela entre 20012 e 2016 com quem realizou uma turnê pela Europa e produziu um disco. .Desde 2016 integra a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro liderada pelo maestro Marcelo Caldi. .É sanfoneiro e produtor musical do Trio Samburá desde 2016. Foi professor do projeto UZINA da Escola Sesc do Rio de Janeiro entre 2018 e 2020.  Foi assistente de direcao musical no espetaculo Franca Antartica (2016) com direcao de Claudio Mendes e direção musical de Marcelo Caldi.