Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Renan Santiago de Sousa - Produto Final

Renan Santiago de Sousa - Produto Final

Renan Santiago de Sousa

MÚSICAS, NO PLURAL!: UM PORTAL DE ENSINO DE MÚSICA QUE DESAFIA PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES

Orientador:
GLAUBER RESENDE DOMINGUES
Abreviatura:
SOUSA, R. S.
Data da Defesa:
21/12/2022
Resumo:
Estão em voga na atualidade discussões e teorizações sobre como as diferenças culturais influenciam nas dinâmicas sociais. O desenvolvimento do portal baseou-se em quatro fundamentos teóricos: o multiculturalismo, a pós-modernidade, as interseccionalidades e a epistemologia decolonial. O portal foi estruturado com diferentes materiais, como textos, videoaulas, entrevistas e links externos, além de possibilitar a comunicação e a interação entre as(os) navegantes e o autor do portal.
Palavras-chave:
Formação de professoras(es);Educação Musical;Multiculturalismo;Epistemologia decolonial;Interseccionalidades.
Abstract:
Currently, discussions and theories about how cultural differences influence social dynamics are in vogue. The development of the portal was based on four theoretical foundations: multiculturalism, post-modernity, intersectionalities and decolonial epistemology. The portal was structured with different materials, such as texts, video lessons, interviews and external links, in addition to enabling communication and interaction between browsers and the portal's author.
Keywords:
Musical education;Multiculturalism;Decolonial epistemology;Intersectionalities.;Teacher training

Acesse o produto completo.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Educação pelo mesmo programa. É licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Também é mestrando em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor colaborador no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor voluntário de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UNIRIO e professor de Música do Colégio Anglo-Americano. Tem interesse na área de Educação Musical e o foco da sua produção se dá nos seguintes temas: Educação Musical Multicultural; Teorias do Currículo aplicadas à disciplina de Música; e Formação de professoras(es) de Música para a Educação Básica.