Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Maria Augusta Costa Menezes - Produto Final

Maria Augusta Costa Menezes - Produto Final

Maria Augusta Costa Menezes

MÉTODO PRÁTICO DE MELODIAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS

Orientador:
MAICO VIEGAS LOPES
Abreviatura:
MENEZES, M. A. C.
Data da Defesa:
22/03/2023
Resumo:
Esta pesquisa busca apresentar como produto um método prático para melodias folclóricas com harmonia e ritmos brasileiros, utilizando bases de acompanhamento. O principal objetivo é complementar a prática do aprendizado técnico do instrumentista de sopro, utilizando faixas em mídia digital. Apesar de existirem métodos específicos com essa metodologia, a maioria é de origem estrangeira e não são adequadas às melodias folclóricas com linguagem brasileira.
Palavras-chave:
método prático; melodias folclóricas brasileiras; ritmos brasileiros; ensino de música; instrumentista de sopro
Abstract:
This research seeks to present as a product a practical method for folk melodies with Brazilian harmony and rhythms, using bases of accompaniment. The main objective is to complement the practice of technical learning of the wind instrumentalist, using tracks in digital media. Although there are specific methods with this methodology, most are of foreign origin and are not suitable for folk melodies with Brazilian language
Keywords:
practical method; Brazilian folk melodies; Brazilian rhythms; music teaching; wind instrumentalist

Guta Menezes é formada em Produção Fonográfica na Universidade Estácio de Sá (2008), Arranjo no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam) e cursa o último ano de Bacharelado em Trompete na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO), por onde fez mobilidade acadêmica na Universidade de Évora (Portugal). Trabalhou na Rede Globo no progama Altas Horas (2000 a 2015).