Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Leandro Cavalcanti Silva Donato - Produto Final

Leandro Cavalcanti Silva Donato - Produto Final

Leandro Cavalcanti Silva Donato

UKE... UKÊ? UKULELE! - MÉTODO DE UKULELE PARA CRIANÇAS

Orientador:
CLAYTON DAUNIS VETROMILLA
Abreviatura:
DONATO, L. C. S.
Data da Defesa:
08/12/2022
Resumo:
O projeto aqui apresentado constitui-se na elaboração de um método de ukulele voltado para o ensino de crianças na faixa etária correspondente ao primeiro segmento do Ensino Fundamental (3º a 5º anos do Ensino Fundamental I aproximadamente). A elaboração deste material nasce a partir de uma lacuna na produção de material didático do instrumento direcionado para o público infantil.
Palavras-chave:
ukulele; método de ukulele; cordas dedilhadas; método infantil; método para crianças
Abstract:
The project presented here consists of the elaboration of a ukulele method aimed at teaching children in the age group corresponding to the first segment of Elementary School (approximately 3rd to 5th grades of Elementary School I). The elaboration of this material arises from a gap in the production of didactic material for the instrument aimed at children.
Keywords:
ukulele; ukulele method; plucked strings; children's method; method for children

Leandro Donato é licenciado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Guitarrista desde o ano de 2000, tem entre seus professores músicos como o guitarrista Carlos Maranhão, com quem estudou a parte técnica do instrumento; o guitarrista Robson Veríssimo (Diretor e Professor da escola MusiCanto), com quem estudou harmonia e improvisação; Wagner Soares, bacharel em MPB pela UNIRIO e professor da Escola de Música Villa Lobos - unidade Búzios, com quem estudou teoria e percepção musical; e o violonista Vinicius Vivas, com quem estudou violão (erudito e popular) de 6 e 7 cordas. Além de guitarra e violão, toca baixo. Entrou no universo do ukulele no ano de 2015 e vem se dedicando a este instrumento desde então. É professor de ukulele certificado pelo JHUI Teacher Certification Program, o maior programa de certificação de professores de ukulele do mundo.