Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Hebert Augusto Campos Carvalho - Produto Final

Hebert Augusto Campos Carvalho - Produto Final

Hebert Augusto Campos Carvalho

A VOZ DO CONTRATENOR NA CANÇÃO BRASILEIRA: UMA ANTOLOGIA DE OBRAS PARA VOZ E PIANO

Orientador:
MARY CAROLYN MCDAVIT
Abreviatura:
CARVALHO, H. A. C.
Data da Defesa:
27/02/2023
Resumo:
Com o objetivo de promover repertório brasileiro para a voz do contratenor, este produto apresenta em formato de e-book /PDF uma introdução sobre a questão levantada na pesquisa, 18 obras de compositores (as) brasileiros (as) com partituras editadas, todos em domínio público; critérios sobre a escolha do repertório, breve biografia do compositor (a), transcrição fonética dos textos das canções e sugestões de repertório adicional.
Palavras-chave:
Contratenor; Canção de câmara brasileira; Pedagogia vocal; Performance.
Abstract:
With the goal of promoting Brazilian repertoire for the countertenor voice, this product presents in e-book /PDF format an introduction on the issue raised in the research study, 18 works by Brazilian composers with edited scores, all in the public domain; criteria for the selection of repertoire, a brief biography of the composer, phonetic transcription of the texts of the songs and suggestions of additional repertoire.
Keywords:
Countertenor; Brazilian art song; Vocal pedagogy; Performance.

Acesse o produto completo.

Hebert Augusto Campos, contratenor, 24, é natural da região do Vale do Café, sul-fluminense do estado do Rio de Janeiro. Iniciou os estudos artísticos com música, dança e outros na cidade de Vassouras. Participa de grupos como Orquestra de Câmara do PIM onde atua na mesma como cantor lírico solista. Em 2016 ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, aluno de Bacharel em canto lírico na Turma do Tenor Dr. Alberto Pacheco, em 2019 concluiu seus estudos de música na instituição. em 2021 ingressou como mestrando em música pelo Programa de Mestrado Profissional no Ensino das Práticas Musicais- PROEMUS- Unirio sob orientação da Soprano Dra. Carol McDavit. É membro do Grupo de música antiga Altri Canti, grupo focado no repertório de câmara vocal e instrumental de música antiga,cantou no Coro Brasil Ensemble, sob regência de Maria José Chevitarese(2016/2019), participou como cantor na Orquestra Barroca da Unirio sob coordenação de Laura Rónai (2016/2018) .Nos últimos anos particiou de algumas montagens de Óperas relevante, cabe ressaltar que no ano de 2017, foi protagonista da Ópera, O menino Maluquinho, de Calimerio Soares e em 2019 como protagonista da ópera, El Gato Con Botas, de Xavier Montsalvatge. Participou ainda de festivais renomados como Canto em Trancoso em parceria com Academia Chorakademie Lubeck(2018), no Festival Ópera na Tela(2018), dentre outros. Atualmente ator, dançarino e cantor em espetáculos independentes, profissionais e amadores é professor de canto da Escola de Musicais CATSAPÁ e professor voluntário no Programa Integração pela música - PIM.