Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Erick Soares de Lima Pereira - Produto Final

Erick Soares de Lima Pereira - Produto Final

Erick Soares de Lima Pereira

TRECHOS ORQUESTRAIS PARA FLAUTA E FLAUTIM NA MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO

Orientador:
GUILHERME BERNSTEIN SEIXAS
Abreviatura:
PEREIRA, E. S. L.
Data da Defesa:
29/04/2023
Resumo:
O presente trabalho  propõe a primeira catalogação de trechos orquestrais para flauta e flautim na música brasileira de concerto. Tendo três pilares como base, o Caderno de Excertos Orquestrais de Carlos Seabra Rato (manuscrito não  publicado); as sugestões de flautistas via formulário próprio e a própria experiência do autor, visa auxiliar flautistas dos mais diversos níveis oferecer subsídios para audições e textos pedagógicos de orquestras e instituições de ensino.
Palavras-chave:
Flauta; Flautim; Trechos orquestrais, Música para orquestra, Música brasileira
Abstract:
This dissertation proposes the first cataloging of orchestral excerpts for flute and piccolo in Brazilian concert music. Based on three pillars, a notebook of orchestral excerpts by the flutist  Carlos Seabra Rato  (unpublished); the suggestions of flutists via a specific questionnaire and the author's own experience, the dissertation aims to help flutists of the most diverse levels and offer subsidies for auditions and pedagogical texts connected to orchestras and teaching institutions.
Keywords:
Flute; piccolo; orchestral excerpts; orchestral music; Brazilian music

Erick Soares é bacharel em flauta pela Unirio na classe da Profa Dra Laura Rónai. Foi músico colaborador na OSB Jovem e na Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e desde 2018 integra com a pianista Ingrid Barancoski e o violista Jessé Máximo o Scherzo Trio. Em 2019 fez diversos cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de professores como Lucas Robatto (UFBA), Geisa Felipe (UFU) e Antônio Carlos Guimarães (UFSJ). Já em 2020 participou de masterclasses com Diana Baroni (CMBV) e Cassia Renata (Orq. Filarmônica de Minas Gerais). Foi palestrante remoto para a Universidade Federal de Uberlândia.