Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2021 / Elenisio Rodrigues Barbosa Junior - Produto Final

Elenisio Rodrigues Barbosa Junior - Produto Final

Elenisio Rodrigues Barbosa Junior

18 CANÇÕES DE ALBERTO NEPOMUCENO: ACOMPANHAMENTO DE PIANO VIA STREAMING

Orientador:
LUCIA SILVA BARRENECHEA
Abreviatura:
BARBOSA JUNIOR, E. R.
Data da Defesa:
06/12/2022
Resumo:
Com o objetivo de divulgar a música de concerto brasileira, busca oferecer aos interessados a possibilidade de ter o acompanhamento pianístico como suporte em seus estudos por meio de playbacks com alta qualidade. Trata-se de 18 canções para canto e piano de Alberto Nepomuceno. O presente trabalho pretende ser uma contribuição aos alunos e professores de canto lírico, de modo que possam aprimorar suas práticas pedagógicas em diferentes espaços que promovem o ensino e a aprendizagem de música.
Palavras-chave:
Ensino de música; Piano Colaborativo; Streaming; Canção Brasileira; Alberto Nepomuceno
Abstract:
With the aim of promoting Brazilian concert music, it seeks to offer interested parties the possibility of having piano accompaniment as a support in their studies through high-quality playbacks. It consists of 18 songs for voice and piano by Alberto Nepomuceno. The present work intends to be a contribution to lyrical singing students and teachers so that they can improve their pedagogical practices in different spaces that promote the teaching and learning of music.
Keywords:
Music teaching; Collaborative Piano; Streaming; Brazilian Song; Alberto Nepomuceno

Iniciou seus estudos musicais em São Mateus – ES, no Centro Livre de Artes Integradas - CLARIN. Mais tarde, na capital Vitória concluiu sua graduação emBacharelado em Música com habilitação em Piano na Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" - FAMES (2007). Se especializou em Artes e Educação pela Faculdade Luso Capixaba (2016) e trabalhou como Professor Pianista Acompanhador na FAMES. Mestre em Ensino das Práticas Musicais pelo PROEMUS, no Centro de Letras e Artes - CLA da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, performance musical e piano colaborativo.