Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2020 / Luiz Augusto Lima Guimarães - Produto Final

Luiz Augusto Lima Guimarães - Produto Final

Luiz Augusto Lima Guimarães

CURSO ON-LINE DE PERCUSSÃO DOS INSTRUMENTOS DA RODA DE SAMBA EM SITE MARKETPLACE – “BATUQUEIRO LETRADO”

Orientador:
RODOLFO CARDOSO DE OLIVEIRA
Abreviatura:
GUIMARAES, L. A. L.
Data da Defesa:
13/09/2022
Resumo:
O nosso artefato é um curso de percussão para os instrumentos da roda de samba em formato online que conta com: aulas expositivas em vídeo, PDF’s das partituras dos padrões rítmicos e dos exercícios, textos sobre o samba. O curso se utiliza da notação para instrumentos de percussão criado por Luiz D’Anunciação como ferramenta pedagógica. A criação do curso representa a ampliação acadêmica de nossas pesquisas e também a produção de um conteúdo sobre o samba de modo organizado.
Palavras-chave:
roda de samba; educação musical; notação; instrumentos de percussão; altura indeterminada.
Abstract:
Our artifact is a percussion course for the instruments of the samba circle in an online format that includes: video lectures, PDFs of sheet music for rhythmic patterns and exercises, texts about samba. The course uses the notation for percussion instruments created by Luiz D'Anunciação as a pedagogical tool. The creation of the course represents the academic expansion of our research and also the production of content about samba in an organized way.
Keywords:
samba circle; musical education; notation; percussion instruments; undetermined height.

Luiz Augusto músico percussionista mestrando em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, 2020) e graduado na mesma instituição no curso de Licenciatura em Música (Unirio, 2018). Tem grande experiência em performance e atuação no mercado fonográfico, mais frequentemente, no gênero musical samba. Professor da escola de música Maracatu Brasil (2016) especializada no ensino da percussão. Endorser da marca Contemporânea Instrumentos Musicais fabricante de instrumentos de percussão (2014).