Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2020 / Carolina Brito Pereira - Produto Final

Carolina Brito Pereira - Produto Final

Carolina Brito Pereira

SOM DE INFÂNCIA: A CONSTRUÇÃO PRÁTICA DO FAZER MUSICAL EM MOVIMENTO

Orientador:
LUCIANA PIRES DE SA REQUIAO
Abreviatura:
PEREIRA, C. B.
Data da Defesa:
06/08/2021
Resumo:
Som de Infância é um livro com 10 músicas autorais que se desdobram em brincadeiras e jogos musicais para pedagogos, com o objetivo aproximá-los do fazer musical de forma lúdica e dinâmica. A proposta visa contribuir com a formação musical de pedagogos que atuam na Educação Infantil, com um material simples e objetivo. A pesquisa proposta apresenta como eixo central a atuação do pedagogo na Educação Infantil e os saberes desenvolvidos ao longo da sua formação acadêmica nos cursos de Pedagogia, especificamente no que se refere ao Ensino de Música e as demandas cotidianas da escola.
Palavras-chave:
Educação Musical;Infância;Pedagogia;Brincadeiras;Jogos Musicais
Abstract:
Som de Infância is a book with 10 author songs that unfold in musical games for pedagogues, with the aim of bringing them closer to musical making in a playful and dynamic way. The proposal aims to contribute to the musical training of pedagogues working in Early Childhood Education, with a simple and objective material. The proposed research presents as a central axis the performance of the pedagogue in Early Childhood Education and the knowledge developed throughout his academic training in pedagogy courses, specifically with regard to music teaching and the daily demands of the school.
Keywords:
Musical Education;Childhood;Pedagogue;Games;Musical Games

Acesse o produto completo.

Nascida em Nova Iguaçu, cidade do Rio de Janeiro, a educadora tem mais de 15 anos de experiência na área. Ministra aulas de Musicalização Infantil e instrumentos em seu espaço MUSICARTE, também localizado na cidade de Nova Iguaçu. Já atuou como Educadora Musical no SESC Nova Iguaçu e em escolas públicas e particulares. Cantora, compositora e instrumentista, dedica-se à produção de um repertório voltado para o público infantil. É integrante da Banda Infantil Bola de Sabão, da qual é a idealizadora. Atualmente, dedica-se à produção musical e artística do PROJETO SOM DE INFÂNCIA. Doutoranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO (2022). Mestre em Ensino das Práticas Musicais, do Programa de Profissional em Ensino das Práticas Musicais - PROEMUS UNIRIO (2021). Pós-graduada em Docência na Educação Infantil (2016) e Pedagoga (2014) formada pela UFRRJ. Violonista formada pela Escola de Música Villa Lobos - RJ (2007).