Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2018 / Bruno Onofre Soares - Produto Final

Bruno Onofre Soares - Produto Final

Bruno Onofre Soares

BRASIL: MÚSICA NA HISTÓRIA - 50 PEÇAS PARA VIOLÃO

Orientador:
NICOLAS L DE SOUZA BARROS
Abreviatura:
SOARES, B. O.
Data da Defesa:
02/12/2019
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é a publicação de uma coletânea de peças para violão solo com sugestões interpretativas e técnicas, arranjos autorais da obra “Brasil: Música na História – 50 peças progressivas para piano” do compositor capixaba Carlos Cruz. Nesta antologia, aparecem formas europeias como romanza, valsa e minueto, chegando a formas miscigenadas que associam elementos da música africana e indígena às formas originalmente europeias. Gêneros tipicamente brasileiros resultam dessa mistura, como o lundu, a modinha, o fandango, o chorinho, bem como os estilos caipiras e nordestinos, tornando esta obra única na literatura violonística nacional, por incluir tão compreensivamente variados elementos da nossa identidade musical. Este trabalho oferece alternativas para o aperfeiçoamento técnico e musical de violonistas de níveis variados, usando peças curtas e didáticas, dispostas tanto em notação musical tradicional quanto tablatura. Finalmente, os arranjos propostos apresentam variadas scordature - afinações alternativas - possibilitando um adestramento desse elemento vital da execução atual do violão.
Palavras-chave:
Carlos Cruz;“Brasil: Música na História – 50 peças progressivas para piano”;arranjos para violão;aprendizagem do violão;scordature.
Abstract:
Brazil: Music in History - 50 Guitar Pieces The object of this research is the publication of a collection of pieces for solo guitar with interpretative and technical suggestions, authoral arrangements of the work "Brazil: Music in History - 50 progressive pieces for piano" by Brazilian composer Carlos Cruz, a native of the state of Espírito Santo. In this anthology, we find European forms such as romanza, waltz and minuet, leading up to works that associate elements found in African and indigenous music with original European forms. Typically Brazilian genres result from this fusion, such as lundu, modinha, fandango, chorinho, as well as the caipira and northeastern styles, making this work unique in national guitar literature, because it includes so comprehensively varied elements of our musical identity. This work offers alternatives for the technical and musical development of guitarists at various levels, using short and didactic pieces, and incorporating both traditional music notation and tablature. Finally, the proposed arrangements feature varied scordature - alternate tunings - which seek to augment the contact of the guitarist with this vital element of guitar performance in the XXIst century.
Keywords:
Carlos Cruz;“Brazil: Music in History - 50 Progressive Piano Pieces”;guitar arrangements;guitar learning;scordature.

 

Acesse o produto completo.

 

 

         

Violonista/concertista, experiente e premiado, professor de música, arte e arranjador, Bruno Soares é Mestre em Música pelo programa PROEMUS (UNIRIO), Bacharel em Música - Violão (FAMES) e licenciado e Artes (SERRAVIS) e pós-graduado em Arte e Educação (CESAP). Em sua formação musical, destacam-se inúmeras participações em Cursos, Masterclasses e Workshops de importantes vultos como: Fabiano Mayer (ES), Henrique Pinto (SP), Fábio Zanon (SP), Michael Lich (EUA), Thomas Patterson (EUA), Pedro Rufino (PT), Carlos Barbosa Lima (BR), Mario Ulloa (Costa Rica), Manuel Espinas (Cuba), que contribuíram para seus expressivos êxitos nos diversos concursos que participou, sendo os mais eminentes o 1° Lugar no IV Concurso de Violão Eustáquio Grilo (DF), 2°lugar no I Concurso Latino Americano de Violão Mauricio de Oliveira (ES), 2° Lugar no IV e V Concurso de Violão Erudito do Conservatório Musical Villa-Lobos (SP), 2. Lugar no Concurso de Música Erudita Áurea Adnet (ES), 3°. Lugar no 8°. Concurso de Guitarra César Cortinas (Uruguai), 3 lugar no XXVII Concurso Latino Americano Rosa Mística (PR). Tem um importante trabalho como concertista, difundindo o repertório de música de concerto de compositores capixabas em performances por todo o Sudeste e Distrito Federal. Acumula 17 anos de carreira musical e atualmente se dedica à docência Musical e de Arte, atuando no ensino superior (FAMES), como efetivo na rede municipal de Anchieta e Coordenando o Projeto da Orquestra de Violões nas Escolas Públicas do ES (FAMES/SEDU/FAPES).

Facebook

Website

YouTube

Instagram