Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Rodrigo de Castro Lopes - Produto Final

Rodrigo de Castro Lopes - Produto Final

Rodrigo de Castro Lopes

PROPOSTA DE FORMAÇÃO MUSICAL PARA O ENGENHEIRO DE ÁUDIO RESPONSÁVEL PELO REGISTRO DE MÚSICAS

Orientador:
MARCELO CARNEIRO DE LIMA
Abreviatura:
LOPES, R. C.
Data da Defesa:
21/03/2016
Resumo:
O engenheiro de edição ou mixagem é um mediador entre o intérprete e o público final. A sua atuação na gravação, edição ou mixagem, nunca é neutra: ela afeta de forma positiva ou negativa o resultado final, podendo valorizar ou destruir o registro de uma performance musical. Por trabalhar com uma linguagem musical, seria natural incluir, na formação desse profissional, ferramentas para o desenvolvimento de um vocabulário musical próprio. São raros, porém, os cursos de música com didática dirigida especificamente a estes profissionais, e mais raros ainda os cursos de áudio que abordem esse assunto. Esta proposta consiste em exercícios progressivos de percepção, edição, equilíbrio e timbragem da música, voltados para a prática da mixagem. Para a edição, o aluno trabalha e aguça a percepção rítmica, desenvolvendo conceitos de fraseologia, dinâmica e agógica. Para a mixagem, trabalha-se o conceito de texturas, iniciando pela edição e mixagem do uníssono a duas ou mais vozes. Segue-se o estudo teórico e prático com textura de bloco, e texturas polifônica e homofônica. A complexidade crescente conduz aluno para um entendimento cada vez mais profundo das relações entre os elementos presentes em qualquer mixagem. Esse aprendizado é acompanhado pelo estudo teórico e prático dos processadores de sinal, e de sua interação musical com os componentes de um arranjo. O engenheiro de edição ou mixagem que complete o programa terá adquirido conhecimento para embasar musicalmente as decisões tomadas na sua prática profissional, seja em projetos simples ou até na mixagem de orquestras sinfônicas ou big bands. O método inclui exercícios progressivos para aprimorar a audição e o foco em parâmetros musicais, e exercícios práticos de edição e mixagem, que podem ser realizados na plataforma de trabalho para áudio digital (DAW) com a qual o estudante se encontre mais familiarizado.
Palavras-chave:
engenharia de audio;mixagem;educação musical
Abstract:
The editing or mixing engineer is a mediator between the interpreter and the final audience. His performance in recording, editing or mixing is never neutral: it positively or negatively affects the final result, which can enhance or destroy the record of a musical performance. By working with a musical language, it would be natural to include in the training of this professional tools for the development of a musical vocabulary of its own. However, there are rare courses of music with didactics directed specifically to these professionals, and rarer still the courses of audio that approach this subject. This proposal consists of progressive exercises of perception, editing, balance and timbre of the music, aimed at the practice of mixing. For editing, the student works and sharpens the rhythmic perception, developing concepts of phraseology, dynamic and agogic. For the mixing, the concept of textures is worked, starting with the editing and mixing of the unison to two or more voices. Theoretical and practical study with block texture, polyphonic and homophonic textures. Increasing complexity leads the student to an ever deeper understanding of the relationships between the elements present in any mix. This learning is accompanied by the theoretical and practical study of the signal processors, and their musical interaction with the components of an arrangement. The editing or mixing engineer who completes the program will have acquired the knowledge to support musically the decisions made in his professional practice, either in simple projects or even in the mix of symphonic orchestras or big bands. The method includes progressive exercises to enhance listening and focus on musical parameters, and practical editing and mixing exercises that can be performed on the DAW with which the student is most familiar.
Keywords:

mixing;music education;audio engineering

 

 

         

Mestre em Didática das Práticas Musicais Interpretativas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Bacharel em Música pela Universidade de Brasília (1987), com especialização em Engenharia de Áudio e Produção Musical pela Berklee College of Music (1990). Extensa experiência em gravação, edição, mixagem e masterização. Professor da Faculdade Souza Lima, São Paulo capital, e do curso de Produção Musical da Faculdade Técnica de Tatuí, SP. Mestre em Didática de Práticas Músicais Interpretativas pela Unirio, com foco em gravação, mixagem, e engenharia de áudio aplicada à música.

Website

Facebook

Instagram

YouTube