Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Oswaldo Eduardo da Costa Velasco - Produto Final

Oswaldo Eduardo da Costa Velasco - Produto Final

Capa Oswaldo Velasco

Oswaldo Eduardo da Costa Velasco

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO APLICADO À PRÁTICA INSTRUMENTAL DO VIOLINO E DA VIOLA

Orientador:
MARIANA ISDEBSKI SALLES
Abreviatura:
VELASCO, O. E. C.
Data da Defesa:
18/03/2016
Resumo:
O site apresenta a pesquisa “A importância do autoconhecimento da respiração e do aquecimento aplicados à prática instrumental do violino e da viola”. Consta de algumas seções entre as quais se destaca a pesquisa em si, em formato de artigo, tratando precisamente dos aspectos da respiração, da flexibilidade e do alongamento para a prática instrumental do violino e da viola. Na seção principal encontra-se a gravação, em vídeo, de 37 exercícios de flexibilidade e alongamento, divididos em três partes e explicados individualmente. A primeira parte está formada por nove exercícios de flexibilidade para antes de tocar (aquecimento geral). Na segunda parte encontram-se vinte exercícios de alongamento, quinze para antes de tocar (aquecimento geral) e para depois de tocar (resfriamento específico); dois para serem realizados apenas antes de tocar e três para depois de tocar. A terceira parte consta de oito exercícios de alongamento que podem ser praticados durante os ensaios. Disponibiliza-se também um e-book com o conteúdo da pesquisa, que pode ser baixado em formato ePub.
Palavras-chave:
respiração; violino e viola; alongamento
Abstract:
The site presents the research "The importance of self-knowledge of breathing and stretching applied to the instrumental practice of violin and viola". It consists of a few sections, among which the research itself, in an article format, focuses precisely on the aspects of breathing, flexibility and stretching for the instrumental practice of violin and viola. In the main section is the video recording of 37 flexibility exercises and stretching, divided into three parts and explained individually. The first part consists of nine pre-touch flexibility exercises (general warm-up). In the second part we find twenty stretching exercises, fifteen before playing (general heating) and after touching (specific cooling); two to be played just before playing and three to play. The third part consists of eight stretching exercises that can be practiced during the trials. Also available is an e-book with the content of the research, which can be downloaded in ePub format.
Keywords:
violin and viola; breathing techniques; stretching

 

Acesse o produto completo.

 

 

         

Nascido na Espanha, realiza seus estudos de música e violino no Real Conservatório Superior de Música de Madrid e no Conservatório Profissional Joaquín Turina, também em Madrid, sendo aluno de mestres como Pedro León, Javier Morote e Luis Rego. No Brasil estuda na Escola de Música da UFRJ, na classe do professor Michel Bessler. Realiza cursos de aperfeiçoamento com professores tais como Alexander Detisov, Pedro León, Pérside Leal, Vartan Manoogian, Vicente Cueva e Yair Kless. Na Espanha foi membro da Orquestra Sinfônica de Estudantes da Comunidade Autônoma de Madrid (Joven Orquesta de la Comunidad de Madrid) e violinista convidado da Orquestra Filarmônica de Madrid. No Brasil formou parte do conjunto Symphonia Brasil Barroco e participou em concertos, como violinista convidado, da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Cia. Bachiana Brasileira. Possui Licenciatura em Música pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e Pós-Graduação (Especialização) em Docência do Ensino Superior, pelo Instituto a Vez do Mestre da Universidade Candido Mendes. É Mestre em Música pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Facebook

Instagram