Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Normas Gerais

Normas Gerais

Normas para inscrição de trabalhos – III SIMPOM (2014)

A Secretaria do III SIMPOM receberá inscrições de trabalhos, nas categorias comunicação oral e pôster, no período de 16/06 a 25/07/2014, impreterivelmente. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas realizadas por alunos dos cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Música do Brasil (alunos regulares ou que defenderam teses/dissertações em 2013 e 2014), incluindo o PPGArtes/Música da UFU e o PPGArtes da UFPA, bem como de mestrandos e doutorandos de outros programas que desenvolvam teses/dissertações na área da música. Os mestres e doutores que defenderam dissertações e teses em 2013 e 2014 também podem submeter trabalhos, desde que sejam sínteses da dissertação/tese, ou parte dela. 

A Inscrição para participar do SIMPOM pode ser feita com ou sem apresentação de trabalhos. A apresentação de trabalhos é restrita a mestrandos e doutorandos dos PPG em Música do Brasil (incluindo o PPGArtes/Música da UFU e o PPGArtes da UFPA), embora sejam aceitos trabalhos de pesquisa em música de outros programas do Brasil e exterior. Tais trabalhos, frisamos, devem ter como objeto de estudo a música (e suas subáreas). Cada participante tem direito a inscrever somente um trabalho. É obrigatório anexar declaração de matrícula regular em mestrado/doutorado em música ou documento que defendeu tese/dissertação no ano de 2013 e 2014.

A avaliação dos trabalhos será realizada por especialistas de cada subárea da música do Brasil e do exterior.

Os alunos do PPGM da UNIRIO terão direito a apresentar trabalho se ainda não o tiverem feito no Colóquio de 2013 (mestrandos) e se não tiverem feito nenhuma apresentação ou tiverem feito apenas uma apresentação em Colóquios anteriores (doutorandos).

A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às normas de formulação e formatação para o Comitê Científico. Os proponentes devem se informar no site do evento, sobre o resultado da avaliação, ou seja, resultado dos trabalhos aprovados será divulgado a partir de 02/09/2014 no site do SIMPOM e por e-mail.

Os trabalhos aceitos (tanto pôster quanto comunicação oral) serão publicados nos Anais, em CD-ROM, e na página do evento. Todos os trabalhos devem ser escritos em português.

ATENÇÃO: Não serão aceitos trabalhos que não atendam aos critérios estabelecidos para elaboração, conforme orientação a seguir: 


ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS NAS DUAS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO 
O tema a ser desenvolvido pelo autor deve ser articulado a uma das subáreas do evento (Teoria e Prática da Execução Musical, Educação Musical, Musicologia, Linguagem e Estruturação Musical/Teoria da Música, Sonologia, Composição e Etnomusicologia), devendo esta ser explicitada na ficha de inscrição/envio. Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de:

1 – Comunicação Oral: reflexões teóricas e práticas decorrentes de pesquisas concluídas ou que apresentem análises parciais consistentes;
2 - Pôsteres: resultados de experiências ou pesquisas em andamento que apresentem análises parciais ou em processo. 


Comunicação Oral
Sessões de comunicação em cada uma das subáreas do evento. Os textos elaborados pelos autores deverão ser resultados de pesquisa concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes.

A apresentação de cada expositor será sistematizada para 15 minutos, e mais 10 minutos de debate no final de cada apresentação. A articulação e a coordenação da sessão será da responsabilidade de um dos expositores, a ser escolhido pela Comissão Organizadora do evento, ou por um coordenador designado por esta Comissão. A estrutura do texto deve conter: título, autor, instituição/curso/subárea, resumo, 3 a cinco palavras-chaves, texto e referências.

O texto das comunicações orais deverá ter formato de artigo, com problemática enunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências bibliográficas, estruturado em torno de 8 (oito) a 10 (dez) páginas, incluindo as referências bibliográficas, figuras, tabelas, quadros e exemplos musicais. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:

O resumo geral da comunicação oral:
. O texto deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no início, logo após o titulo e o nome do autor e sua instituição/curso/subárea. Em seguida três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento entre parágrafos 1,5 no texto e 1,0 para o resumo. Logo em seguida do resumo em português, o autor deverá colocar o título e o resumo em inglês, com as respectivas palavras-chave (título em inglês, Abstract, key-words). 

Texto e Referências:
. As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor;
.  As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
. Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir no próprio texto, numerados e intitulados, com indicação de fonte (quando for o caso).

Digitação e Formatação dos Trabalhos: (texto e resumo)
. Programa: WORD FOR WINDOWS (doc);
. Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
. Papel tamanho A4;
. todas as margens com 2,5 cm;
. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm (texto); 1,0 cm (resumo)
. Alinhamento: Justificado;
. Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
. Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
. Nome do autor, instituição, curso e subárea com alinhamento à direita.

Julgamento
A avaliação dos trabalhos para apresentação das comunicações orais irá considerar os seguintes critérios:
. Relevância e pertinência do trabalho;
. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
. Interlocução com a produção da área;
. Conclusões fundamentadas.
. Não serão avaliados trabalhos que não atenderem aos critérios de formatação, principalmente limite de página.

ATENÇÃO: 
Será fornecido certificado de participação e entregue os anais aos que estiverem inscritos e comparecerem ao evento.


Pôster
O objetivo do pôster é apresentar o resultado de estudos e experiências realizadas ou comunicações.

Formatação do Pôster

A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome do autor/ instituição/curso/subárea, introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. A medida proposta é de 1,20m de altura e 80cm de largura; É de responsabilidade do participante trazer o pôster impresso para ser afixado, quando aprovado, em local e horário designado pela Comissão Organizadora.

Formatação do texto que acompanha o pôster para publicação nos anais
O texto deverá ter formato de artigo, com problemática enunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências bibliográficas, estruturado em torno de 8 (oito) a 10 (dez) páginas incluindo os quadros, figuras , tabelas, exemplos musicais e as referências bibliográficas. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
O resumo de cada texto do pôster deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12. Logo em seguida do resumo em português, o autor deverá colocar o título e o resumo em inglês, com as respectivas palavras-chave (título em inglês, Abstract, key-words).
Texto e Referências:
. As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor;
. Não utilizar notas de rodapé;
. As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
. Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir no próprio texto, numerados e intitulados, com indicação de fonte (quando for o caso).

Digitação e Formatação dos Trabalhos: (texto e resumo)
. Programa: WORD FOR WINDOWS (doc);
. Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
. Papel tamanho A4;
. Todas as margens com 2,5 cm;
. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm (texto); 1,0 cm (resumo)
. Alinhamento: Justificado;
. Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
. Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
. Nome do autor, instituição, curso e subárea com alinhamento à direita.

Anexando arquivos:
O arquivo do pôster deverá conter o resumo e o texto completo de acordo com as especificações acima.

Julgamento de Pôsteres

A avaliação das propostas de pôsteres irá considerar os seguintes critérios:
. Relevância e pertinência da proposta;
. Interlocução e contribuições para a área;
. Coerência com os objetivos propostos;
. Conclusões claras.
. Não serão avaliados trabalhos que não atenderem aos critérios de formatação, principalmente limite de página.

Itens a serem observados na confecção e apresentação do Pôster:

Dimensões: 1,20m de altura e 80cm de largura
Indicação: tipo banner
Conteúdo: título, nome do autor/ instituição/curso/subárea, introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões; recomenda-se a utilização de figuras para facilitar a comunicação com o público; o pôster deverá ser afixado no dia 20 de novembro até às 13:00 horas, acatando orientações da comissão organizadora; para ser considerado apresentado, o autor deverá permanecer junto ao pôster durante o período da sessão pôster.

ATENÇÃO: 
Será fornecido certificado de participação e entregue os anais aos que estiverem inscritos e apresentarem os pôsteres para serem afixados.

Menu de Navegação

                   Português  

Menú de Navegación

                   Español

Presentación

2 - Comité Organizador

3 - Comité Científico

4 - Objetivos

5 - Metodología

6 -Normas Generales

7 - Programación

8 - Invitados

Fechas Importantes

10 - Valores

11 - Inscripciones

12 - Sitios de Realización

13 - Hostelería y Turismo

Contactos

15 - Realización y Apoyo

16 - Anales