O processo seletivo contempla 14 vagas para tutores, distribuídas entre sete grupos tutoriais. Cada grupo será composto por dois tutores – um deles também assumirá a coordenação. Os docentes selecionados receberão bolsa mensal pelo período de 24 meses, com valores equivalentes às bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1C.
Inscrições e critérios
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela página de editais da Prograd, no período de 18 de junho a 2 de julho, com envio dos documentos exigidos em formato PDF. Podem se candidatar docentes da UNIRIO com formação nas áreas da Saúde, Tecnológica ou em Ciências Exatas, com titulação mínima de mestre e atuação comprovada em graduação, pesquisa ou extensão nos últimos cinco anos.
Para concorrer à coordenação de grupo, é necessário possuir formação específica na área da saúde. O processo seletivo será conduzido por uma comissão composta por representantes da Prograd, da coordenação do projeto e docentes das áreas envolvidas.
Grupos e temáticas
Cada grupo tutorial atuará em um projeto voltado à inovação e qualificação dos serviços de saúde digital. Entre os temas estão: Saúde digital e autocuidado masculino (Grupo 1); Implantação de teleconsultorias e desenvolvimento de apps educacionais (Grupo 2); Análise de dados sobre sífilis e dengue no Sinan (Grupo 3); Mapeamento digital do aleitamento materno (Grupo 4); Insegurança alimentar e doenças crônicas (Grupo 5); Captura de dados para apoio à decisão clínica (Grupo 6); Gestão de iniciativas comunitárias em saúde digital (Grupo 7).
As instituições parceiras incluem as secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Fiocruz e Uerj.
Avaliação e cronograma
A seleção considerará o currículo Lattes e o plano de trabalho dos candidatos, com peso maior para este último. Os resultados parciais serão divulgados em 4 de julho, com prazo para recursos nos dias 7 e 8 de julho. O resultado final está previsto para 11 de agosto de 2025.
Mais informações podem ser obtidas com a leitura da íntegra do edital.