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Universidade de Tolima - Bolsa de alimentação para os alunos em mobilidade

 

A Universidade de Tolima em Ibagué, Colômbia, informa que está aberta a convocatória para mobilidade acadêmica para o semestre 2024-2. Esta convocatória de mobilidade inclui o benefício de uma bolsa para o refeitório universitário, que permitirá a cobertura do serviço de alimentação*

Os alunos interessados devem verificar a oferta acadêmica da Universidade de Tolima no site www.ut.edu.co ou entrar em contato diretamente pelo e-mail para tirar as dúvidas.

Link de pré-inscrição para alunos interessados: ​​https://forms.gle/K5QkinFxZzFP8No97

Data limite para inscrições: 28 de junho de 2024

Após preencher o link acima, os interessados devem entrar em contato com a CRI através do

 

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université - Resultado Final

 

Clique aqui para visualizar o resultado final do edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université.

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université - Ata da Reunião

 

ATA DA REUNIÃO DA COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CONCERNENTE À SELEÇÃO INTERNA DO EDITAL 01/2024 UNIFICADO PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL ENTRE REDES:REARI/RJ - UTRECHT NETWORK, INSTITUTOS POLITÉCNICOS DE PORTUGAL (CCISP) E AIX-MARSEILLE UNIVERSITÉ

 

Inscrições para o Curso de Língua e Cultura Turca - Módulo II -1ª Edição

 

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileira (GCUB) abriu as inscrições para o Curso de Língua e Cultura Turca – Módulo II -1ª Edição, a ser ministrado em português.
 
O curso tem por objetivo proporcionar ao aluno conhecimento introdutório sobre o idioma e cultura turca, possibilitando assim a compreensão dos costumes do país, bem como de sua história, filosofia e religião.
 
Veja abaixo informações complementares sobre o curso:
 
Língua de Instrução: Português.
Carga-horária total: 21 horas.
Modalidade: Virtual.
Plataforma: Zoom.
Periodicidade: Uma aula por semana, com uma hora e meia de duração.
Número de turmas: 1 turma diurna.
Número máximo de participantes: 20 alunos.
Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
 
ATENÇÃO: CURSO PAGO.
 
Valor da Matrícula: R$ 50,00
Módulo: R$ 315,00

       PÚBLICO ALVO
 
       – Comunidade acadêmica vinculada às universidades associadas ao GCUB.
 
      SELEÇÃO
 
  1. Ordem de chegada: a seleção dos participantes será realizada com base na ordem de inscrição recebida pelo sistema. Dessa forma, aqueles que se inscreverem primeiro terão maior prioridade na seleção.
  2. Ser parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB: a participação no curso será restrita apenas a estudantes, professores, técnicos e pesquisadores vinculados a essas instituições.
  3. Distribuição de vagas: as vagas serão distribuídas uniformemente entre as universidades associadas ao GCUB.
 
Dados da transferência
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Data limite para inscrição: 10 de fevereiro de 2024, até às 23h59 (BRT).
 
 
 As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/233555630325655

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université

 

A Rede de Assessorias Internacionais das IES do Estado do Rio de Janeiro (REARI-RJ), no âmbito dos convênios de cooperação entre a REARI e (i) o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), (ii) Rede Utrecht e (iii) Aix-Marseille Université, torna público o Edital para seleção de candidatos à mobilidade internacional.

O objetivo do edital é possibilitar aos(as) alunos(as) das instituições membro da REARI-RJ a oportunidade de participação em programa de mobilidade acadêmica internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior estrangeiras que participam desta edição do programa.

Há isenção do pagamento de mensalidades nas universidades de destino, conforme acordo de cooperação celebrado. Os alunos serão responsáveis pelos gastos com: viagem, visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguro de saúde internacional e demais despesas eventuais. Não há bolsa para este edital.

Os documentos necessários para inscrição estão dispostos no item 7 do edital. Os alunos da UNIRIO deverão se inscrever através do link abaixo:

https://forms.gle/9PsoMu2XVUCm1nzq6

As inscrições estão abertas do dia 5/02/2024 até o dia 27/02/2024. Para mais informações do edital, acesse o link abaixo.

https://reari-rj.org/edital-unificado

 

XX Edital Santander-Universidad de La Rioja

 

A Universidade de La Rioja, comprometida com o trabalho de difusão do conhecimento e da Língua Espanhola, oferece o programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas 2024-2025, dirigido para estudantes matriculados no momento do registro no Edital de Bolsas nas Universidades Brasileiras e com residência permanente na República Federativa do Brasil, que desejam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos nesta língua.  

Diante disto, conscientes da importância do Espanhol no Brasil, assim como de que a aprendizagem de um idioma é um elemento capaz de contribuir para a integração e para a coesão com os países iberoamericanos, a Universidade de La Rioja, com o apoio e patrocinado pelo Banco Santander, oferece 6 (seis) bolsas para a realização de um curso trimestral de Cursos de Língua e de Cultura Espanhola para o próximo ano acadêmico 2024-2025, geridas pela Fundação da Universidade de La Rioja. 

Os candidatos interessados ​​em participar nesta nova edição do programa Edital podem registar as suas candidaturas diretamente no seguinte link www.fundacion.unirioja.es/espanol/editalbolsa, onde está disponível toda a informação relativa ao referido concurso. As pessoas que demonstrem interesse em participar deste programa devem ter em mente que as inscrições online só serão aceitas entre 6 de fevereiro e 17 de março de 2024.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento que possa surgir, entrar em contato pelo email espanol@unirioja.es.

 

Bolsas de Mestrado da Universidad de Valladolid/Banco Santander

 

A Universidad de Valladolid publicou as duas convocatórias anexas para a concessão de 50 bolsas de estudo para a conclusão do mestrado.

O prazo termina em 28 de fevereiro de 2024 às 11h (horário da Espanha).

Qualquer dúvida que possa surgir sobre as convocatórias, encaminhe-as para

Convocatoria Iberoamérica+Asia 24-25

Convocatoria Stem Women 24-25 firmada

 

Bolsas do Grupo Tordesillas-Fundação Carolina - prazo até 1 de abril de 2024

 

Está aberto o prazo para candidatura às bolsas que o Grupo Tordesilhas e a Fundação Carolina financiam conjuntamente para:

“Estadias de pesquisa de curta duração para professores doutores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesilhas, destinadas às universidades espanholas do Grupo Tordesilhas”

 

IMPORTANTE: O prazo para inscrição em uma dessas bolsas permanecerá aberto até 1º de abril de 2024, inclusive (até 24h, horário espanhol)

 

A documentação para solicitar a bolsa deve ser enviada para gtordesillas.secretaria@uva.es, pois o Grupo Tordesilhas é o único que pode inscrever candidatos. O candidato não poderá entrar no site da Fundação Carolina sem a prévia validação do Grupo Tordesilhas.

 

A documentação exigida pelo Grupo Tordesilhas está descrita abaixo

 

Os professores interessados ​​​​devem seguir estes passos para se candidatar à bolsa Grupo Tordesillas-Fundación Carolina:

 

1) Escreva para o nosso email (gtordesillas.secretaria@uva.es) enviando os seguintes documentos do professor solicitante da bolsa:

 

-Nomes e sobrenomes

-E-mail

-Cópia digitalizada do Documento de Identidade (Passaporte)

-Cópia digitalizada do seu doutorado

-Universidade onde você trabalha como professor e cópia digitalizada do documento que atesta que você é professor dessa universidade

-Universidade espanhola onde pretende realizar a estadia e carta de aceitação da mesma, indicando o número de meses de duração da estadia (Mínimo 1 mês, máximo 3 meses)

 

2) Uma vez enviados os dados e documentos do ponto 1, o Grupo Tordesilhas validará a sua candidatura e receberá um email automático com palavras-passe pessoais e instruções para que possa aceder e preencher o formulário de pedido de bolsa no site da Carolina Fundação. Nesta fase, as dúvidas serão respondidas em Mobilitordesillas_2024@fundacioncarolina.es.

 

Para qualquer informação adicional consulte o edital.

 

Três novas bolsas de mestrado e doutorado na França

 

BOLSA DE MOBILIDADE PARA DOUTORADO "GUATÁ"

 

Após o sucesso de 2023, o edital de bolsa é renovado e amplia a parceria com nove instituições brasileiras: UNICAMP, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR e UFF. A bolsa é destinada para estudantes indígenas de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, inscritos nas instituições parceiras e que desejam realizar um intercâmbio na França durante o doutorado. Além de uma série de benefícios, concede o subsídio de 1704 euros mensais para os alunos de doutorado pelo período de 6 a 11 meses.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Verifique a publicação aqui.

 

BOLSA TerrEE

 

O programa é destinado aos estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado no Brasil que estejam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e saúde.

 

Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França sobretudo em questões referentes à crise climática e da perda da biodiversidade.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Acesse a publicação aqui.

 

BOLSA DE EXCELÊNCIA M2

 

Em seu quarto ano de programa, a bolsa concede aos estudantes inscritos no segundo ano do Master em uma universidade francesa (M2) a quantia de 470 euros por mês por um período de 10 meses, além de outros benefícios. Por se tratar de um financiamento parcial, é necessário que o candidato apresente uma prova de complemento no valor de 390 euros por mês.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2024.

 

Confira a publicação aqui.

 

 

Edital para a Criação de Colégios Doutorais do Grupo Tordesilhas

 

Informamos que está aberta a Chamada para recebimento de propostas para a criação de novos Colégios Doutorais em Tordesilhas até 20 de março de 2024

No Acordo Quadro anexo (versões em português e espanhol) poderá consultar as regras gerais para a criação de um Colégio Doutoral de Tordesilhas.

As universidades parceiras interessadas em formar um novo CDT deverão elaborar um Acordo Específico descrevendo sua proposta (você pode consultar Acordos Específicos dos CDTs existentes em www.grupotordesillas.net)

De acordo com a capacidade financeira do Grupo Tordesilhas, a Comissão Coordenadora decidirá quanto poderá financiá-los e quantos CDT poderão ser aprovados. A seleção dos CDT a financiar dependerá do âmbito do projeto, do plano do trabalho proposto, da utilização que se aplica ao financiamento e dos resultados esperados em termos de publicações, conteúdos pedagógicos online ou cursos em formato e-learning e cotutelas a serem realizadas.

Edital PORT / Edital ESP 

 

Edital - Bolsa Victor Hugo

 

Para o ano letivo 2024-2025, a université de Franche-Comté lançará mais uma vez seu programa de bolsas Victor-Hugo, um programa único para estudantes da América Latina e do Caribe.

Os beneficiários desta bolsa farão dois meses de cursos intensivos de francês no Centro de Linguística Aplicada da Université de Franche-Comté em julho e agosto, estarão isentos de propinas para o ano letivo 2024-2025 e receberão o equivalente monetário do aluguel na residência universitária e duas refeições no restaurante universitário de julho de 2024 a junho de 2025.

A partir do ano letivo 2019-2020, apenas estudantes de universidades parceiras do UFC serão elegíveis para este programa. O objetivo desta medida é fortalecer os laços entre as nossas instituições.

Os procedimentos e horários da bolsa Victor Hugo na université de Franche-Comté estão especificados no Guia Bourse Victor Hugo anexo a esta carta (disponível em francês, espanhol e português). As candidaturas enviadas à université de Franche-Comté diretamente pelos alunos serão consideradas inadmissíveis, bem como as candidaturas incompletas.

O prazo para inscrições é 4 de março de 2024.

Edital BR / Edital FR

 

Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2024

 

O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU REMOTE Academic Internships, em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. As atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
 
O Programa UNIGOU REMOTE é desempenhado com o apoio das Embaixadas do Brasil e da República Tcheca e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.

Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU Remote terão a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas em suas áreas de formação junto aos pesquisadores das instituições parceiras da República Tcheca. Além disso, serão orientados a produzirem e publicarem artigo científico aderindo aos padrões internacionais, de modo a ampliarem suas possibilidades de engajamento na comunidade científica internacional.

O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2024).


Período: Janeiro a Março de 2024

Período de Inscrição: até 15 de Outubro de 2023
Duração: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação

Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem se inscrever através do endereço www.incbac.org

 

Graduação e pós-graduação na França

 

O Campus France Brasil informa que o calendário de candidaturas para graduação e pós-graduação na França para 2024-2025 já está disponível.

 

As instituições francesas aceitam candidaturas de estudantes brasileiros para formações de graduação (Licence) e pós-graduação (Master) nas mais variadas áreas de estudos.

 

Candidatura para o primeiro ano de Licence em uma universidade pública francesa e Diploma de arquitetura.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

15/12/2023 - Data limite para a entrega de documentos online e data de envio dos resultados do teste linguístico (DELF B2, DALF C1 ou C2, ou TCF TP+EE)

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição francesa

 

Candidatura para o segundo ou terceiro ano de graduação (Licence), pós-graduação (Master), BUT e Diploma de engenharia.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

31/01/2024 - Data limite para a entrega de documentos online

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais e data limite para o envio dos resultados do teste linguístico.

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição

 

Para mais informações, consulte os links abaixo:

 

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Site

 

Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

  

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar até 31/10/2023 para estadias de pesquisa entre maio de 2024 e janeiro de 2025.

Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.

Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

 

CHAMADA CNPq n.º 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para CHAMADA CNPq n.º 14/2023 –  Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação com objetivo de fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio, em todas as áreas do conhecimento. O prazo de submissões das propostas vai até 01 de setembro de 2023. Ao todo, está previsto um investimento de R$ R$ 55 milhões.

A chamada conta com algumas novidades. Além de prevê apoio a projetos em cooperação que receberão recursos não só pra bolsas, mas também para custeio, ela prevê também a concessão de bolsa de pós-doutorado para projeto individual. Esses projetos serão apoiados nas seguintes faixas:

Faixa 1:

a) Projeto em cooperação, compreendido como projeto de pesquisa com comprovada articulação internacional entre grupos já estabelecidos, mediante a manifestação por escrito dos grupos internacionais envolvidos no projeto;

Faixa 2:

b) Projeto individual, entendido como um projeto de pesquisa que busca estimular o engajamento de doutores, com até 10 anos de conclusão do doutoramento, em pesquisas internacionais de forma a promover novas lideranças científicas.

c) É desejável que a capacitação internacional pretendida agregue condições para que o pesquisador possa concorrer em projetos de cooperação, no futuro, pelo Brasil.

Os projetos da Faixa 1 contarão com recursos para bolsas e custeio de acordo com as seguintes modalidades Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior nas categorias Sênior (DES) e Junior (DEJ). Já na faixa 2, os recursos serão para concessão de uma bolsa individual de Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e o proponente será o beneficiário da bolsa PDE.

A chamada também estimula a cooperação entre países latino-americanos, caribenhos e africanos e a diversidade regional, incentivando projetos com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para mais informações acesse a Chamada

 

Edital de Bolsas de Pesquisa lançado pela Universidade de St. Gallen na Suíça

 

A Embaixada da Suíça no Brasil tem o prazer de informar sobre o Edital de Bolsa de Pesquisa lançado pela Universidade de St. Gallen, através do Instituto de Gestão na América Latina (GIMLA). O objetivo da Bolsa é a promoção de projetos mono ou interdisciplinares e o envolvimento em parcerias bilaterais ou multilaterais entre a Suíça e países da América Latina. Pesquisadores de todas as disciplinas são convidados a se candidatarem.

 

O edital encontra-se aberto para candidaturas até o dia 09 de julho de 2023.

 

Maiores informações estão disponíveis no seguinte link:

→  Call information

Informamos que no dia 25 de junho de 2023 às 16:15 (CET), ocorrerá uma sessão de informação pelo Zoom, na qual perguntas individuais podem ser feitas.

 

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade da Rede REARI-UTRECHT

 

A Rede REARI-UTRECHT divulgou edital para o processo seletivo do programa de mobilidade internacional, que terá início no segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024. As inscrições são destinadas a alunos regularmente matriculados em algum curso de graduação das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, como o CEFET/RJ, Colégio Pedro II, IFRJ, UERJ, UENF, Unirio, UFRJ e UFF. Para se candidatar, é preciso ter conhecimento intermediário no idioma da universidade internacional de interesse. As inscrições vão até o dia 17 de março de 2023.

O principal objetivo da seleção é incentivar a participação de até dois alunos de cada instituição de ensino do Rio de Janeiro em intercâmbio nas universidades da Alemanha, Áustria, Estônia, Grécia e Polônia por um semestre. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas. 

Para mais informações, acesse o edital.

 

Candidaturas abertas para o novo Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos da Universidade dos Açores

 

Num mundo onde persistem guerras entre países, visões políticas conflituantes e desrespeito por direitos fundamentais do ser humano, a Universidade dos Açores – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em conjunto com a Universidade de Évora – Instituto de Investigação e Formação Avançada, lança um novo Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos que se debruça sobre estes temas e que visa melhor capacitar todas as pessoas que desenvolvem atividade no âmbito da ciência política e da cidadania e direitos humanos, contextualizada no sistema internacional.

O curso tem a duração de 4 anos e conta com um corpo docente de ambas as instituições com elevada especialização na área, uma sólida experiência de investigação e inserido em Centros de Investigação de excelência.

As candidaturas estão abertas. A 1.ª fase termina já a 27 de janeiro.

Mais informações sobre a estrutura do novo Doutoramento estão disponíveis aqui.

Para obter informação adicional sobre o processo de candidatura, os interessados podem consultar o edital, disponível aqui, ou recorrer ao email queroestudar@uac.pt.

Entrevista ao Correio dos Açores do Doutor Paulo Fontes, Diretor de Curso de Doutoramento, disponível aqui.

 

Candidaturas abertas - Bolsas Victor Hugo 2023-2024

 

Para o ano acadêmico 2023-2024, a université de Franche-Comté lançará novamente seu programa de bolsas Victor-Hugo, um programa exclusivo para estudantes da América Latina e do Caribe.

Os beneficiários desta bolsa farão dois meses de cursos intensivos de francês no Centro de Linguística Aplicada da université de Franche-Comté em julho e agosto, serão isentos de mensalidades para o ano letivo de 2023-2024 e receberão o equivalente monetário do aluguel em residência universitária e duas refeições no restaurante universitário de julho de 2023 a junho de 2024.

Para maiores informações, consulte o guia anexo. As candidaturas enviadas à université de Franche-Comté diretamente pelos alunos serão consideradas inadmissíveis, bem como as candidaturas incompletas.

O prazo para inscrições é 15 de março de 2023.

BOLSA VICTOR HUGO 2023-2024: Guia de candidatura e Informações práticas

 

Becas Santander Language | Online English Courses 2023 – British Council

 

O Banco Santander e o British Council oferecem 5.000 bolsas para cursos de inglês online. Os cursos têm duração de 16 semanas e incluem 12 aulas online com tutores da instituição. O objetivo é melhorar o acesso a um mercado de trabalho global e oportunidades em diversas áreas. Para usufruir desta oportunidade não é necessário ser universitário ou cliente do Banco Santander.

São cinco níveis de cursos, do iniciante (A1) ao avançado (C1) que incluem treinamento para:

  • Uma boa comunicação em uma variedade de ambientes profissionais, reuniões, palestras ou apresentações
  • Aplicar para vagas de emprego e entrevistas internacionais
  • Desenvolver sua gramática e vocabulário para o ambiente de trabalho profissional.
  • Conexão com outros profissionais de diferentes áreas.

 

Os candidatos selecionados devem fazer um teste de nivelamento para iniciarem no curso mais adequado ao seu nível. Os cursos são oferecidos na plataforma de treinamento de inglês online do British Council.

O programa é totalmente gratuito para os candidatos e oferece:

  • Cursos dos níveis A1 a C1 (nível C2 não é oferecido)
  • 48 horas de treinamento online por nível
  • 12 horas de aulas online síncronas em grupo com um professor do British Council 

 

Ao finalizar o curso, você receberá um certificado de conclusão. Observe que este certificado indica que você concluiu um curso em um determinado nível. Em nenhum caso tem valor oficial ou serve como certificação do seu nível de inglês. Todos os cursos devem ser concluídos em um período máximo de 16 semanas.

O curso começa em 22 de maio de 2023 eos certificados devem ser baixados até o último dia do curso e não estarão disponíveis após esta data. Você não precisa seruniversitário ou cliente do Banco Santander para participar do programa. 

Maiores informações: https://app.becas-santander.com/pt-BR/program/becas-santander-online-english-courses-2023-british-council

 

Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Fevereiro de 2023

 

O GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.
 
 Orientações para aquisição do benefício:
 
  • O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.
  • Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/222123936403650.
  • Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.
  • Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
 
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2023.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
  6. Além do desconto dos 15%, a inscrição para o exame TOEFL iBT por intermédio do GCUB evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
 
 
Dados para a transferência bancária:
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

 

 

Mestrado nas universidades na Andaluzia (Espanha)

 

Está aberto o prazo, até o 27 de janeiro de 2023, para INSCRIÇÃO no MESTRADO com graduação brasileira nas 10 universidades públicas de Andaluzia (Espanha)  ("Fase de extranjeros").

Todas as informações em: 
https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/?q=masteres

Formulário de solicitação:
https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/PresentacionSolicitudesMaster/public/


Outras informações destacadas, em relação aos mestrados em Andaluzia:

- Na grande maioria dos mestrados oferecidos NÃO é preciso ter a REVALIDAÇÃO do diploma de graduação brasileira para acessar no mestrado, requerido apenas um diploma brasileiro de graduação válido.

- O CATÁLOGO DE MESTRADOS oferecidos esta disponível em 
https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/?q=masteres&d=mo_catalogo_top.php 
(deverá procurar indicando sempre "Fase de extranjeros").  Lembramos também que a maioria dos mestrados são de um ano letivo (60 créditos ECTS), existindo alguns de ano e médio (90 ECTS) ou dois anos (120 ECTS).

- O valor da matrícula é aproximadamente de 820 EUROS POR ANO LETIVO (aprox. 4600 REAIS PELO ANO LETIVO TODO, valor parcelável).

- Aqueles brasileiros que pousam dupla NACIONALIDADE ESPANHOLA, ou de outro país da União Europeia, podem solicitar a BOLSA do Ministério de Educação ("Beca de Educación"). Pode consultar sobre as "Becas de Educación" em https://www.becaseducacion.gob.es/becas-y-ayudas/universidad-grado-master/tipos-de-becas.html

- Para aqueles mestrados com uma duração superior a um ano (mestrados de dois anos ou de um ano e médio), os alunos com boas qualificações no primeiro ano, independente da sua nacionalidade, poderão solicitar a BONIFICAÇÃO DA MATRÍCULA da Junta de Andalucía (Governo Regional de Andaluzia), o qual supõe na prática que os bons alunos não pagam a matrícula do segundo ano. Mais informações sobre a bonificação de matrícula em https://www.juntadeandalucia.es/organismos/universidadinvestigacioneinnovacion/areas/universidad/talento/paginas/guia-99.html

- Existem outras BOLSAS e ajudas próprias das Universidades Públicas de Andalucía (Espanha) (https://www.juntadeandalucia.es/organismos/universidadinvestigacioneinnovacion/areas/universidad/titulaciones/paginas/universidades-andaluzas.html), que pode consultar nas páginas das universidades.

- Também lembramos que os alunos que fazem mestrado nas universidades na Espanha podem participar do PROGRAMA ERASMUS+, o que permite realizar uma estância com bolsa em outra universidade da União Europeia ou do mundo.

- Para fazer um mestrado oficial os brasileiros precisarão bem de visto de estudos ou bem de autorização de permanência por estudos, mais informações em https://www.educacionyfp.gob.es/brasil/pt_BR/estudiar/en-espana/visados.html
Lembramos que os brasileiros com dupla nacionalidade espanhola, ou de outro país da União Europeia, não precisam visto de estudos para realizar o mestrado na Espanha.  

- Os brasileiros com visto de estudo ou autorização de permanência por estudos, podem TRABALHAR legalmente até 30 HORAS SEMANAIS sempre que compatível com os estudos. Os brasileiros com dupla nacionalidade espanhola, ou de outro país da União Europeia, não tem esse limite de 30 horas semanais.

 

Benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes - Lista de novembro de 2022

 

A lista de novembro encontra-se aberta para inscrição, referente aos benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes às instituições associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.
 
Os descontos decorrentes dessa parceria são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades:
 
  • Belo Horizonte - MG;
  • Brasília - DF;
  • Curitiba - PR;
  • Porto Alegre - RS;
  • Recife - PE;
  • Rio de Janeiro - RJ;
  • Salvador - BA;
  • São Paulo - SP. 
 
Como é sabido, o Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
 
Lista dos benefícios oferecidos ao GCUB e as orientações a serem seguidas.

 

1. Benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB:

 

  • Prova de nivelamento gratuita.
  • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
  • 25% de desconto em todos os cursos (todos os cursos são virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília).
  • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).

 

2. Público-alvo:

 

  • Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação das instituições associadas ao GCUB.
  • Professores(as) das instituições associadas ao GCUB.
  • Técnicos(as) das instituições associadas ao GCUB.

 

3. Orientações para obtenção dos benefícios:

 

  • Os(as) interessados(as) devem entrar em contato com o Setor de Relações Internacionais da universidade associada ao GCUB e solicitar a inclusão de seus dados na planilha

 

4. Número de inscrições por universidade:

 

  • Não há limite para o número de inscrições por universidade.

 

5. Prazo para preenchimento da planilha:

 

  • O GCUB enviará a planilha para o Instituto Cervantes no primeiro dia útil de cada mês. Após essa data, aqueles que possuírem seus dados devidamente preenchidos na tabela de interesse estarão aptos a realizar a sua inscrição com desconto no curso ou exame desejado diretamente no Instituto Cervantes. 
  • A próxima planilha será enviada pelo GCUB ao Instituto Cervantes no dia 01 de dezembro de 2022.

 

6. Requisitos para obtenção dos benefícios:
 
  • Conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto do GCUB, para participar das atividades da Associação e usufruir de todas as vantagens, as instituições associadas devem estar adimplentes.
  • Os candidatos estarão sujeitos aos procedimentos e normas de avaliação do Instituto Cervantes.

 

Inscrições abertas para a série de sessões informativas sobre os exames TOEFL Essentials e TOEFL iBT

 

Em nome da Diretoria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, da Educational Testing Service – ETS, temos o prazer de divulgar a série de sessões informativas sobre os exames TOEFL iBT TOEFL ESSENTIALS, realizadas no âmbito da parceria entre a ETS e o GCUB. 
 
 
PALESTRANTES:
 
Professor Edson Canela - Diretor Associado da ETS no Brasil
 
Professora Adiane Blum - Diretora Associada da ETS no Brasil
 
 
DATAS E HORÁRIOS: 
 
TOEFL ESSENTIALS: 
 
  • 24 de novembro de 2022, de 18h às 19h (horário de Brasília-DF). 
  •  A ser ministrado pelo Professor Edson Canela.
 
TOEFL iBT:
 
  • 26 de novembro de 2022, de 10h às 12h (horário de Brasília-DF).
  • A ser ministrado pela Professora Adiane Blum.
 
 
Por gentleza, encontrem a seguir, informações adicionais e orientações sobre os eventos:
 
 
  1. As sessões informativas são gratuitas e serão transmitidas ao vivo por meio do canal do GCUB no Youtube.
     
  2. Data limite para inscrições: 22 de novembro de 2022até às 23:59 (horário de Brasília-DF).
     
  3. Público-alvo: Professores, Estudantes, Pesquisadores e Funcionários das Universidades Associadas ao GCUB.
     
  4. Número de vagas disponíveis: não há limite de vagas.
     
  5. As inscrições poderão ser realizadas por meio do formulário disponível no link:https://form.jotform.com/223102982802652

 

Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition - Edição Novembro de 2022

 

O GCUB, em parceria com a Educational Testing Service (ETS), concede nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% para a realização do Exame TOEFL iBT. Esse desconto é exclusivo para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB.
 
           Orientações para aquisição do benefício:
 
        - O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com o desconto de 15% é de: US$ 182,75 dólares americanos. O interessado deverá depositar ou transferir para a conta do GCUB o valor do exame em Reais, calculado em função do câmbio do dia. A conversão deverá ser realizada por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao.

       - Após o pagamento da taxa (Valor do exame TOEFL iBT com desconto: US$ 182,75 dólares americanos), o interessado deverá preencher o formulário contido no link a seguir: https://form.jotform.com/222123936403650.

        - Os vouchers serão emitidos pela ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 15 dias úteis.

       - Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para realizar o Exame TOEFL iBT.
 
ATENÇÃO!
 
  1. O prazo para a transferência e preenchimento do formulário se encerra às 23h59 do dia 30 de novembro de 2022.
  2. O valor do teste com o desconto é válido apenas para exames realizados em Test Centers localizados no Brasil ou para o formato Home Edition.
  3. Sem o preenchimento do formulário com os devidos comprovantes solicitados, o voucher não será emitido.
  4. Não haverá devolução do valor transferido, em caso de desistência por parte do interessado.
  5. A conversão deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/conversao
  6. Além do desconto dos 15%, a inscrição para o exame TOEFL iBT por intermédio do GCUB evita o pagamento de taxas bancárias cobradas para transações internacionais.
 
 
Dados para a transferência bancária:
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
 
         Caso necessitem de esclarecimentos adicionais, não hesitem em entrar em contato por meio do e-mail: assistente.gcub@gmail.com.

Concurso no âmbito da sustentabilidade ambiental pela organização suíça "The Earth Foundation" para escolas

 

A Embaixada da Suíça no Brasil tem o prazer de informar sobre o concurso global no âmbito da sustentabilidade ambiental, nomeado de The Earth Prize pela organização The Earth Foundation, sedeada em Genebra, na Suíça. O concurso premia equipes de escolas - públicas e privadas -  cujos projetos possuem ideias para tratar de questões ambientais. A equipe vencedora recebe $100.000 para ser dividida entre os membros da equipe e sua escola.

As inscrições estão abertas até 30 de novembro de 2022.

Maiores informações no seguinte link:

 

 

Para quaisquer dúvidas, sugerimos entrar diretamente em contato com os responsáveis pelo concurso.

 

Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) - Chamada de Trabalhos "Educação para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável

 

O Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) e a Universidade Federal de Catalão  (Estado de Goiás), sob a égide da Cátedra da UNESCO e Juventude, Educação e Sociedade, promoverão seminário virtual e, ao mesmo tempo, um dossiê temático do novo número da revista Atos e Interdisciplinaridade sobre o tema Educação, gestão e meio ambiente.

O evento supramencionado realizar-se-á no dia 24 de novembro de 2022, a partir das 14h de Portugal e 11h do Brasil (ou 12h no caso de horário de Verão). Os trabalhos a serem apresentados, conforme documento de chamada, poderão ser enviados até o dia 10 de novembro para um dos seguintes e-mails: candidoacg@gmail.comdrisadoyama@gmaill.com ou susanaemiliasa@gmail.com, e-mails pelos quais também poderão ser enviadas eventuais dúvidas.

 

Graduação, pós e bolsas de estudos na França

 

O Campus France Brasil informa que as candidaturas para graduação e pós-graduação na França estão atualmente abertas. Muitas das opções de cursos são oferecidas em instituições públicas e, eventualmente, possibilitam a solicitação de bolsas de estudos.

Mais informações nos seguintes canais:

 

Aproveitamos a oportunidade para informar que o programa de excelência Eiffel, mais importante bolsa de estudos do governo francês, recebe candidaturas até janeiro. As bolsas são voltadas aos estudantes dos níveis mestrado e doutorado, nas seguintes áreas:

  • Biologia e saúde
  • Transição ecológica
  • Matemática e digital
  • Ciências da engenharia
  • História, língua e civilização francesa
  • Direito e Ciências políticas
  • Economia e gestão

 

As informações, mais uma vez, estão disponíveis nas redes sociais e site:

 

Inscrições abertas para o rograma de bolsas de pesquisa da Princeton University Library

 

A Friends of Princeton University Library tem o prazer de anunciar a abertura do programa de bolsas de pesquisa 2023-24. Com bolsas de até US$ 4.800, mais despesas de viagem, este programa oferece aos pesquisadores de todo o mundo acesso às coleções únicas e raras da Biblioteca da Universidade de Princeton (PUL).

Concedidas a projetos de curta duração com duração entre duas e quatro semanas, as bolsas visam promover o uso acadêmico das coleções especiais da Biblioteca. Os projetos de pesquisa estão focados no uso acadêmico de arquivos, manuscritos, livros raros e outros acervos raros e únicos da PUL.

As inscrições devem ser feitas ao meio-dia do dia 17 de janeiro de 2022. As perguntas podem ser enviadas para .

Mais informações sobre o programa.

 

 

Feira de LL.M em Universidades dos EUA: 28 de outubro

 

EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. É uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem 40+ Centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações mais precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.


Feira Presencial de LL.M. do EducationUSA, é uma ótima oportunidade para estudantes e advogados se conectarem com os diretores de admissão de diversas universidades de Direto dos Estados Unidos.


Este evento trará muita informação sobre o processo de candidatura para interessados em Programas de Mestrado em Direto em universidades

norte-americanas oportunidades para alunos brasileiros.


Feira de LL.M. do EducationUSA será presencial e 100% gratuita. Ocorrerá no dia 28 de Outubro no Rio de Janeiro, no Hilton Copacabana (Av. Atlântica, 1020), das 18h as 21h.

 

Para se inscrever basta acessar: bit.ly/EDUSALLMRJ

 

Lista de instituições participantes:

 

Boston University School of Law
Florida State University
George Washington University
Georgetown University
Loyola Marymount University
Loyola University Chicago
LSAC
New York University
Northeastern University
Northwestern University
Ohio State University
Saint Louis University
Southern Methodist University
St. John's University
Texas A&M University
University of California - Berkeley
University of California - Davis
University of California - Los Angeles
University of Chicago
University of Colorado at Boulder
University of Miami
University of Michigan - Ann Arbor
University of Minnesota - Twin Cities
University of New Hampshire Franklin Pierce School of Law
University of Pennsylvania
University of San Francisco
University of Southern California
University of Texas at Austin
University of the Pacific
University of Wisconsin - Madison
Yeshiva University