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University of Illinois - T&M Technology and Management Program

 

A Campus b disponibilizará vagas para estudantes de graduação, fluentes em inglês e com disponibilidade para participar das atividades conforme as datas descritas.

Cronograma do Programa:

 

  • Etapa Virtual:

    • Datas: 11, 18 e 25 de fevereiro de 2025
    • Duração: 90 minutos por sessão
    • Dia: Terças-feiras
    • Horário: A ser definido

 

  • Etapa Presencial:

    • Local: Rio de Janeiro
    • Datas: 16, 20 e 21 de março de 2025

 

Benefícios para os Alunos:

 

  • Experiência Multicultural: Trabalhar em grupos com estudantes internacionais da Universidade de Illinois.
  • Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis: Resolver problemas reais propostos por uma empresa brasileira.
  • Certificação: Certificado emitido pela Campus B e University of Illinois.

 

Informações Adicionais e inscrição:

 

  • Requisitos: Estudantes de graduação nas áreas de Humanas, Exatas e Engenharias, fluentes em inglês.
  • Inscrições: Preencher o formulário de inscrição através do link: https://campusb.typeform.com/BusTM-25.
  • Prazo para Inscrição: Até 21 de janeiro de 2025, às 23:59 horas.

 

Informações adicionais sobre o cronograma e o que está incluso no programa estão disponíveis na apresentação anexa.

 

Aspire Leaders Program

 

Em parceria com o Insper, instituição fundada em Harvard abre inscrições para programa gratuito de liderança para jovens no Brasil

 

Com a missão de capacitar universitários em todo o mundo para se tornarem líderes e gerarem impacto social em suas comunidades, o Aspire Leaders Program oferece formação gratuita e 100% on-line para jovens da primeira geração a cursar a graduação, além de fornecer financiamento para projetos e desenvolvimento profissional dos participantes.

 

O programa

Criado por professores da Harvard Business School e mantido pelo Aspire Institute, organização sem fins lucrativos fundada em Harvard, o Aspire Leaders Program proporciona o desenvolvimento tanto de habilidades socioemocionais quanto técnicas, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos participantes por meio de uma metodologia voltada para o ganho de capacidades como: autoconhecimento, autoconfiança, pensamento crítico, solução de problemas reais, habilidades de comunicação e liderança, competências de empreendedorismo e até como utilizar a tecnologia (inteligência artificial, big data etc) na elaboração de estratégias e tomada de decisão.

 O Aspire Leaders Program é composto por dois módulos. Ao fim de cada ciclo, os alunos recebem um selo e, ao concluírem o programa, ganham um certificado. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona, com diversas opções de temas, dias e horários para os participantes escolherem o melhor período para realizar o programa.

 Como é um programa global, os alunos interagem, participam de atividades e realizam projetos com jovens do mundo todo, além de ter aulas com professores de Harvard e outros docentes de classe mundial, conferindo-lhes uma rica experiência de networking com pessoas de mais de 195 países.

 Ao longo de sua jornada, os participantes contam com a metodologia de Harvard e um material bastante completo, composto de artigos acadêmicos, estudos de casos, materiais multimídia e palestras com profissionais renomados em seus campos de estudo e atuação. Os alunos também podem acessar a plataforma Harvard edX e se desenvolver com cursos de diversas áreas, como inovação, marketing, estratégia, empreendedorismo, finanças, arte, ciência etc.

 

Quem pode participar

O programa é destinado a jovens que:

- Tenham entre 18 e 29 anos;

- Sejam da primeira geração a cursar o ensino superior (os pais não tenham concluído a faculdade);

- Estejam na graduação ou sejam recém-formados (até 3 anos);

- Tenham conhecimento básico em inglês.

 

Financiamento para desenvolvimento profissional e de projetos

Além do acesso gratuito ao programa, os participantes também podem receber financiamento de até 10 mil dólares para a implantação de projetos de impacto social em suas comunidades, bem como prêmios em dinheiro para investir em seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Só entre 2021 e 2024 a instituição destinou mais de 200 mil dólares a projetos comunitários criados pelos alunos, impactando mais de 215 mil vidas desde o início do Aspire Leaders Program.

 

Comunidade e programa estendido para ex-alunos (alumni)

Após completarem os dois módulos, os participantes passam a integrar a comunidade global de ex-alunos e o programa de liderança estendido para alumni. Os estudantes também contam com mentorias de líderes e profissionais influentes, workshops, acesso a oportunidades de estágio, emprego e bolsas de estudos, além do networking com a rede global de alunos.


Parceria com o Insper

No Brasil, o programa acontece por meio da parceria entre Insper e Aspire Institute. Tal parceria reflete a forte conexão do Insper com a missão de contribuir para o desenvolvimento de lideranças e reforça o seu compromisso com a educação e a inclusão, capacitando pessoas e ampliando oportunidades para jovens que desejam se tornar agentes da transformação social. 

“Ao terem acesso ao Aspire, jovens de diferentes backgrounds desenvolvem habilidades de liderança que os permitem chegar mais preparados no mercado de trabalho e conseguir melhores oportunidades profissionais. É um programa transformador, que reforça a missão do Insper e do Aspire Institute em democratizar a educação de qualidade e seu comprometimento com a diversidade e a inclusão”, diz Aline Lilian dos Santos, diretora do Aspire Institute no Brasil.

 

Confira um vídeo exclusivo sobre o programa com a CEO do Aspire Institute, Meena Sonea: https://drive.google.com/file/d/1yQXo6R17EMW-Db QGN2Yk6y0DRc6Sb0Q/view?usp=sharing

As inscrições para o Aspire Leaders Program estão abertas. Para aplicar, clique no link: bit.ly/Inscricaoaspire ou acesse o site www.aspireleaders.org e vá em “Apply”.

 

Sobre o Aspire Institute

Fundado por Tarun Khanna e Karim Lakhani, professores da Harvard Business School, o programa nasceu no Lakshmi Mittal and Family South Asia Institute com o nome de Crossroads Emergin Leading Program. Em 2021, devido ao seu crescimento, tornou-se uma instituição sem fins lucrativos independente. Desde então, o Aspire Institute expandiu seus escritórios pelo mundo e, no Brasil, atua por meio de uma parceria com o Insper, em São Paulo.

 

Para saber mais, acesse: www.aspireleaders.org e siga @alpforbrazil nas redes sociais.

 

Contato para mais informações

Aline Lilian dos Santos – Aspire Leaders Program Brasil

brazilprograms@aspireleaders.org / aline.brazilprograms@aspireleaders.org / alinels2@insper.edu.br

 

 

UNIRIO marca presença no XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas em Portugal

O evento, que teve como tema "Desafios das Universidades em Tempos de Transição", reuniu representantes de 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal

UNIRIO marca presença no XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas em Portugal

A UNIRIO participou do XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal. O evento, que teve como tema "Desafios das Universidades em Tempos de Transição", reuniu representantes de 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal.

Na programação, ocorreram debates sobre as iniciativas que as universidades promovem em torno de três subtemas: A Universidade e a transição digital: políticas e práticas institucionais; A Universidade e os desafios ambientais: respostas da educação superior e da pesquisa; e A Universidade no campo cultural: novas realidades, novos papéis.

A sessão de abertura contou com a presença do reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, do reitor da Universidade do Minho e presidente do Grupo Tordesilhas, Rui Vieira de Castro, do reitor da Universidade de Valladolid, Antônio Largo Cabrerizo, e da vice-reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues. 

Em seu discurso, o reitor da UNIRIO destacou os desafios que a Universidade enfrenta atualmente. "Estamos vivendo um momento de compartilhamento de horizontes e de transformação das nossas universidades. A UNIRIO, com cerca de meio século de existência, nasceu no final de um governo totalitário, período da ditadura. Apesar de nossa origem nesse contexto, nossa missão sempre foi consolidar a democracia e a responsabilidade social, superando o trauma de nosso nascimento. A diversidade de nossos estudantes, vindos de diversas regiões do país, nos impõe a necessidade de políticas de permanência e assistência para afrodescendentes e pessoas com deficiência, garantindo que não abandonem a Universidade. Precisamos de mais políticas públicas para que todos se sintam acolhidos. Os desafios se conectam à dimensão cultural, às tecnologias digitais e à transição ambiental em um contexto de emergência climática, que afeta a vida acadêmica. Precisamos lidar com as demandas culturais e os novos perfis de estudantes, compreendendo o papel das tecnologias nesse processo. Tudo isso é parte de nosso compromisso com uma universidade democrática. É um orgulho compartilhar esses novos conhecimentos com outras universidades de língua portuguesa e espanhola. Muito obrigado por nos receberem aqui", finalizou.

O professor Celso Sánchez (Escola de Educação da UNIRIO) participou da  mesa de debate sobre "A Universidade e os desafios ambientais", que aconteceu no dia 28. Sánchez explicou como foi sua participação na mesa-redonda. "Tive a oportunidade de participar de uma mesa-redonda para pensar os desafios ambientais e o papel das universidades. Apresentei as principais ações ambientais que o Projeto Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária vem desenvolvendo com as comunidades indígenas, quilombos, periferias, movimentos sociais, discutindo a urgência de se pensarem as questões ambientais em aliança com as demandas dos povos, sobretudo os mais vulneráveis às questões ambientais e sociais. Foi um debate muito rico entre as universidades”, afirmou.

Já no dia 29, as professoras Teresa Tonini e Cristiane Rodrigues da Rocha, da Escola de Enfermagem da UNIRIO,   fizeram uma apresentação sobre o Colégio Doutoral de Enfermagem. As professoras são membros do Colégio Doutoral de Tordesilhas (CDT) de Enfermagem, que tem como objetivo fortalecer a colaboração científica entre as universidades integrantes do grupo. Os CDTs consistem em associações voluntárias de universidades pertencentes ao grupo – e abertas a outras organizações governamentais ou empresariais – que “desejam desenvolver atividades de pós-graduação e/ou doutorado em programas conjuntos de pós-graduação de excelência, comprometendo-se a uma coordenação única nos complementos formativos necessários e linhas de pesquisa”. Este tipo de iniciativa permite mobilidades discentes, cotutelas de teses doutorais, publicações conjuntas e a criação de doutorados conjuntos ou múltiplos.

A coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIRIO, Vanessa Teixeira de Oliveira, também presente no evento, relatou a importância da participação da UNIRIO no Encontro. "Este XXIII Encontro foi especial, pois o nosso reitor, pela primeira vez, participou do Encontro anual do Grupo, reafirmando a nossa liderança na Coordenação do Tordesilhas junto às universidades brasileiras, desde a fundação do Grupo", afirmou.

O Encontro terminou com a realização da Assembleia Geral e com a inclusão de mais três universidades na rede: Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal de Rondônia.

Grupo Tordesilhas:

O Grupo Tordesilhas, fundado em 2000, é uma rede de cooperação entre universidades brasileiras, espanholas e portuguesas, promovendo a colaboração científica e educacional por meio de iniciativas, como a criação de colégios doutorais. Atualmente, o grupo conta com 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas.

Para mais informações sobre o Grupo Tordesilhas, acesse Grupo Tordesilhas

 

 

Fonte: https://www.unirio.br/news/unirio-marca-presenca-no-xxiii-encontro-de-reitores-do-grupo-tordesilhas-em-portugal-1

Abertura do Edital PILA VIRTUAL! - Programa de Intercâmbio Latino Americano 2025-1

 

De 11 de setembro a 25 de outubro de 2024 está aberta a convocatória interna das Instituições de Ensino Superior, integrantes do PILA, para a inscrição de estudantes estrangeiros em disciplinas de graduação e pós-graduação.

A UNIRIO aderiu ao Programa no início de março de 2024 e também está oferecendo disciplinas de graduação e de pós-graduação para estudantes de IES para o primeiro semestre de 2025.

Estudantes de graduação, pós-graduação, gestores, docentes e pesquisadores da UNIRIO podem ter acesso ao catálogo de disciplinas ofertadas no âmbito do PILA no seguinte link: https://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006

O PILA conta com a adesão de 9 países: México, Colômbia, Argentina, Cuba, Nicarágua, Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai, totalizando a participação de 273 IES.

O Programa abrange a mobilidade de estudantes de graduação, pós-graduação, de gestores, docentes e pesquisadores, nas modalidades presencial e virtual.
O Programa baseia-se no princípio da reciprocidade, reconhecimento de créditos e desoneração do custo da matrícula ou mensalidade no destino, se aplicável.

A Unirio está participando da Convocatória do PILA Virtual 2025 - em anexo e disponível em: https://www.programapila.lat/convocatorias/

Os interessados no PILA devem preencher o formulário de inscrição de estudantes (em anexo) e encaminhá-lo para o e-mail: até o dia 25 de outubro de 2024.

 Ficha de Inscrição

 

CONFAP divulga duas novas Chamadas Internacionais com oportunidades para pesquisadores brasileiros

 

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou nesta semana duas novas chamadas transnacionais conjuntas com oportunidades para pesquisadores brasileiros:

  • Chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024 

A iniciativa conta com a adesão de 36 agências de financiamento da Europa e de países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica a longo prazo. (Saiba mais)

 

  • Chamada transnacional conjunta BiodivTransform 2024-2025 

A iniciativa contemplará projetos de pesquisa que unam disciplinas e setores para identificar, analisar e compreender processos de transformação que possam deter e reverter o declínio da biodiversidade.  (Saiba mais)

 

Outras oportunidades internacionais para pesquisadores podem ser acessadas na aba 'Internacional' da Agência de Notícias do CONFAP: https://news.confap.org.br/categoria/internacional/

 

UNIRIO adere à Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS)

 

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) tem a satisfação de anunciar sua recente adesão à Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS). Essa integração marca um passo significativo no compromisso da UNIRIO em promover a saúde e o bem-estar dentro e fora de seus campi, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais de saúde.

A REBRAUPS é uma iniciativa que reúne instituições de ensino superior comprometidas em desenvolver políticas e práticas que promovam a saúde de forma integrada em suas comunidades acadêmicas. Ao se tornar membro da REBRAUPS, a UNIRIO reforça sua missão de formar cidadãos conscientes e saudáveis, além de fortalecer suas ações em prol da qualidade de vida de seus estudantes, professores, técnicos e da sociedade em geral.

A adesão à rede foi possível graças ao empenho da Escola de Enfermagem, da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) e da Reitoria da UNIRIO. Este passo permitirá que a UNIRIO participe ativamente de projetos colaborativos, compartilhe experiências bem-sucedidas e inove nas práticas de promoção da saúde em seu ambiente acadêmico.

Com essa adesão, a UNIRIO se junta a outras universidades de prestígio que também integram a REBRAUPS, ampliando as possibilidades de colaboração e desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade acadêmica e a sociedade.

 

UNIRIO é Acreditada na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS)

 

É com grande satisfação que a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) anuncia sua recente acreditação na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS). O feito foi alcançado com o apoio do Reitor Dr. José da Costa Filho e da Coordenadora da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), Dr. Vanessa Oliveira.

O programa acreditado, intitulado "Programa Multidimensional para Promoção da Saúde da UNIRIO", terá a Professora Cristiane Rocha como Coordenadora, com o Professor Ronaldo Bussi assumindo o papel de Coordenador Adjunto.

Como parte das iniciativas iniciais, serão criados um e-mail específico e uma página na plataforma Plone para dar visibilidade ao Programa. Para tanto, estamos coletando dados sobre as atividades promotoras de saúde realizadas na universidade. Essas atividades incluem ações em ensino, pesquisa, programas de pós-graduação, projetos de extensão e políticas institucionais, abrangendo áreas como a PRAE, o Núcleo de Acessibilidade e o Núcleo Afro-Indígena, entre outras.

Além disso, as atividades serão acompanhadas e transformadas em indicadores, com a coleta de dados através de um formulário anual. Os interessados em participar do grupo de trabalho responsável por essas tarefas devem ser indicados até o dia 5 de agosto de 2024.

Agradecemos o apoio dos Decanos e de toda a comunidade acadêmica na implementação deste importante programa.

 

Comunicado - Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional

 

Em 10 de julho de 2024, foi publicada no sítio eletrônico da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais a Ata da Comissão de Avaliação de Recursos referente ao Edital no.01, de 20 de maio de 2024. Nesta Ata foi publicada a classificação final dos candidatos juntamente com a lista dos 14 (catorze) candidatos contemplados. Estas duas listas seguem publicadas novamente aqui com os nomes completos dos mesmos já que na Ata em questão os nomes foram descaracterizados.

Clique aqui para visualizar o comunicado com as listagens atualizadas.

 

Julgamento dos Recursos e Resultado Final - Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional

 

Dando seguimento ao disposto no item 6 do Edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a divulgação do julgamento dos recursos e resultado final do Edital CRI 01/2024, referente ao processo seletivo de concessão de bolsas de mobilidade internacional.

Para acessar a ata com o resultado do julgamento dos recursos e o resultado final, clique aqui.

Resultado - Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional

 

Tendo em vista o disposto no item 6 do Edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a divulgação do resultado do Edital CRI 01/2024, referente ao processo seletivo de concessão de bolsas de mobilidade internacional.

Para acessar a ata com o resultado preliminar, clique aqui.

 

Edital CRI 01/2024 - Bolsas de Mobilidade Internacional

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais torna pública a divulgação do Edital CRI 01/2024, referente ao processo seletivo de concessão de bolsas de mobilidade internacional.

O presente Edital objetiva conceder a 14 (quatorze) discentes de graduação da UNIRIO 6 (seis) cotas de bolsa de mobilidade acadêmica internacional, no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional visa fornecer condições para que o(a) estudante de curso de graduação da UNIRIO possa aperfeiçoar sua formação no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico, cultural e social.

No âmbito do presente Edital, os alunos contemplados devem se inscrever na Universidade de Coimbra para fazerem mobilidade acadêmica no segundo semestre acadêmico de 2024.

Para acessar o edital, clique aqui.

Para acessar a ficha de inscrição, clique aqui.

 

Webinar Oportunidades da União Europeia | Sexta, 24 maio - 10h - via Zoom

 

Webinar Oportunidades da União Europeia | Sexta, 24 maio - 10h - via Zoom

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais convida para:     

Oportunidades na União Europeia

 

Webinar com Charlotte Grawitz (Euraxess).

Sexta-feira, 24 maio - 10h (Rio de Janeiro) - via Zoom

 

Inscreva-se antecipadamente em: 
https://tinyurl.com/mcx5md88 

*O webinar será realizado via Zoom em português.  

 

Mediação: Vanessa Teixeira de Oliveira (CRI-UNIRIO)

 

Charlotte GRAWITZ é coordenadora da EURAXESS no Brasil e América Latina e Caribe. Ela é uma economista francesa e representa a rede na região desde 2013. EURAXESS é uma iniciativa da Comissão Europeia que apoia a mobilidade de pesquisadores e o desenvolvimento de carreira. 

 

Esta é uma oportunidade valiosa para se conhecer as possibilidades de intercâmbio, pesquisa e cooperação oferecidas pela União Europeia.

 

UNIRIO adere ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano

 

Convocatória para inscrição em disciplinas de graduação e pós-graduação, na modalidade virtual, está aberta até 14 de junho

No mês de março de 2024, a UNIRIO aderiu ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA). A iniciativa é da Associação Colombiana de Universidades (ASCUN), da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México (ANUIES) e do Conselho Nacional Interuniversitário da Argentina (CIN), com o objetivo de enriquecer a formação acadêmica, profissional e integral dos estudantes e permitir a conquista de uma visão internacional em sua educação universitária.

Estudantes de graduação, pós-graduação, gestores, docentes e pesquisadores da UNIRIO interessados em cursar disciplinas no âmbito do PILA podem verificar as opções no catálogo disponível em: https://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006. Lá, podem consultar os requisitos necessários para a participação.

Além disso, a UNIRIO está oferecendo disciplinas de graduação e de pós-graduação para estudantes estrangeiros de Instituições de Ensino Superior (IES) para o segundo semestre de 2024, na modalidade virtual. Há disciplinas vinculadas aos seguintes cursos: bacharelado em Nutrição; licenciatura em Pedagogia; mestrado e doutorado em Alimentos e Nutrição, em Educação, em Memória Social e em Segurança Alimentar e Nutricional; mestrado profissional em Ensino das Práticas Musicais e em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar.

O Programa conta com a adesão de nove países: México, Colômbia, Argentina, Cuba, Nicarágua, Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai, totalizando a participação de 273 IES. A iniciativa baseia-se no princípio da reciprocidade, reconhecimento de créditos e desoneração do custo da matrícula ou mensalidade no destino, se aplicável.

As inscrições nas disciplinas oferecidas no PILA estão abertas até o dia 14 de junho. A Convocatória do PILA Virtual 2024 está disponível em: https://www.programapila.lat/convocatorias/.

Fonte: https://www.unirio.br/news/unirio-adere-ao-programa-de-intercambio-academico-latino-americano-1

 

Universidade de Tolima - Bolsa de alimentação para os alunos em mobilidade

 

A Universidade de Tolima em Ibagué, Colômbia, informa que está aberta a convocatória para mobilidade acadêmica para o semestre 2024-2. Esta convocatória de mobilidade inclui o benefício de uma bolsa para o refeitório universitário, que permitirá a cobertura do serviço de alimentação*

Os alunos interessados devem verificar a oferta acadêmica da Universidade de Tolima no site www.ut.edu.co ou entrar em contato diretamente pelo e-mail para tirar as dúvidas.

Link de pré-inscrição para alunos interessados: ​​https://forms.gle/K5QkinFxZzFP8No97

Data limite para inscrições: 28 de junho de 2024

Após preencher o link acima, os interessados devem entrar em contato com a CRI através do

 

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université - Resultado Final

 

Clique aqui para visualizar o resultado final do edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université.

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université - Ata da Reunião

 

ATA DA REUNIÃO DA COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CONCERNENTE À SELEÇÃO INTERNA DO EDITAL 01/2024 UNIFICADO PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL ENTRE REDES:REARI/RJ - UTRECHT NETWORK, INSTITUTOS POLITÉCNICOS DE PORTUGAL (CCISP) E AIX-MARSEILLE UNIVERSITÉ

 

Inscrições para o Curso de Língua e Cultura Turca - Módulo II -1ª Edição

 

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileira (GCUB) abriu as inscrições para o Curso de Língua e Cultura Turca – Módulo II -1ª Edição, a ser ministrado em português.
 
O curso tem por objetivo proporcionar ao aluno conhecimento introdutório sobre o idioma e cultura turca, possibilitando assim a compreensão dos costumes do país, bem como de sua história, filosofia e religião.
 
Veja abaixo informações complementares sobre o curso:
 
Língua de Instrução: Português.
Carga-horária total: 21 horas.
Modalidade: Virtual.
Plataforma: Zoom.
Periodicidade: Uma aula por semana, com uma hora e meia de duração.
Número de turmas: 1 turma diurna.
Número máximo de participantes: 20 alunos.
Serão emitidos certificados de conclusão do curso.
 
ATENÇÃO: CURSO PAGO.
 
Valor da Matrícula: R$ 50,00
Módulo: R$ 315,00

       PÚBLICO ALVO
 
       – Comunidade acadêmica vinculada às universidades associadas ao GCUB.
 
      SELEÇÃO
 
  1. Ordem de chegada: a seleção dos participantes será realizada com base na ordem de inscrição recebida pelo sistema. Dessa forma, aqueles que se inscreverem primeiro terão maior prioridade na seleção.
  2. Ser parte da comunidade acadêmica das universidades associadas ao GCUB: a participação no curso será restrita apenas a estudantes, professores, técnicos e pesquisadores vinculados a essas instituições.
  3. Distribuição de vagas: as vagas serão distribuídas uniformemente entre as universidades associadas ao GCUB.
 
Dados da transferência
 
Associação Brasileira de Dirigentes de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional
CNPJ: 10.789.274/0001-65 (PIX)
Banco do Brasil
Agência: 2727-8
Conta Corrente: 32576-7.
 
Data limite para inscrição: 10 de fevereiro de 2024, até às 23h59 (BRT).
 
 
 As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte formulário digital: https://form.jotform.com/233555630325655

 

Edital unificado REARI/Utrecht Network, CCISP e Aix-Marseille Université

 

A Rede de Assessorias Internacionais das IES do Estado do Rio de Janeiro (REARI-RJ), no âmbito dos convênios de cooperação entre a REARI e (i) o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), (ii) Rede Utrecht e (iii) Aix-Marseille Université, torna público o Edital para seleção de candidatos à mobilidade internacional.

O objetivo do edital é possibilitar aos(as) alunos(as) das instituições membro da REARI-RJ a oportunidade de participação em programa de mobilidade acadêmica internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior estrangeiras que participam desta edição do programa.

Há isenção do pagamento de mensalidades nas universidades de destino, conforme acordo de cooperação celebrado. Os alunos serão responsáveis pelos gastos com: viagem, visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguro de saúde internacional e demais despesas eventuais. Não há bolsa para este edital.

Os documentos necessários para inscrição estão dispostos no item 7 do edital. Os alunos da UNIRIO deverão se inscrever através do link abaixo:

https://forms.gle/9PsoMu2XVUCm1nzq6

As inscrições estão abertas do dia 5/02/2024 até o dia 27/02/2024. Para mais informações do edital, acesse o link abaixo.

https://reari-rj.org/edital-unificado

 

XX Edital Santander-Universidad de La Rioja

 

A Universidade de La Rioja, comprometida com o trabalho de difusão do conhecimento e da Língua Espanhola, oferece o programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas 2024-2025, dirigido para estudantes matriculados no momento do registro no Edital de Bolsas nas Universidades Brasileiras e com residência permanente na República Federativa do Brasil, que desejam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos nesta língua.  

Diante disto, conscientes da importância do Espanhol no Brasil, assim como de que a aprendizagem de um idioma é um elemento capaz de contribuir para a integração e para a coesão com os países iberoamericanos, a Universidade de La Rioja, com o apoio e patrocinado pelo Banco Santander, oferece 6 (seis) bolsas para a realização de um curso trimestral de Cursos de Língua e de Cultura Espanhola para o próximo ano acadêmico 2024-2025, geridas pela Fundação da Universidade de La Rioja. 

Os candidatos interessados ​​em participar nesta nova edição do programa Edital podem registar as suas candidaturas diretamente no seguinte link www.fundacion.unirioja.es/espanol/editalbolsa, onde está disponível toda a informação relativa ao referido concurso. As pessoas que demonstrem interesse em participar deste programa devem ter em mente que as inscrições online só serão aceitas entre 6 de fevereiro e 17 de março de 2024.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento que possa surgir, entrar em contato pelo email espanol@unirioja.es.

 

Bolsas de Mestrado da Universidad de Valladolid/Banco Santander

 

A Universidad de Valladolid publicou as duas convocatórias anexas para a concessão de 50 bolsas de estudo para a conclusão do mestrado.

O prazo termina em 28 de fevereiro de 2024 às 11h (horário da Espanha).

Qualquer dúvida que possa surgir sobre as convocatórias, encaminhe-as para

Convocatoria Iberoamérica+Asia 24-25

Convocatoria Stem Women 24-25 firmada

 

Bolsas do Grupo Tordesillas-Fundação Carolina - prazo até 1 de abril de 2024

 

Está aberto o prazo para candidatura às bolsas que o Grupo Tordesilhas e a Fundação Carolina financiam conjuntamente para:

“Estadias de pesquisa de curta duração para professores doutores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesilhas, destinadas às universidades espanholas do Grupo Tordesilhas”

 

IMPORTANTE: O prazo para inscrição em uma dessas bolsas permanecerá aberto até 1º de abril de 2024, inclusive (até 24h, horário espanhol)

 

A documentação para solicitar a bolsa deve ser enviada para gtordesillas.secretaria@uva.es, pois o Grupo Tordesilhas é o único que pode inscrever candidatos. O candidato não poderá entrar no site da Fundação Carolina sem a prévia validação do Grupo Tordesilhas.

 

A documentação exigida pelo Grupo Tordesilhas está descrita abaixo

 

Os professores interessados ​​​​devem seguir estes passos para se candidatar à bolsa Grupo Tordesillas-Fundación Carolina:

 

1) Escreva para o nosso email (gtordesillas.secretaria@uva.es) enviando os seguintes documentos do professor solicitante da bolsa:

 

-Nomes e sobrenomes

-E-mail

-Cópia digitalizada do Documento de Identidade (Passaporte)

-Cópia digitalizada do seu doutorado

-Universidade onde você trabalha como professor e cópia digitalizada do documento que atesta que você é professor dessa universidade

-Universidade espanhola onde pretende realizar a estadia e carta de aceitação da mesma, indicando o número de meses de duração da estadia (Mínimo 1 mês, máximo 3 meses)

 

2) Uma vez enviados os dados e documentos do ponto 1, o Grupo Tordesilhas validará a sua candidatura e receberá um email automático com palavras-passe pessoais e instruções para que possa aceder e preencher o formulário de pedido de bolsa no site da Carolina Fundação. Nesta fase, as dúvidas serão respondidas em Mobilitordesillas_2024@fundacioncarolina.es.

 

Para qualquer informação adicional consulte o edital.

 

Três novas bolsas de mestrado e doutorado na França

 

BOLSA DE MOBILIDADE PARA DOUTORADO "GUATÁ"

 

Após o sucesso de 2023, o edital de bolsa é renovado e amplia a parceria com nove instituições brasileiras: UNICAMP, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR e UFF. A bolsa é destinada para estudantes indígenas de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, inscritos nas instituições parceiras e que desejam realizar um intercâmbio na França durante o doutorado. Além de uma série de benefícios, concede o subsídio de 1704 euros mensais para os alunos de doutorado pelo período de 6 a 11 meses.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Verifique a publicação aqui.

 

BOLSA TerrEE

 

O programa é destinado aos estudantes do primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado no Brasil que estejam pesquisando sobre temas na área de ecologia, ciências ambientais, ciências da natureza e saúde.

 

Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França sobretudo em questões referentes à crise climática e da perda da biodiversidade.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2024.

 

Acesse a publicação aqui.

 

BOLSA DE EXCELÊNCIA M2

 

Em seu quarto ano de programa, a bolsa concede aos estudantes inscritos no segundo ano do Master em uma universidade francesa (M2) a quantia de 470 euros por mês por um período de 10 meses, além de outros benefícios. Por se tratar de um financiamento parcial, é necessário que o candidato apresente uma prova de complemento no valor de 390 euros por mês.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2024.

 

Confira a publicação aqui.

 

 

Edital para a Criação de Colégios Doutorais do Grupo Tordesilhas

 

Informamos que está aberta a Chamada para recebimento de propostas para a criação de novos Colégios Doutorais em Tordesilhas até 20 de março de 2024

No Acordo Quadro anexo (versões em português e espanhol) poderá consultar as regras gerais para a criação de um Colégio Doutoral de Tordesilhas.

As universidades parceiras interessadas em formar um novo CDT deverão elaborar um Acordo Específico descrevendo sua proposta (você pode consultar Acordos Específicos dos CDTs existentes em www.grupotordesillas.net)

De acordo com a capacidade financeira do Grupo Tordesilhas, a Comissão Coordenadora decidirá quanto poderá financiá-los e quantos CDT poderão ser aprovados. A seleção dos CDT a financiar dependerá do âmbito do projeto, do plano do trabalho proposto, da utilização que se aplica ao financiamento e dos resultados esperados em termos de publicações, conteúdos pedagógicos online ou cursos em formato e-learning e cotutelas a serem realizadas.

Edital PORT / Edital ESP 

 

Edital - Bolsa Victor Hugo

 

Para o ano letivo 2024-2025, a université de Franche-Comté lançará mais uma vez seu programa de bolsas Victor-Hugo, um programa único para estudantes da América Latina e do Caribe.

Os beneficiários desta bolsa farão dois meses de cursos intensivos de francês no Centro de Linguística Aplicada da Université de Franche-Comté em julho e agosto, estarão isentos de propinas para o ano letivo 2024-2025 e receberão o equivalente monetário do aluguel na residência universitária e duas refeições no restaurante universitário de julho de 2024 a junho de 2025.

A partir do ano letivo 2019-2020, apenas estudantes de universidades parceiras do UFC serão elegíveis para este programa. O objetivo desta medida é fortalecer os laços entre as nossas instituições.

Os procedimentos e horários da bolsa Victor Hugo na université de Franche-Comté estão especificados no Guia Bourse Victor Hugo anexo a esta carta (disponível em francês, espanhol e português). As candidaturas enviadas à université de Franche-Comté diretamente pelos alunos serão consideradas inadmissíveis, bem como as candidaturas incompletas.

O prazo para inscrições é 4 de março de 2024.

Edital BR / Edital FR

 

Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2024

 

O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica anuncia que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa UNIGOU REMOTE Academic Internships, em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca. As atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
 
O Programa UNIGOU REMOTE é desempenhado com o apoio das Embaixadas do Brasil e da República Tcheca e tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, através de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência.

Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU Remote terão a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas em suas áreas de formação junto aos pesquisadores das instituições parceiras da República Tcheca. Além disso, serão orientados a produzirem e publicarem artigo científico aderindo aos padrões internacionais, de modo a ampliarem suas possibilidades de engajamento na comunidade científica internacional.

O Programa é tipicamente conduzido durante o período de recesso de verão no Brasil (Janeiro a Março de 2024).


Período: Janeiro a Março de 2024

Período de Inscrição: até 15 de Outubro de 2023
Duração: 2 a 3 meses
Idioma do Programa: Inglês
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante ou recém graduado em uma das universidades brasileiras de interesse; haver concluído, no mínimo, 2 anos do programa de graduação na universidade brasileira de origem; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação

Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem se inscrever através do endereço www.incbac.org

 

Graduação e pós-graduação na França

 

O Campus France Brasil informa que o calendário de candidaturas para graduação e pós-graduação na França para 2024-2025 já está disponível.

 

As instituições francesas aceitam candidaturas de estudantes brasileiros para formações de graduação (Licence) e pós-graduação (Master) nas mais variadas áreas de estudos.

 

Candidatura para o primeiro ano de Licence em uma universidade pública francesa e Diploma de arquitetura.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

15/12/2023 - Data limite para a entrega de documentos online e data de envio dos resultados do teste linguístico (DELF B2, DALF C1 ou C2, ou TCF TP+EE)

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição francesa

 

Candidatura para o segundo ou terceiro ano de graduação (Licence), pós-graduação (Master), BUT e Diploma de engenharia.

01/10/2023 - Abertura do período de inscrições

31/01/2024 - Data limite para a entrega de documentos online

08/03/2024 - Data limite para a realização das entrevistas presenciais e data limite para o envio dos resultados do teste linguístico.

30/04/2024 - Data limite para a resposta da instituição

 

Para mais informações, consulte os links abaixo:

 

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Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional

  

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar até 31/10/2023 para estadias de pesquisa entre maio de 2024 e janeiro de 2025.

Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.

Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

 

CHAMADA CNPq n.º 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para CHAMADA CNPq n.º 14/2023 –  Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação com objetivo de fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa por meio da concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio, em todas as áreas do conhecimento. O prazo de submissões das propostas vai até 01 de setembro de 2023. Ao todo, está previsto um investimento de R$ R$ 55 milhões.

A chamada conta com algumas novidades. Além de prevê apoio a projetos em cooperação que receberão recursos não só pra bolsas, mas também para custeio, ela prevê também a concessão de bolsa de pós-doutorado para projeto individual. Esses projetos serão apoiados nas seguintes faixas:

Faixa 1:

a) Projeto em cooperação, compreendido como projeto de pesquisa com comprovada articulação internacional entre grupos já estabelecidos, mediante a manifestação por escrito dos grupos internacionais envolvidos no projeto;

Faixa 2:

b) Projeto individual, entendido como um projeto de pesquisa que busca estimular o engajamento de doutores, com até 10 anos de conclusão do doutoramento, em pesquisas internacionais de forma a promover novas lideranças científicas.

c) É desejável que a capacitação internacional pretendida agregue condições para que o pesquisador possa concorrer em projetos de cooperação, no futuro, pelo Brasil.

Os projetos da Faixa 1 contarão com recursos para bolsas e custeio de acordo com as seguintes modalidades Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior nas categorias Sênior (DES) e Junior (DEJ). Já na faixa 2, os recursos serão para concessão de uma bolsa individual de Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e o proponente será o beneficiário da bolsa PDE.

A chamada também estimula a cooperação entre países latino-americanos, caribenhos e africanos e a diversidade regional, incentivando projetos com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para mais informações acesse a Chamada

 

Edital de Bolsas de Pesquisa lançado pela Universidade de St. Gallen na Suíça

 

A Embaixada da Suíça no Brasil tem o prazer de informar sobre o Edital de Bolsa de Pesquisa lançado pela Universidade de St. Gallen, através do Instituto de Gestão na América Latina (GIMLA). O objetivo da Bolsa é a promoção de projetos mono ou interdisciplinares e o envolvimento em parcerias bilaterais ou multilaterais entre a Suíça e países da América Latina. Pesquisadores de todas as disciplinas são convidados a se candidatarem.

 

O edital encontra-se aberto para candidaturas até o dia 09 de julho de 2023.

 

Maiores informações estão disponíveis no seguinte link:

→  Call information

Informamos que no dia 25 de junho de 2023 às 16:15 (CET), ocorrerá uma sessão de informação pelo Zoom, na qual perguntas individuais podem ser feitas.

 

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade da Rede REARI-UTRECHT

 

A Rede REARI-UTRECHT divulgou edital para o processo seletivo do programa de mobilidade internacional, que terá início no segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024. As inscrições são destinadas a alunos regularmente matriculados em algum curso de graduação das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, como o CEFET/RJ, Colégio Pedro II, IFRJ, UERJ, UENF, Unirio, UFRJ e UFF. Para se candidatar, é preciso ter conhecimento intermediário no idioma da universidade internacional de interesse. As inscrições vão até o dia 17 de março de 2023.

O principal objetivo da seleção é incentivar a participação de até dois alunos de cada instituição de ensino do Rio de Janeiro em intercâmbio nas universidades da Alemanha, Áustria, Estônia, Grécia e Polônia por um semestre. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas. 

Para mais informações, acesse o edital.