Você está aqui: Página Inicial / Laboratório Artes do Movimento (LABAM) convida para lançamento de livro

Laboratório Artes do Movimento (LABAM) convida para lançamento de livro

O “Laboratório Artes do Movimento” (LABAM) convida para evento de lançamento do livro Artista do Corpo: na criação de novas palavras-corporeidades, de Matheus Neves.

O evento será acompanhado de roda de conversa e apresentação de performances.

Organização: Profas. Adriana Bonfatti, Juliana Manhães, Marina Magalhães e Joana Tavares (Bacharelado em Atuação Cênica - Departamento de Interpretação -Escola de Teatro).

Sobre o livro

“O personagem principal dessa escrita encenativa é o corpo negro pulsante (...). Não que o corpo negro seja objeto de análise, mas sim que as produções artísticas e teóricas de pessoas negras são pilares desse trabalho, assim como minha própria prática de treinamento e criação cênica que acompanha este livro”

Matheus Neves – Ator, dramaturgo, diretor teatral e arte-educador. Bacharel em Atuação Cênica pela UNIRIO. Mestre em Artes da cena pela UFRJ, investiga aspectos da preparação corporal para atuação, dança e performance.

Roda de conversa com:

- Fernanda Dias - atriz, dramaturga, coreógrafa, preparadora corporal, pesquisadora e dançarina das danças negras brasileiras e africanas - UNIRIO/UFRJ;

- Jorge Maia - poeta, contista, roteirista audiovisual, integrante do grupo Tuc Boys, palestrante sobre educação e práticas antirracistas e professor de História da UFRJ.

- Renato Farias - branco, antirracista, ator, apresentador, roteirista, dramaturgo, diretor, mestre de cerimônias e sanitarista. Dirige a Companhia de Teatro Íntimo e o Complexo Negra Palavra – PPGAC/UNIRIO

Performances:

- “Pingado” – Atuação de Gizelly de Paula (direção e dramaturgia de Bruna Christine).

O trabalho procura evidenciar e alertar sobre como toda uma ancestralidade, submetida ao projeto de poder do colonizador, é afetada para além de um paradigma material e histórico, mas também estético e, sobretudo, espiritual.

- “Selah” – Atuação, concepção e criação de Hélio Artur.

Numa tradução do Antigo Testamento para o grego, selah foi traduzida por diapsalma, que significa intervalo, interlúdio e mudança de tom. Uma pesquisa sobre a temática da Teatralidade na Cultura Hip Hop

- “Agulha” - Atuação, direção e dramaturgia de Rita Dias. “Agulha” tece a história de Rita e das mulheres que a formou. A cada novo ponto se volta para olhar o trabalho e ver todo o percurso criado através das mãos. Conheça Rita revestida de si e de sua história.

Serviço:

Dia 09 de outubro, segunda-feira. De 17:00h as 19:00h