Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / licenciatura / Eixos de formação

Eixos de formação

Licenciatura em Teatro

A organização da matriz curricular do Curso de Teatro - Licenciatura, terá a duração de 3200 horas, distribuídas por eixos de conhecimento curricular, conforme a distribuição abaixo:


EIXO FUNDAMENTAL

630 horas

Neste eixo encontram-se os conhecimentos considerados básicos da linguagem teatral e dos processos pedagógicos referentes ao ensino do teatro, como também a articulação de conhecimentos teórico-práticos teatrais com conhecimentos teórico- práticos básicos de outras linguagens artísticas afins.


EIXO DA LINGUAGEM TEATRAL

630 horas

Este eixo reúne conhecimentos referentes à história do teatro, dramaturgia e literatura dramática, dos códigos e convenções da linguagem cênica na concepção da encenação; conhecimento e domínio técnico e expressivo do corpo visando a interpretação teatral e domínio técnico-construtivo na composição dos elementos visuais da cena teatral; conhecimento de conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos diferentes elementos da linguagem teatral.


EIXO PRÁTICA DE ENSINO

480 horas

Este eixo reúne, na sua totalidade disciplinas relacionadas à prática como componente curricular, oferecendo ao estudante, desde o início do curso, a dimensão prática da ação educativa no campo do ensino do teatro, articulando teoria e prática durante toda a extensão do processo formativo como prevê o Parecer CNE/CP 28//2001:

“A prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino. Sendo a prática um trabalho consciente cujas diretrizes se nutrem do Parecer 9/2001 ela terá que ser uma atividade tão flexível quanto outros pontos de apoio do processo formativo, a fim de dar conta dos múltiplos modos de ser da atividade acadêmico- científica. Assim, ela deve ser planejada quando da elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo. Em articulação intrínseca com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, ela concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar”.

O eixo Prática de Ensino totaliza a oferta de 480 horas de disciplinas como componente curricular, atendendo às diretrizes propostas pela RESOLUÇÃO No 2, DE 1o DE JULHO DE 2015 do MEC, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

 

EIXO DO ENSINO DO TEATRO

240 horas

Este eixo articula teoria e prática do ensino de teatro à aquisição de conteúdos pedagógicos gerais e específicos. É a articulação dos conhecimentos teórico-práticos da linguagem teatral com a prática e a pesquisa no ensino do teatro, visando o processo educacional em situações formais e não formais de ensino. Integra os conhecimentos dos princípios gerais de educação, dos processos pedagógicos referentes à aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, como subsídio para o trabalho educacional.


EIXO DE OPTATIVAS ATUAÇÃO CÊNICA

Oferece as disciplinas Atuação Cênica III, IV, V, VI, com o carga horária mínima de 180 horas, ficando o estudante livre para escolher duas dentre as quatro delas.


EIXO DE OPTATIVAS COMPLEMENTARES

Apresenta um leque amplo de disciplinas optativas com carga horária mínima de 300 horas. O aluno poderá completar a carga horária de disciplinas optativas exigidas, escolhendo entre as oferecidas pelo Departamento de Ensino de Teatro, por outros departamentos da Escola de Teatro, pela Escola de Letras, pela Escola de Música, pela Escola de Educação ou por outros departamentos do Centro de Ciências Humanas e Sociais, indicadas nos quadros das optativas.