Você está aqui: Página Inicial / Mostra Científica do Instituto de Biociências / Regulamento para apresentação de trabalhos

Regulamento para apresentação de trabalhos

A 2ª Mostra Científica do Instituto de Biociências (Ibio) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) ocorrerá no dia 18 de outubro de 2023. Durante a Mostra haverá espaço para a comunidade acadêmica divulgar as suas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. Será permitido a exposição de coleções; material didático; oficinas; trabalhos (pôsteres) inéditos. Os participantes, docentes e discentes, farão jus a um certificado. Os resumos das atividades serão organizados em uma publicação online. As apresentações deverão ser direcionadas aos alunos da Educação Básica.

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIRIO

A  Diretoria do Instituto de Biociências da Unirio torna público o presente regulamento da 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DO IBIO que acontecerá no dia 18 de outubro, das 10h às 12h, quando os docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação do Ibio poderão apresentar seus laboratórios e suas atividades de ensino, pesquisa e  extensão, sendo seus resumos publicados nos anais do evento conforme as regras presentes neste regulamento.

1. FINALIDADE

Contribuir para divulgação, intercâmbio da produção, conhecimento, reflexões e discussões da comunidade acadêmica do Ibio.

2. INSCRIÇÕES

Os docentes e técnicos-administrativos interessados em participar deverão inscrever seus trabalhos entre os dias 03 e  31 de julho de 2023. Para participar é preciso, inicialmente, realizar o cadastro no formulário disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/kcjLBw1FDyyYG5ULA

Os alunos interessados em participar necessitam, obrigatoriamente, ter um docente ou técnico-administrativo que seja seu coordenador ou orientador e que realize a inscrição no evento. Alunos sem coordenador ou orientador não poderão participar.

No ato da inscrição, deverá ser informado o título do trabalho, o nome e e-mail de um ou dois monitores que realizarão a apresentação no dia do evento. Deve ainda ser enviado um resumo de acordo com as regras.

3. RESUMO

Os resumos devem apresentar as seguintes informações:

• Título – todo em caixa alta

• Autores – Nome completo de acordo com a ordem que constará no certificado, separados por vírgula, sem informações adicionais

• Instituição de todos os participantes

• Apoio Financeiro – CNPq, CAPES ou qualquer outra agência de fomento. (opcional)

• Corpo do resumo:

Pôster: em um parágrafo único, com 300 a 400 palavras, contendo, os seguintes tópicos que devem ser apresentados de forma contínua - Introdução: visão geral sobre o tema e relevância. Objetivo do trabalho: de forma concisa. Metodologia: como o trabalho foi realizado incluindo, se for o caso, a análise estatística ou qualitativa empregada. Resultados: deve conter os resultados da pesquisa de forma descritiva e discutidos com base na literatura pertinente. Conclusões: deve ser embasada nos resultados e relacionada aos objetivos da pesquisa.

Oficinas, exposição de coleções ou material didático: em um parágrafo único, com 300 a 400 palavras, contendo, os seguintes tópicos que devem ser apresentados de forma contínua. Introdução: visão geral sobre o tema e relevância. Objetivo do trabalho: de forma concisa. Proposta de atividade.

• Palavras-chave – até 4 palavras-chaves que, preferencialmente, não estejam no título do trabalho

Importante: Os resumos serão revisados por pares. Poderão ser solicitadas eventuais correções e adequações. Só serão publicados os resumos aprovados após a revisão com as devidas correções indicadas pelos revisores. A responsabilidade pelo conteúdo do resumo é toda do servidor responsável. Todos os inscritos automaticamente serão responsáveis pela revisão de dois resumos.

4. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As apresentações serão definidas da seguinte forma:

• As apresentações terão o formato livre, pôster ou outra modalidade que seja possível de ser realizada no tempo e local estipulado.

• A duração das apresentações de trabalhos será das 10h às 12h. Um monitor deverá estar presente o tempo todo, podendo haver revezamento entre eles. A presença do servidor responsável é facultativa.

• Os trabalhos deverão ser montados às 9h e deverão, preferencialmente, ter itens que compõem o trabalho apresentado, de modo a atrair o público. Para isso podem ser colocados microscópios, lupas, material biológico para observação, notebooks, entre outros, pertencente ao responsável e sob a sua responsabilidade.

IMPORTANTE: O Ibio  não se responsabiliza pelos eventuais recursos didáticos, estruturais ou tecnológicos necessários. Caberá ao participante escolher um formato e providenciar o equipamento necessário.

5. CERTIFICADOS

Serão emitidos os seguintes certificados:

• de resumo submetido no evento aos autores do trabalho;

• de participação na Mostra na qualidade de monitor para quem apresentar os trabalhos durante o evento.

Os certificados de resumo submetido contam como Publicação em Anais de evento no seu Currículo Lattes. Os certificados de apresentação e participação contam como Participação em Eventos no seu Currículo Lattes e como atividades complementares no seu histórico.

Todos os certificados serão enviados para o e-mail informado no formulário de inscrição, caso confirmada a presença no evento.

6. PUBLICAÇÃO

A Direção do Ibio irá disponibilizar, em formato PDF, um livro com os Anais do evento, contendo todos os resumos apresentados e seus respectivos e-pôsteres. Os interessados em incluir o pôster na publicação deverão enviá-los em formato tiff com resolução mínima de 300 dpi até o dia 31/08/23. A publicação estará disponível no dia do evento.

7. CRONOGRAMA

DIA

03/07/2023

Abertura das inscrições