Você está aqui: Página Inicial / [P] Notícias / Projeto Artes Cênicas em Extensâo 10 Anos

Projeto Artes Cênicas em Extensâo 10 Anos

por Cultura Unirio publicado 01/12/2023 18h15, última modificação 30/11/2023 10h15
AGENDA ARTÍSTICA E CULTURAL UNIRIO 2023

𝗢 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗔𝗿𝘁𝗲𝘀 𝗖ê𝗻𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗘𝘅𝘁𝗲𝗻𝘀ã𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝗱𝗮 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗝𝗼𝗿𝗻𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝟭𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀

A Jornada de 10 anos do Artes Cênicas em Extensão será composta por mesas redondas e ocorrerá no dia 4/12, de 10 às 18h, sala de audiovisual (401) do Centro de Letras e Artes (CLA) da UNIRIO - Avenida Pasteur, 436 (Urca). Serão emitidos certificados de ouvinte.

O Projeto Artes Cênicas em Extensão foi idealizado e criado em 2013, a partir da iniciativa de companhias teatrais da Baixada e da Zona Oeste, que procuraram algumas professoras da Escola de Teatro da UNIRIO com o desejo de aproximar os artistas dos grupos de teatro da “chamada” periferia da academia. O Projeto vem sendo (re)elaborado, (re)avaliado e produzido desde então em parceria com esses que se tornaram colaboradores externos à comunidade acadêmica, no intuito de promover a trocas de saberes entre comunidade artística e universidade.

Ao longo dos anos, o Artes Cênicas em Extensão convidou vários professores, artistas, pesquisadores para colaborar com as atividades dos Seminários Teatrais, das Incubadoras Artísticas, do programa Nos Trilhos, dos Grupos de Estudo, das Leituras Dramatizadas, entre outras. Várias companhias da Baixada e da Zona Oeste apresentaram seus espetáculos na Escola de Teatro, desde 2014, do mesmo modo que o projeto também se moveu rumo às sedes dos grupos. No período de isolamento social, os diálogos se expandiram para além do mapa fluminense e alcançaram outros estados, como Pernambuco, Maranhão, Piauí e Ceará, via plataformas digitais.

Em seus 10 anos de trajetória, o projeto se orgulha das parcerias feitas tanto com os grupos da Baixada Fluminense e da Zona Oeste, quanto com demais artistas e estudiosos das artes da cena.

#unirio #cultura #culturaunirio #claunirio #culturabrasileira #culturapopular #universidade