Tacio Teixeira Prevatto - Produto Final
Tacio Teixeira Prevatto VIOLÃO DE CÂMERA IBÉRICO: ARRANJOS DE SEIXAS E SOLER Orientador:
NICOLAS LEHRER DE SOUZA BARROS
Abreviatura:
PREVATTO, T. T.
Data da Defesa:
24/02/2025
Resumo: Este trabalho é dividido em três partes: a) uma antologia de doze obras originais para instrumentos de tecla dos compositores Carlos Seixas (1704-1742) e Antonio Soler (1729-1783), arranjadas para duo de violão e flauta (ou outro instrumento melódico) e duo de violões; b) uma seção introdutória onde são explicados os signos utilizados nas digitações das obras, bem como nas ornamentações; c) o artigo que foi defendido no curso deste Mestrado Profissional em Música da UNIRIO (PROEMUS), no qual foi elaborado um pequeno panorama sobre as praxes de arranjo para cordofones dedilhados entre os séculos XVI-XXI. No final do artigo, uma contribuição para as terminologias associados às práticas de arranjo na língua portuguesa : “arranjo agregador”. O objetivo deste trabalho é a expansão do repertório camerístico do violão através de arranjos, explorando as possibilidades sonoras, técnicas e interpretativas do instrumento. Na elaboração dos arranjos, foi utilizada a metodologia supracitada de arranjo agregador, que consiste, essencialmente, no acréscimo de notas e mudanças de texturas ao texto musical original, aproveitando os recursos do violão em uma situação camerística.
Palavras-chave:
Violão; Arranjo; Carlos Seixas; Antonio Soler; Arranjo Agregador
Abstract:
This work is divided into three parts: a) an anthology of twelve original works for keyboard instruments by the composers Carlos Seixas (1704-1742) and Antonio Soler (1729-1783), arranged for guitar and flute duo (or other melodic instrument) and guitar duo; b) an introductory section explaining the symbols used in the fingering of the works, as well as the ornamentation; c) the article that was defended in the course of this Professional Master's Degree in Music at UNIRIO (PROEMUS), with a brief overview of the arranging practices for plucked string instruments between the 16th and 21st centurie. At the end of the article, a contribution to the terminology associated with arranging practices in the Portuguese language: “aggregating arrangement”. The objective of this work is to expand the chamber repertoire of the guitar through arrangements, exploring the sound, technical and interpretative possibilities of the instrument. In creating the arrangements, the aforementioned methodology of aggregating arrangement was used, which essentially consists of adding notes and changing textures of the original musical text, taking advantage of the guitar's resources in a chamber music situation.
Keywords:
Guitar; Arrangement; Carlos Seixas; Antonio Soler; aggregating arrangement
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Começou a tocar violão aos 14 anos de idade, também aprendendo rudimentos musicais no ensino básico do Colégio Pedro II e em curso particular. Durante dois anos, foi bolsista do projeto "Fazendo Música no Percurso da História", participando de diversos concertos didáticos coordenados por Rebeca Vieira. Em 2017, ingressou no curso técnico da Escola de Música Villa-Lobos, sendo orientado por Mara Lúcia Ribeiro. Participou de masterclasses com Turibio Santos, Thomas Patterson (EUA), Francisco Gil (MEX), Ximena Matamoros (CHI), Thiago Colombo e Fabio Zanon. Em 2018, ingressou na Orquestra de Violões da AV-Rio, realizando diversos recitais com este conjunto em importantes salas do Rio de Janeiro. No mesmo ano, ingressou no curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, transferindo em seguida para o Bacharelado em Violão da instituição e estudando com Maria Haro; atualmente, integra a classe de Nicolas de Souza Barros. Foi semifinalista das edições IX e X do Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter e finalista do II CNVV da AV-Rio, no qual conquistou o 4 lugar. Também recebeu Menção Honrosa no II Concurso Internacional Violão & Violão, em parceria com a Associação Portuguesa de Guitarra Clássica.
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