Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Estudos em Políticas Públicas - NEPP

Núcleo de Estudos em Políticas Públicas - NEPP

Apresentação
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP da UNIRIO tem como proposta analisar a formulação e a implementação de políticas públicas sob o enfoque da organização da gestão, da sustentabilidade e do alcance aos grupos em condição de vulnerabilidade social.
O projeto de extensão pretende desenvolver uma análise crítica da política pública a ser avaliada a fim de elaborar material que indique possíveis falhas na sua concepção e execução, bem como apontar eventuais alterações que, se colocadas em prática, se adequariam melhor ao fim por ela proposto.
Objetivo geral

O objetivo geral do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP da UNIRIO consiste em fortalecer a formação acadêmica dos alunos participantes, bem como auxiliar entes públicos na concepção e implementação de políticas públicas voltadas à categoria atendida e a avaliação daquelas existentes, a fim de buscar melhores resultados para o grupo vulnerável (público-alvo) que se pretende ver beneficiado com tais políticas.

Foco de Estudo e Extensão 2018/2019

Para o período março de 2018 até dezembro de 2019 o NEPP escolheu como foco de estudo a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em virtude de seu caráter estratégico para o País, do seu impacto nos grupos vulneráveis e de sua interdisciplinariedade. Os estudos foram divididos em dois grupos com encontros a cada três semanas, sempre às segundas-feiras, 9:30hs, na sala 103 do CCJP:

I. Histórico e Estrutura da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (encontros 27/08; 17/09; 08/10; 29/10; 19/11 e 10/12);

II. Efetivação da Política - Instrumentos Jurídicos e Orçamentários (encontros: 03/09; 24/09; 15/10; 05/11; 26/11 e 10/12).

Drive com arquivo do projeto, textos para leitura e atas das reuniões:  https://drive.google.com/open?id=1LvBZwMmAIDYrqObIgmczBl3mIrlpPCkb

Prof. Dr. Eduardo Domingues

E-mail: edomingues@unirio.br