Informações
Dando continuidade ao Projeto Saber Comum, que visa tornar disponível para estudantes de Pós-Graduação todas as áreas do conhecimento um elenco de disciplinas de formação geral, além de também ser uma plataforma de divulgação científica e cultural, serão oferecidas para 2021/2º duas disciplinas coordenadas por docentes de cada uma das instituições partícipes em parceria e que podem valer créditos de disciplinas eletivas.
Calendário
Inscrições – 30/08/2021 a 16/09/2021
Os alunos de pós-graduação interessados devem entrar em contato com a secretaria acadêmica de seu curso.
Início das disciplinas – 13/09/2021
Encerramento das disciplinas – 23/12/2021
Serão duas disciplinas de 45 horas e 3 créditos, a saber:
1. Democracia, Desigualdades e Direitos
Ementa:
Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre economia, história, sociologia, antropologia, ciência política e direito, e assumindo as dimensões nacionais e internacionais, a disciplina pretende discutir: os conceitos, os funcionamentos e os desafios da democracia e suas instituições (autoritarismo, sistemas políticos, eleitorais e partidários, políticas públicas, mídia); as desigualdades crescentes em várias partes do globo, em suas múltiplas dimensões - de classe, mas também as desigualdades de gênero e raça -, bem como sua interface com o mercado de trabalho, os percursos educacionais e a organização do Estado; os direitos, sua constituição histórica e o papel dos movimentos sociais.
Programa:
APRESENTAÇÃO DO CURSO
- Democracia e Autoritarismo
- Dimensões das Desigualdades
MÓDULO I: DEMOCRACIA - 9 AULAS - TEMAS:
- Presidencialismo e Parlamentarismo
- Relação Executivo-Legislativo
- Instituições de Justiça
- Eleições e Sistema Eleitoral
- Partidos e Sistema Partidário
- Comportamento Político e Eleitoral
- Mídia e Política
- Gênero e Política
- Raça e Política
MÓDULO II: DESIGUALDADES - 10 AULAS - TEMAS:
- Desigualdade na história
- Desigualdade e pandemia
- Desigualdade e estratificação social
- Desigualdade e mobilidade social
- Desigualdade racial
- Desigualdade de gênero
- Intersecções das desigualdades de raça e gênero
- Desigualdade e educação
- Desigualdade e mercado de trabalho
- Desigualdade, riqueza e tributação
- Desigualdade e estado de bem-estar social
- Desigualdades e precariedades, em perspectiva comparada
- Desigualdades e moralidades, em perspectiva comparada
- Desigualdades e Intolerância Religiosa
MÓDULO III - DIREITOS - 9 AULAS - TEMAS:
- Resistência e luta por direitos sob a escravidão
- Genocídio, exploração e lutas: A resistência das populações indígenas ao longo da história do Brasil
- Trabalhadores e trabalhadoras nas lutas por direitos durante a Primeira República
- As lutas dos afrodescendentes por direitos no pós-abolição
- Trabalhadores e lutas por direitos na Era Vargas
- O direito das mulheres à participação política
- As lutas dos trabalhadores e a Ditadura Militar
- A luta por Direitos Humanos no Brasil
- As lutas dos trabalhadores rurais, o direito à terra e à Segurança Alimentar
- Renda Básica como Direito
- A formação jurídica e naturalização da desigualdade
- O direito a permanência e tecnologias de resistência popular
- Direitos e identidades sociais no espaço público
ÚLTIMA AULA - Encerramento
2. Mudanças Climáticas
Introdução: A instabilidade climática tem protagonizado diversos debates ao longo das últimas décadas. Dialogar sobre o clima e suas alterações têm mobilizado tomadores de decisão, setor público e privado, instituições e sociedade civil, em escalas global, regional e local. O curso de Mudanças Climáticas do Saber Comum tem o intuito de fomentar este diálogo. Iremos abordar a crise do clima de forma interdisciplinar, estudando conceitos-chaves sobre mudanças climáticas, os impactos e desdobramentos destas mudanças para a sociedade, economia, política, natureza, assim como para grupos específicos.
Objetivos de aprendizagem: Conceituar termos-chave e reconhecer processos climatológicos, biológicos, sociais e econômicos; reconhecer como os efeitos das mudanças climáticas e medidas de enfrentamento podem atingir grupos e comunidades, em escala temporal e espacial; contextualizar os impactos e enfrentamentos das mudanças climáticas com diferentes realidades e vivências, inclusive dos próprios alunos; promover o diálogo entre alunos, professores e monitores sobre a crise climática.
Ementa: Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre diversos campos da ciência, sociedade, economia e política, a disciplina pretende articular, aprofundar e integrar conhecimentos acerca de fundamentos básicos de climatologia; processos que envolvem as mudanças do clima em nosso planeta; os impactos e desafios das mudanças climáticas, bem como estratégias de enfrentamento. Essa abordagem será conduzida por meio de aulas que apresentam diferentes óticas acerca do tema.
Conteúdo Programático:
1º módulo: FUNDAMENTOS - Este módulo tem o objetivo de conceituar termos e processos de climatologia, além de interrelacioná-los com contexto espacial, temporal, social, econômico e ambiental.
2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES - Este módulo destina-se a estabelecer uma articulação entre as mudanças climáticas, suas causas, impactos e consequências em distintos setores da sociedade, inclusive para áreas e grupos em situação de vulnerabilidade.
3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS - Este módulo destina-se a apresentar e dialogar sobre estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, incluindo uma pluralidade de percepções e alternativas viáveis.
Saber Comum - Disciplina Mudanças Climáticas |
||||
Semana |
Aula |
Data que vai ao ar |
Tema |
Convidado/a |
1 |
1 |
16/09 10-12h (12-13h - Zoom com os alunos) |
Live de Abertura |
Paulo Artaxo (USP) |
Mercedes Bustamante (UnB) |
||||
Tatiana Roque (UFRJ) - mediação |
||||
1º módulo: FUNDAMENTOS (9 aulas) |
||||
2 |
2 |
21 setembro |
Percepção Pública |
Tatiana Roque - UFRJ e Claudine Dereczynski |
2 |
3 |
23 setembro |
Balanço global de radiação e energia |
Ednaldo Santos - UFRRJ |
3 |
4 |
28 de setembro |
Circulação atmosférica de grande e mesoescala e circulação oceânica, distribuição dos elementos climáticos. |
Lúcio Silva de Souza - UERJ |
3 |
5 |
30 de setembro |
Definições mudanças, variabilidade e anomalias climáticas, mudanças climáticas naturais e antrópicas |
Heitor Evangelista - UERJ |
4 |
6 |
05 de outubro |
Modos de variabilidade climática (Madden e Julian, El-Niño/Oscilação Sul, Oscilação Decadal do Pacífico) |
Fernanda Cerqueira Vasconcellos - UFRJ |
4 |
7 |
07 de outubro |
Observações e modelagem climática e projeções |
Marcio Cataldi - UFF |
5 |
8 |
12 de outubro |
Paleoclimatologia |
Ana Luiza Spadano Albuquerque - UFF |
5 |
9 |
14 de outubro |
Paleoclimatologia |
Nicolas Strikis - UFF |
6 |
10 |
19 de outubro |
Antropoceno |
Fabio Scarano- UFRJ |
2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES (10 aulas) |
||||
6 |
11 |
21 de outubro |
Biodiversidade |
Maria Lucia Lorini - UNIRIO e Rafael Loyola - Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável |
7 |
12 |
26 de outubro |
Serviços ecossistêmicos |
Aliny Pires - UERJ |
7 |
13 |
28 de outubro |
Transição energética |
Roberto Schaeffer - COPPE/UFRJ |
8 |
14 |
02 de novembro |
Agricultura e sistemas integrados |
Renato Aragão - EMBRAPA Solos |
8 |
15 |
04 de novembro |
Saúde |
Christovam - Fiocruz |
9 |
16 |
09 de novembro |
Saúde |
Diego Xavier - Fiocruz |
9 |
17 |
11 de novembro |
Saúde |
Renata Gracie - Fiocruz |
10 |
18 |
16 de novembro |
Oceanos |
André Belém - UFF |
10 |
19 |
18 de novembro |
Cidades |
Andrea Santos - COPPE |
11 |
20 |
23 de novembro |
Gênero e Clima |
Gabriela Von Bochkor - UFRJ |
3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS (7 aulas) |
||||
11 |
21 |
25 de novembro |
Restauração ecológica- PSA |
Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Departamento de Ciências Ambientais |
12 |
22 |
30 de novembro |
Respostas econômicas e sociais |
Carlos Eduardo Frickmann Young - Instituto de Economia - UFRJ |
12 |
23 |
02 de dezembro |
Políticas públicas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas |
Emilio La Rovere - UFRJ |
13 |
24 |
07 de dezembro |
ODS, pós-desenvolvimento, agenda 20/30 |
Laísa Freire - UFRJ |
13 |
25 |
09 de dezembro |
Economia verde e Economia do conhecimento da natureza |
Ricardo Abramovay - USP |
14 |
26 |
14 de dezembro |
Ataques sobre as terras indígenas |
Renata Pinheiro - Conservação Internacional |
14 |
27 |
16 de dezembro |
Movimento indígena brasileiro |
Idjahure kadiweu |
15 |
28 |
Semana de 20 a 24 de dezembro |
Encerramento (Live) |
Ailton Krenak |
Orientações de estudo e Comunicação: As aulas são assíncronas. A cada aula, o professor responsável irá disponibilizar um conjunto de textos complementares e indicações de leitura, que estarão disponíveis na plataforma. A comunicação será via plataforma e com a colaboração de monitores/tutores.
Atividades propostas e Avaliação: Interação entre os alunos, professores e monitores por meio de fórum de discussão e produção de um vídeo ou áudio ao final de cada módulo, com a síntese e a interlocução dos temas debatidos em cada módulo. Cada vídeo será avaliado por um colega de curso e por um monitor/tutor (avaliação por pares).
Referências Bibliográficas: Como se trata de um curso interdisciplinar, as referências são específicas e serão indicadas separadamente a cada aula.