O JOGO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA - Elismar Costa da Silva
Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica para auxiliar o professor em sala de aula a abordar o conteúdo de Energia e sua conservação nas usinas de geração de energia elétrica através da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado "Energizando!". O material produzido propiciou correlacionar o conteúdo teórico e sua contextualização no dia a dia dos estudantes, de maneira lúdica, divertida, cooperativa e motivadora. O jogo aborda assuntos como produção de energia, meio ambiente, planejamento e educação financeira, trazendo também aspectos da importância do planejamento da estrutura energética de maneira correta e eficiente. O professor, dentro desse contexto, exerce um papel de mediador do aprendizado dos estudantes, organizando o jogo, tirando dúvidas e fazendo as relações funcionarem mais tranquilamente.
Palavras-chave: educação, ensino-aprendizagem, física, jogo didático, energia, usinas, energia elétrica.
Dissertação Elismar Costa da Silva.pdf
—
Documento PDF,
5.55 MB (5818754 bytes)