Formalização da Demanda e Mapas de Riscos
DOCUMENTOS DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA (DFDs) e MAPAS DE RISCOS (MRs)
Na instrução processual, os requisitantes precisam, além do Termo de Referência, elaborar os Documentos de Formalização da Demanda e os Mapas de Riscos (este último documento, apenas para contratação de serviços). Mediante esta necessidade, a Pró-Reitoria de Administração disponibiliza à comunidade acadêmica os modelos a serem preenchidos, bem como o manual apropriado para orientar seu correto preenchimento.
Informamos que o preenchimento de ambos os documentos é mais simples e sucinto que o observado no Termo de Referência, podendo este ser usado como fonte de informações e consulta para preenchimento de DFDs e Mapas de Riscos.
Observação: Como ocorre nos modelos de TR, os modelos encontram-se protegidos por senha. Para facilitar a preparação da documentação pelos requisitantes, optou-se por manter a mesma senha dos TRs: termounirio.
Obs. 2: Não há que se falar, aqui, em documento de justificativa. Tanto o DFD como o MR serão integralmente preenchidos, datados e assinados, sem espaço para alterações ou supressões, a não ser no numero de riscos contidos no MR.
Obs. 3: A diferença entre DFDs para solicitação de materiais e serviços consiste apenas no nome da requisição: aquisição e contratação. Não há outras variedades no documento. Quanto ao Mapa de Riscos, também disponibiliza-se um modelo único.
Manual de Preenchimento: Documento de Formalização de Demanda e Mapa de Riscos
Os modelos de DFDs dividem-se em AQUISIÇÃO e CONTRATAÇÃO - isto é, modelos para objetos que consistam em materiais, permanentes ou de consumo; e modelos que se utilizam quando objetiva-se a contratação de serviços continuados, não continuados ou de engenharia.
O modelo de MAPA DE RISCOS compete apenas a CONTRATAÇÕES de serviços de qualquer natureza.
O requisitante deve observar os comentários presentes em cada documento para auxílio no preenchimento. Foram inseridos nosespaços a serem preenchidos, para instrução, devendo ser apagados ao término do preenchimento.
ATENÇÃO:
- Para qualquer alteração nos termos de referência (áreas protegidas para edição) utilizar a senha: termounirio, como ocorre nos modelos de TR.
- O bloqueio da edição de determinadas partes dos documentos visa evitar descaracterização, o que atrasaria o processo.
- Os espaços editáveis são, a princípio, os únicos em que se deve fazer inserções, supressões ou mudanças. No máximo, ocorrerá acréscimo ou supressão de linhas. O conteúdo em si não deve ser alterado.
Manual de Preenchimento: Documento de Formalização da Demanda e Mapa de Riscos
DFD - Aquisição
DFD - Contratação
Mapa de riscos