Você está aqui: Página Inicial / Histórico

Histórico

Cover_PPGENFBIO

Trajetória da fusão do PPGENF com PPGENFBIO 

 A fusão do PPGENF com PPGENFBIO ocorreu da demanda da CAPES por reiteradas recomendações desde 2014 ao apontar a necessidade do fusionamento dos dois Programas em seus relatórios de avaliação dos Cursos encaminhados aos Programas de Pós-Graduação PPGENF (31021018001P8 – Enfermagem – nota 4 em 2020) e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO - 31021018013P6 - Enfermagem e Biociências – nota 4 em 2020).

 O PPGENF (curso de mestrado) é o primeiro Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e desde 2017, ele já vinha se alinhando a proposta do PPGENFBIO (curso de doutorado) desde área de concentração, linhas de pesquisa, projetos e disciplinas ao ponto da mudança de seu Regulamento ao admitir como candidatos, em seu edital, de profissionais para além de enfermeiros, bem como há tempos docentes de outras áreas do saber. Isto teve por efeito a titulação denominada antes de Mestre em Enfermagem para Mestre em Ciências da Saúde.

 O PPGENFBIO (curso de doutorado) foi criado em 2010, por meio do Ofício CTC nº 20-16/2009/CAAI/CGAA/DAV/CAPES, em 03 de Março de 2010 e instituído pela Resolução UNIRIO nº 3.394, de 10 de Junho de 2010 com a titulação de Doutor em Ciências. 

 Os dois Programas há anos funcionavam nas mesmas dependências localizadas na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Assim sendo, a preparação para fusioná-los requereu exercício para agregar forças, considerando os ganhos e as possíveis perdas como consequência. Neste sentido, metaforicamente, realizamos uma recombinação genética dos DNA de cada PPG.

 Em síntese, após 11 reuniões desde planejamento a deliberações, no período de fevereiro a maio de 2023, por meio de colegiados, reuniões de grupos e subgrupos se para a construção, discussão, acordos e ajustes até chegar o momento da submissão da proposta para a fusão, tendo por código do PPGENF (31021018001P8) sob argumentação de se tratar do primeiro Programa de Pós-Graduação na UNIRIO e a denominação de Programa de Pós-Graduação Enfermagem e Biociências pela proposta ousada na criação associado a interdisciplinaridade dos pesquisadores – Enfermagem, Nutrição, Farmácia, História, Filosofia, Medicina, Engenharia, Educação Física, Biologia, Biomedicina e Estatística.

 Mediante o encaminho da proposta para o fusionamento, em agosto/2024 a CAPES se mostrou favorável, autorizado para funcionamento pela Portaria nº 883 do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2024 (Edição 170, Seção 1, Página 44) e regulamentado pela UNIRIO pela Resolução nº 5.932, de 05.02.25 em boletim interno. Desta forma, o PPGENFBIO (código 31021018001P8) passou a funcionar como um Programa de Pós-Graduação fusionado.

Comissão de Elaboração da Proposta para a Fusão dos Programas

Adriana Lemos Pereira – Docente do PPGENF e PPGENFBIO

Andressa Teoli Nunciaroni – Docente do PPGENF

Antonio Marcos Tosoli - Docente do PPGENF/UERJ (ad hoc externo)

Fernanda Garcia Bezerra Góes – Docente do PPGENF

Fernando Rocha Porto – Docente do PPGENF e PPGENFBIO

Fabiana Maria de Lima – Representante dos Técnicos Administrativos

Joanir Pereira Passos – Docente do PPGENFBIO

Nébia Maria Almeida de Figueiredo – Docente do PPGENFBIO (ad hoc interna)

Paulo Sergio Marcellini – Docente do PPGENFBIO

Rachel de Oliveira Gomes da Silva - Representante estudantil da pós-graduação

Renata Flávia Abreu da Silva – Docente do PPGENF e PPGENFBIO

Roberto Carlos Lyra da Silva – Docente do PPGENF e PPGENFBIO

 

Memória do PPGENF - Curso de Mestrado

 O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado – (PPGENF) está localizado nas dependências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, denominada no século XIX (1890) como Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras. Em 2018, a instituição de ensino completou 128 anos e desde 1980 abriga o PPGENF (Resolução nº 209 de 16 de dezembro de 1980), como Curso de Mestrado em Enfermagem (CME). O primeiro Regulamento se deu em 1981 e o seu credenciamento a CAPES em 1989 (Parecer nº 813 de 30 de outubro de 1989), sendo o primeiro Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UIRIO.

Cabe destacar que a inserção do atual PPGENF, deve-se a inserção da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto integrada a atual instituição de ensino pelo Decreto-Lei nº 773 de 20 de agosto de 1969, com a denominação de Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG). Mediante ao contexto sociopolítico e social da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, a universidade passou a denominar-se de Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ). Quatro anos mais tarde (1979), pela Lei nº 6.655, a FEFIERJ foi institucionalizada com o nome de Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi neste cenário que se deu a criação e mudanças de denominações da universidade que o PPGENF foi criado. Ademais, destacamos que em 24 de outubro de 2003, por meio da Lei nº 10.750, alterou o nome da Universidade para Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com manutenção da sigla UNIRIO.

Trata-se de Programa de Pós-Graduação pioneiro na UNIRIO que segue em busca dos avanços do conhecimento em prol do saber da Enfermagem e Saúde, mantendo a tradição de vanguarda como pioneiro na instituição de ensino coadunado a responsabilidade na formação de enfermeiros pela Escola secular em prol da Enfermagem brasileira.

Memória do PPGENFBIO - Curso de Doutorado

O processo de construção da proposta que resultou no PPGENFBIO, consta na obra denominada “Memórias Moleculares – Pulsações nas perdas e ganhos de um doutorado (im)possível” de autoria dos pesquisadores Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Teresa Tonini, Enirtes Caetano Prates Melo e Wellington Amorim, publicada pela Yendis Editora, em 2010.

O Programa foi recomendado pela CAPES, e comunicado por meio do Ofício CTC nº 20-16/2009/CAAI/CGAA/DAV/CAPES, em 03 de Março de 2010. Assim, após apreciação do Regulamento do Curso, pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), foi regulamentada a implantação do Curso de Enfermagem e Biociências pela Resolução nº 3.394, de 10 de Junho de 2010. Posteriormente, em 22 de Junho fora lançado o primeiro Edital de Seleção do PPGENBIO – Doutorado em Enfermagem e Biociência – nº 01 de 2010, com sete (07) vagas.

As atividades acadêmicas tiveram início em 01 de Outubro de 2010, com a aula inaugural ministrada pela professora doutora Alacoque Lorenzini Erdemann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob o título “Política de Formação do Mestre e Doutor (cientistas) em Enfermagem” no auditório Vera Janacópulos. Esta atividade integrou as comemorações dos 120 anos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO, e contou com a participação de autoridades da Universidade, como de docentes e coordenados dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa contou na sua implantação com 14 docentes, sendo 10 permanentes e 4 colaboradores. Desses, 57,1% são enfermeiros, com doutoramento nas áreas de Enfermagem, Ciências e Saúde Coletiva. Os demais são doutores nas áreas de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Medicina, Química Analítica Inorgânica e Química Biológica. Do corpo docente, quatro concluíram formação stricto sensu em universidades do exterior.

Ao articular-se com Biociências, a Enfermagem marca sua posição quando entende que o seu objeto-sujeito de investigação é o ser vivo de qualquer raça, idade, espaço e cultura, que necessite de cuidados em saúde e, em especial, de Enfermagem. Interesses comuns vêm consolidar a necessária aproximação entre a Enfermagem e a Biociências, com a finalidade de compartilhar experiências e produção de conhecimentos necessários aos desafios postos. Aparentemente a incerteza é uma propriedade inerente ao micromundo.

 

Fachada_Unirio_Horizontal

____________________________________________________ 

Unirio   EEAP  Capes  CNPq  FAPERJ  logo ppgenfbio

PPGENF | Programa de Pós Graduação em Enfermagem Unirio

2025 © PPGENF     Desenvolvido com Plone por Renato Mauro