Grupos de Pesquisa
1 - CACE - Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3537317469679150
Facebook: https://www.facebook.com/caceunirio
Instagram: https://www.instagram.com/cace.unirio/
E-mail: cace.unirio@gmail.com
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Adriana Hoffmann Fernandes
Profª Drª Adriana Rocha Bruno
Descrição: O grupo deriva das produções do Cine Narrativas (2011-2014), grupo integrado à linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia do PPGEDU da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e que até 2014 esteve vinculado em seus dois projetos de pesquisa ao grupo de Pesquisa Educação, Discurso e Mídia coordenado pela prof Guaracira do qual fui vice-líder até 2014. Registrado neste Diretório em 2015 teve antes em seu início os dois projetos aprovados pela FAPERJ (em 2010 e 2013). O primeiro projeto já finalizado é o O Cinema e as narrativas de crianças e jovens em diferentes contextos educativos (2010-2013) e o segundo em finalização é o Cinema e as narrativas na era da convergência: consumo, produção e formação de crianças, jovens e professores (2013-2016). A sua líder foi coordenadora e vice do GT 16 da ANPED (2014 e 2015) e membro do comitê cientifico em 2016 e 2017. Jovem cientista pela FAPERJ (2018-2020).
Linhas de pesquisa:
1. Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia
2 - FRESTAS: Formação e ressignificação do educador, saberes, trocas, arte e sentidos
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0961910391350474
Website: https://ninaunirio.wixsite.com/nina
Facebook: https://www.facebook.com/ninaunirio
Instagram: https://www.instagram.com/ninaunirio/
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Adrianne Ogêda Guedes
Descrição: O grupo FRESTAS iniciou suas atividades no ano de 2014. Constituído originalmente por um grupo de professores da escola básica da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro que integraram o curso de extensão voltado para as questões do Corpo e das Artes, do convênio MEC/UNIRIO. Nessa perspectiva consolidou-se o grupo como tempo/espaço de investigação sobre o diálogo entre a arte e a educação e as questões do corpo e do movimento no cotidiano escolar e na formação docente. O grupo trabalha na perspectiva da pesquisa-formação, em que pesquisa e extensão se entrelaçam e retroalimentam permanentemente. Entre suas metas estão: Investigar a formação docente considerando o espaço da arte e da corporeidade presentes tanto nos espaços formativos, quanto no cotidiano das escolas e suas práticas. O grupo trabalha também com as perspectivas biográficas/autobiográficas que levam em conta as trajetórias e narrativas dos sujeitos na construção de suas subjetividades.
Linhas de pesquisa:
1. Corpo e Movimento na formação docente
2. Diálogos entre arte e educação
3. Educação Estética na formação de professores e crianças
4. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
3 - GEPAC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2535764527374178
Website: https://arfetzner.blogspot.com/
Facebook:
Instagram:
E-mail: akrug@uol.com.br
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Andréa Rosana Fetzner
Profª Drª Claudia de Oliveira Fernandes
Descrição: O Grupo, sediado na Unirio, é coordenado pelas profas Andréa Rosana Fetzner e Claudia Fernandes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) Desde 2010 formou mais de trinta mestres e doutores, desenvolvendo pesquisas voltadas à melhoria da educação básica, com o estudo de políticas e práticas em currículo, avaliação e organização do trabalho pedagógico, abordados desde perspectivas sociais e culturais comprometidas com a democratização da educação. As parcerias com a Universidade dos Açores (Açores, Portugal), Universidade de Pádova (Padova, Itália), IPA (Porto Alegre, Brasil) e Programas de Pós-Graduação em Educação da UFF, UERJ, PUC-RIO e UFRJ, resultaram em projetos de pesquisa financiados pela FAPERJ, CNPq e CAPES e vasta produção de artigos e livros na área.
Linhas de pesquisa:
1. Ensino e Aprendizagem em Música
2. Políticas e Práticas em Educação
3. Práticas educativas, linguagens e tecnologia
4 - Educação, Discurso e Mídia
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2685408957375247
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: irenecor2004@gmail.com
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Guaracira Gouvêa de Sousa (in memorian)
Profª Drª Carmen Irene Correia de Oliveira
Descrição: Constituído por pesquisadores de formações diferenciadas, as pesquisas desenvolvidas no grupo trabalham na construção do conhecimento em pontos de intersecção entre linguagem, mídias, artes, ciências e tecnologias, considerando aspectos educacionais e informacionais e as possibilidades de transformação nas práticas educativas. Nesse sentido, objetiva desenvolver novas práticas no âmbito da educação e comunicação em ciências, especificamente, e problematizar a relação da informação com a educação em ciências, bem como das artes com a educação.
Linhas de pesquisa:
1. Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia
5 - Práticas Educativas e Formação de Professores
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7531119105103319
Website: https://gppfunirio.wixsite.com/gppf
Instagram: https://www.instagram.com/gppf_unirio/
E-mail: luli551@hotmail.com
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli
Profª Drª Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio
Descrição: O grupo é formado por docentes e estudantes que vêm, há alguns anos, compartilhando trabalhos e projetos de pesquisa nas áreas da formação inicial e continuada de professores, estudos dos cotidianos e currículos. O grupo socializa a produção em artigos, livros e eventos (nacionais e internacionais) e atividades de pesquisa e extensão com as escolas e Secretarias Estaduais e Municipais, pensando criticamente as políticas públicas em educação em todos os níveis, orientando TCC¿s, dissertações, teses, IC e aperfeiçoamento (UniRio/Cnpq/Faperj/Capes). Desenvolve projeto de extensão em conjunto com CAP/UFRJ, CPedroII. Na Pós-graduação está vinculado à Linha de pesquisa: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias orientando mestrandos, desde 2004 e, doutorandos. Vincula-se, internacionalmente à FORMAD-Rede de Formação Docente e ao AAACS e IAACS e AERA. Trabalha em parceria com grupos da UERJ, UFES, UFF, UBA/Argentina, Canada e EUA.
Linhas de pesquisa:
1. Currículos, formação e justiça cognitiva
2. Escola, Cotidiano e Formação de Professores
6 - Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7648797431749747
Website: https://geasur.wordpress.com/
Instagram: https://www.instagram.com/gea.sur/
Instagram (2) : https://www.instagram.com/cine_geasur/
E-mail: celsosanchez@unirio.br
Líder(es) do grupo:
Profª Dr. Celso Sánchez Pereira
Profª Dr. Leonardo Villela de Castro
Descrição: O Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) se concentra em estudar práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos contextos formal e não-formal, emergentes em lutas populares, movimentos sociais, populações tradicionais, povos indígenas e grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental no cenário latino-americano. Neste sentido, o GEASur reafirma e se inspira em Paulo Freire, seus ideais e princípios procurando construir suas pesquisas investigando as pedagogias dos conflitos ambientais e estudando as interfaces entre as ecologias de saberes produzidas nos diálogos com mestres da sabedoria popular, assumindo as perspectivas da interculturalidade, decolonialidade a partir das seguintes áreas temáticas: Educação Ambiental Crítica; Educação Ambiental de Base Comunitária; Educação Popular; Justiça Ambiental; Racismo Ambiental; Ecologia Política; Geopolítica e meio ambiente na América Latina.
Linhas de Pesquisa:
1. Educação Ambiental
2. Educação Artística
3. Educação Inclusiva
7 - Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: mirandaunirio@gmail.com
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Claudia Miranda
Profª Dr. Dilson Miklos Pereira
Descrição: As dimensões com as quais nos defrontamos estão relacionadas com uma agenda teórico-política de recomposição de argumentos com os quais vimos trabalhando na perspectiva crítica e pós crítica de educação. Ampliamos, por isso, as análises sobre outras fronteiras epistêmicas que nos colocam para além dos muros da instituição social projetada para certificar os/as sujeitos/as sociais. Vislumbra-se acompanhar processos de constituição de outras ambiências de aprendizagens e produzir estudos com as pesquisadoras que atuam na educação básica bem como os licenciandos. O grupo se constitui como um lócus de colaboração e ampliação do sentido da educação para incorporarmos saberes das práticas docentes e assim reconhecer outras pedagogias e outras percepções acerca do conhecimento a ser ensinado na escola e na universidade.
Linhas de Pesquisa:
1. Estudos culturais, movimentos sociais, juventudes e contranarrativas na Educação.
2. Perspectivas pós-coloniais/decoloniais, propostas curriculares e aprendizagens outras
8 - Técnicas, Ciências e Artes
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6808029170626786
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: dora.dm@gmail.com
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Maria Auxiliadora Delgado Machado
Profª Drª Lucia Helena Pralon de Souza
Descrição: O grupo é vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca discutir as relações entre as Técnicas, Ciências e Artes para a promoção da curiosidade epistemológica em diversos níveis educacionais a partir da da articulação com a epistemologia de Gaston Bachelard tanto nas perspectivas do perfil epistemológico e da imagem poética que vem sendo utilizadas para a criação de categorias de análise de produções literárias, fílmicas e vídeos produzidos pelos estudantes. Pretende-se contribuir para a formação de pesquisadores e docentes comprometidos com a busca e defesa da autonomia docente a partir de ações criativas e emancipatórias. No bojo dessa pesquisa, desde 2019 já foram elaboradas três monografias (defendidas), uma dissertação de mestrado (defendida) e seguem em fase de finalização uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado já qualificadas.
Linhas de Pesquisa:
1. Ambiente, Sociedade e suas Tecnologias
2. Formação de Professores
3. Relação Ciência e Arte
9 - Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE)
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1194841142911213
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: efelisberto@yahoo.com.br
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Elisangela da Silva Bernado
Profª Drª Ana Cristina Prado de Oliveira
Descrição: Este grupo de pesquisa congrega pesquisadores, colaboradores e estudantes que atuam na Escola de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em diferentes frentes de pesquisa no campo das políticas e da gestão da educação. Reúne pesquisadores (mestres e doutores), assistentes de pesquisa (graduados e especialistas) e auxiliares de pesquisa (estudantes de graduação), de instituições de educação superior e de educação básica, públicas e privadas, do Rio de Janeiro e de Coimbra. Os trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento pelo grupo recaem sobre as questões particularmente referentes à: programas e práticas de gestão escolar e de educação em tempo integral; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; entre outras.
Linhas de Pesquisa:
1. Políticas e Práticas em Educação (Doutorado)
2. Políticas, História e Cultura em Educação (Mestrado)
10 - Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7709162986347388
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: elianeribeirounirio@gmail.com
Descrição: O Grupo de Pesquisa atua desde 2010, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, envolvendo pesquisadores e estudantes de distintas formações e experiências, na produção de pesquisas e intervenções de caráter interdisciplinar, com ênfase em Desde sua criação, desenvolve ações conjugando pesquisa, extensão e ensino. Seu eixo condutor está centrado no debate sobre a construção de políticas públicas no campo que aproxima educação e juventude, as relações sociais que as sustentam, seus sujeitos, necessidades, demandas, territórios, com destaque para intersecções com a educação de jovens e adultos, ensino superior, educação rural e educação nos movimentos sociais. As avaliações e pesquisas produzidas têm como perspectiva incidir na construção, vigência, monitoramento e ampliação de políticas públicas educacionais com maior qualidade social. A atuação do Grupo de Pesquisa reforça a formação dos estudantes de pós-graduação.
Linhas de Pesquisa:
1. Políticas Públicas e sociologia da educação e juventude
11 - NEEPHI - Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1740131950550180
Website:
Facebook:
Instagram:
E-mail: neephi@unirio.br
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho
Profª Drª Janaina Specht da Silva Menezes
Descrição: Criado em 1995 e revisto em 2008,o NEEPHI realiza estudos/pesquisas voltados às temáticas da ampliação da jornada escolar para o tempo integral, na perspectiva da educação integral. Constituído, originalmente, pelo grupo de pesquisa Educação Integral e(m) tempo integral: História, Políticas e Práticas, aprofundando investigações no campo das políticas públicas, da história e das práticas escolares e não escolares sob a ótica da formação humana integral e do tempo integral, mais recentemente passou a ser integrado pelo Pogefe - Políticas, Gestão e Financiamento da Educação, ampliando seu caminho no campo da gestão e do financiamento da educação. De caráter interinstitucional, além das atividades de ensino e pesquisa, realiza atividades extensionistas, estreitando trabalhos com a Educação Básica. Destacamos pesquisas financiadas por órgãos de fomento; produções indexadas; teses e dissertações defendidas; realização de Fóruns de debates periódicos - atividade com a Educação Básica.
Linhas de pesquisa:
1. Políticas e Práticas em Educação
2. Políticas, história e cultura em Educação
12 - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - NEPHEB/HISTEDBR
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0772547607673980
Website: https://nepheb.wordpress.com/
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: nailda.costa@unirio.br
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Nailda Marinho da Costa
Profª Drª. José Damiro de Moraes
Descrição: O NEpheB.UNIRIO tem origem em 2002 como Núcleo de Estudos em Educação Brasileira - NEB, como GT do HISTEDBR/UNICAMP, desenvolvendo pesquisas no campo da História e da Filosofia da Educação. Em 2006, o NEpheB, é registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. como grupo de pesquisa. Nepheb/Unirio coordenado pela Profa. Dra. Nailda Marinho da Costa e pelo Prof. José Damiro de Moraes (vice-coordenador), tem como objetivos refletir sobre a educação brasileira, através das abordagens histórica, filosófica e sociocultural; propor pesquisas interdepartamentais e interinstitucionais, onde os objetos de estudo e as diversas correntes teórico-metodológicas possam constituir um avanço na área. O Núcleo é formado por pesquisadores doutores vinculados a Programas de pós-graduação e não vinculados, mas que desenvolvem pesquisas financiadas; se articula em rede com o Grupo HISTEDBR, sediado na UNICAMP e mais 26 GT de diversas universidades brasileiras; e colabora com o CEPEMHEd.
Linhas de Pesquisa:
1. Gênero e Educação
2. História das instituições escolares, práticas e pensamento educacional
3. Tempos, espaços e concepções de educação integral
13 - Ecoturismo e Desenvolvimento
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2944735099317591
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: rodrigo.vilani@unirio.br
Líder(es) do grupo:
Profª Dr. Rodrigo Machado Vilani
Profª Dr. Daniel Fonseca de Andrade
Descrição: O grupo desenvolve pesquisas voltadas para o fortalecimento das políticas de conservação da natureza e do ecoturismo, com o objetivo de refletir e discutir a proteção de áreas naturais protegidas e de populações tradicionais em um contexto nacional de estímulo a grandes empreendimentos causadores de significativos impactos socioambientais. Especificamente, procura contribuir no plano teórico-metodológico, pedagógico, institucional e jurídico das atividades de ecoturismo em áreas naturais.
Linhas de Pesquisa:
1. Ecoturismo e pós-extrativismo
2. Política brasileira de conservação da natureza
3. Unidades de conservação e grandes projetos de investimento
14 - Educação Infantil e Políticas Públicas - EIPP
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6485853444373693
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: fernandanunes@domain.com.br
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Maria Fernanda Rezende Nunes
Profª Drª Marina Pereira de Castro e Souza
Descrição: O Grupo EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS/ EIPP é uma vertente do grupo de pesquisa POPE / Políticas públicas e Educação, que atua, desde 2009, na PÓS-GRADUAÇÃO em Educação da UNIRIO. Abarcando projetos específicos que estudam sobre ações educativas voltadas para a infância - com o apoio do CNPq (2008/2010) e da FAPERJ (JCNE-2012/2014 e 2015/2017) - foi imperioso criar um grupo que incluísse a infância e as políticas públicas voltadas para esta etapa geracional com demandas específicas. Além das pesquisas, o EIPP atua em cursos no PPGEdu, projetos de formação cultural e ação educacional, assessoria a redes públicas, MEC e movimentos sociais tendo a temática dos direitos da infância e da educação brasileira como foco. Contamos com a parceria de secretarias municipais nas discussões com professores e gestores, além da parceria interinstitucional com o INFOC (PUC-Rio). Trabalhos com o NEPEI (UFMG) e LEDUC (UFRJ) no âmbito da leitura e da escrita na EI vem se desenvolvendo desde 2013.
Linhas de pesquisa:
1. Políticas em educação
15 - Grupo de Estudos e pesquisas sobre Juventude, Escola, Trabalho e Território (JETT)
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9526392577567229
Website:
Facebook:
Youtube:
Instagram:
E-mail: monicaperegrino55@gmail.com
Líder(es) do grupo:
Profª Drª Mônica Dias Peregrino Ferreira
Profª Dr. Elionaldo Fernandes Julião
Descrição: A partir de bases de dados acerca de conjuntos delimitados da população de jovens do país, buscamos investigar as mudanças trazidas por processos que, em seus limites e contradições, vêm permitindo o ingresso destes em instituições e processos antes restritos a porção mínima da juventude brasileira. Investigamos também as rupturas impostas a este processo nos últimos 4 anos. Os estudos aqui presentes buscam compreender o papel relativo desenvolvido pela escola (em sua parceria com outras instituições de socialização juvenil) nos processos de transição para a vida adulta. Para isso, operamos: com a construção e implantação de bases de dados que fornecem subsídios para as pesquisas do grupo; com a construção de mapas analíticos de políticas públicas, em especial aquelas que tocam à juventude e suas condições de estudo e trabalho; com a construção de bancos de entrevistas que permitam às juventudes expressar os problemas de seu tempo.
Linhas de pesquisa:
1. Desigualdades socioespaciais e processos de socialização juvenis