Perfil do egresso
O profissional graduado pelo Bacharelado em Cenografia e Indumentária da Escola de Teatro da UNIRIO deve ter sua formação pautada pelos princípios já expostos e em consonância com os princípios para a educação do século XXI, aqui sintetizados: aprender a conhecer, aprender a projetar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
As demandas atuais relativas à atuação do artista em Cenografia e Indumentária exige destes o perfil de artista projetista e pesquisador. Busca-se que o egresso do curso de Bacharelado em Cenografia e Indumentária esteja capacitado para o pensamento crítico e reflexivo, para a produção artística e cognitiva, vinculadas às dimensões estéticas, espaciais e tecnológicas contemporâneas. Sua inserção no mundo do trabalho deve ser pautada pela atuação ética artística, social e, de permanente atualização em sua formação.
O Bacharelado em Cenografia e Indumentária buscará contemplar uma ampla formação técnico-científica, cultural e humanística, preparando o profissional para que tenha:
_autonomia intelectual, que o capacite a desenvolver uma visão histórico-social e artística, necessária ao exercício de sua profissão, como um profissional crítico, criativo e ético, capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la;
_capacidade para estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas;
_possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias;
_capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas sócio-econômicos, culturais, políticos e organizativos, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de preocupar-se em conservar o equilíbrio do ambiente;
_constante desenvolvimento profissional, exercendo uma prática de formação continuada e que possa empreender inovações na sua área de atuação.
Pretende o curso, enfim:
_formar profissionais capacitados para o desempenho profissional específico do design da cena/performance (Cenografia e Indumentária), atendendo às diversas necessidades do mercado;
_capacitar o profissional a articular seu trabalho com as áreas afins das Artes cênicas, articulando a Cenografia, o figurino, os adereços e a iluminação cênica com os outros membros da equipe criativa de uma encenação;
_capacitar o profissional a organizar visual e espacialmente o lugar teatral para estabelecer a relação cena-público, preocupando-se com o estudo do ponto de vista do espectador e suas implicações, tanto no que diz respeito à sua localização como à sua percepção e à sua subjetividade;
_formar profissionais capazes de criar e desenvolver uma linguagem plástica espaço-visual adequada à proposta da encenação, evento artístico ou ambiente, de acordo com os vários movimentos e segmentos culturais, artísticos e sociais;
_formar profissionais aptos para o projeto, a investigação, a análise, a crítica e a discussão conceitual da criação artística e dos elementos da cena teatral, assim como da relação do texto literário com a imagem cênica;
_formar profissionais capacitados para a produção da encenação e dos elementos fundamentais que constituem a cena, assim como compreensão e determinação do espaço cênico;
_formar profissionais aptos para a investigação plena de todos os elementos da cena teatral;
_formar profissionais aptos para o projeto, a investigação, a análise, a crítica e a discussão conceitual da criação de espaços e dispositivos semânticos, tais como espaços expositivos, ambientes internos ou externos para uso de demonstração e/ou venda de produtos e/ou serviços, intervenções espaciais,
valorizando sempre os princípios fundamentais que norteiam tais propostas e buscando adequar o espaço projetado aos conceitos e necessidades previamente definidos;
_formar profissionais aptos para o projeto, a investigação, a análise, a crítica e a discussão conceitual da criação artística e dos elementos da cena pensada para mídias cinematográficas e videográficas, assim como da relação do texto literário com a imagem cênica pré-definida pelo olho da câmera;
_formar profissionais capazes de desenvolver conhecimentos e habilidades técnico-construtivos necessários ao desenvolvimento do espaço cênico e dos dispositivos cênicos projetados, buscando sempre a segurança plena dos futuros usuários, sejam estes os artistas, os técnicos ou os espectadores.
_formar profissionais aptos a ocupar-se não apenas de suas áreas de atuação mas também do espaço teatral; ou seja, caberá a este profissional o contínuo pensamento da relação cena-espectador.
_capacitar o profissional a contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural do País no exercício da produção da encenação teatral, da pesquisa e da crítica teatral, bem assim do ensino do teatro em nível superior.