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Proposta de curso: Pós-Graduação lato sensu na saúde indígena com ênfase na criança

Produção de Laudineia Barros da Costa Bomfim

Resumo do produto

Objetivo: construir um curso de pós-graduação com ênfase nos cuidados com as crianças indígenas a fim de se integrar a assistência de enfermagem hospitalar às demandas políticas vigentes para essa população, especialmente às do estado de Roraima. A formação deficiente dos profissionais de enfermagem na graduação no que se refere aos cuidados à população indígena e, em especial na área da saúde da criança e do adolescente e seus possíveis impactos à saúde, faz com que seja identificada a necessidade de uma formação complementar ao nível de pós- graduação.

Tipologia/estratificação da produção técnica: este produto tecnológico de intervenção trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu para enfermeiros denominado Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente com Ênfase nos Cuidados à Saúde Indígena, entendido pela tabela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como T2, o que equivale a 75 pontos.

Método: o curso foi construído a partir de uma metodologia problematizadora com base no Arco de Maguerez. Dessa forma, observou-se a realidade da saúde da criança indígena e, a partir disso, analisaram-se os pontos observados pelos conceitos da Teoria do Cuidado Transcultural de Leininger e pelos aspectos legais. Após essa análise, foi formulada a hipótese de solução da deficiência de conhecimento dos profissionais no cuidado à saúde da criança indígena com a criação do Curso de Pósgraduação em Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente com Ênfase nos Cuidados à Saúde Indígena.

Resultados: PROPOSTA DE CURSO: curso ministrado em 12 módulos com cargas horárias independentes, na modalidade presencial. Os assuntos do curso serão abordados por módulos, desde a introdução à saúde indígena até a construção de uma assistência integral à população indígena, criando-se um elo entre o saber científico e o saber popular, sem a sobreposição de um ou outro, sendo essencial o conhecimento da especificidade cultural de cada etnia indo ao encontro da necessidade de saúde compreendida dentro da cultura, hábitos, costumes e compreensão de direitos violados, objetivando a produção do cuidado integral e efetivo.

Conclusão: compreendeu-se que há necessidade de avanço na formação do enfermeiro especialista na área da saúde da criança e do adolescente com um curso de especialização que foque na saúde indígena, incluindo-se discussões sobre transculturação, espiritualidade, saúde indígena, política de saúde da população indígena pelas suas especificidades, entre outros conteúdos que nos façam compreender os impactos da presença ou ausência de um cuidado transcultural para uma prática assistencial respeitosa e segura.

Aplicabilidade: o curso ocorrerá de forma presencial.

Impacto: com impactos inovadores na formação profissional do enfermeiro e na assistência destinada às crianças indígenas com cuidados atribuídos aos seus hábitos e costumes, com maior aceitabilidade e segurança por parte do binômio.

Termos controlados/não controlados: protótipo, tecnologia educacional, criança, indígena.

Trabalho completo e produto desenvolvido disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13934

Autor(a): Laudineia Barros da Costa Bomfim

Orientador(a): Fernando Rocha Porto