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Linhas e Projetos de Pesquisa

1. Linha de Pesquisa: Políticas e Tecnologias em Saúde no Espaço Hospitalar

Espaço de apresentação e discussão de políticas públicas em saúde e das políticas inovacionais por meio de produtos pensados e criados no âmbito do espaço hospitalar e do gerenciamento de cuidados para os clientes em situações diversas quando internados.

Projetos vinculados:

1. Construindo espaços e produtos para a área hospitalar: ações interventivas e interdisciplinares. Responsável Prof. Alexandre Sousa da Silva.


Descrição: O projeto decorre das pesquisas, com geração ou não de inovação tecnológica. O objeto de interesse é a produção de conhecimentos e de tecnologias no espaço hospitalar. OBJETIVOS: Desenvolver pesquisas e ações de pesquisa e extensão centradas em objetos referentes à área da saúde, focalizando nos processos e produtos construídos integrados especificamente no espaço hospitalar; Formar profissionais de saúde, em nível de pós-graduação stricto sensu, para o exercício de atividades de atenção à saúde, ensino, pesquisa, extensão e inovação na área; Aprofundar as conexões entre os estudos e as políticas públicas em saúde; Ampliar a cooperação com outras instituições acadêmico-científicas, articulando estudos, pesquisas e outras estratégias que convirjam para a produção do conhecimento no espaço hospitalar. Produzir produções tecnológicas para clientes e profissionais nas diversas áreas da saúde; METODOLOGIA: Serão desenvolvidas pesquisas quantitativas e/ou qualitativas. Os cenários serão instituições públicas, privadas ou aquelas associadas ao Acordo de Cooperação Técnica PPGSTEH/UNIRIO. Espera-se a produção e incorporação de tecnologias nos serviços de saúde.

Docentes: Alexandre Sousa da Silva, Daniel Aragão Machado, Davi da Silveira Barroso Alves, Naira Christofoletti Silveira, Sonia Regina de Souza, Taís Verônica Cardoso Vernaglia.

 

2. Gerência dos Serviços em Saúde: efeitos e mecanismos celulares, macro e micromoleculares do ambiente e do cuidado em saúde. Responsável Profa. Teresa Tonini.

Descrição: No discurso da atualidade, gerenciar não se restringe aos atos administrativo-organizacionais, devendo abarcar a dimensão subjetiva. Na saúde, gerenciar é um conjunto de ações desenvolvidas por profissionais de saúde para eficiência, efetividade e eficácia dos cuidado ofertados de forma direta e indireta (ações administrativas), levando-se em conta as subjetividades circulantes na interação entre os sujeitos envolvidos. Há interação entre profissionais e clientes, equipes superiores na escala hierárquica institucional. As interações existentes produzem mecanismos e efeitos celulares, macro e micromoleculares no tecido micro e macrossocial em que convivem os diversos profissionais de saúde, agindo, reagindo e transformando as inúmeras regras e normas instituídas e instituintes. Esse ambiente social se caracteriza como uma condição para a vida partilhada entre e dentro das sociedades, como um espaço compartilhado de relações entre os sujeitos e os objetos, onde um influencia o outro, gerando mudanças nas diversas microinstituições (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e outras) que constituem as macroinstituição de saúde. Busca-se uma cartografia, cujos caminhos estejam associados às vertentes temáticas: Ambiente e corpo na gestão do cuidado em saúde. Trata-se de investigar os efeitos e mecanismos celulares macro e micromoleculares produzidos no gerenciamento dos serviços de saúde. As perguntas que norteiam a cartografia são: Que tipo de trabalho os profissionais fazem quando gerenciam os cuidados em saúde? Como é o espaço de trabalho considerando as condições e os aspectos físicos, biológicos, interativos e gerenciais? Que ações e atos gerenciais são investidos pelos profissionais de saúde? Quais e como os efeitos e mecanismos celulares macro e micromoleculares são produzidos no gerenciamento dos serviços de saúde? Que tecnologias e inovações emergem nos processos de trabalho? Objetiva-se: Caracterizar as ações e atos de gerenciamento de cuidados em saúde são desempenhados por profissionais; descrever o espaço de trabalho considerando as condições e os aspectos físicos, biológicos, interativos e gerenciais e as tecnologias inovadoras emergentes; e explicitar os efeitos e mecanismos celulares macro e micromoleculares produzidos no gerenciamento dos serviços de saúde Metodologia: Pesquisa avaliativa que possibilite fundamentar decisões qualitativas de manutenção ou introdução de mudanças em processos ou resultados. Considerando a complexidade dos contextos da saúde, há adoção de diversas técnicas qualitativas (análise de documentos, entrevistas, cartografia) e quantitativas (dados secundários de estudos prévios, da literatura e de outras fontes internacionais ou nacionais), pois dados de múltiplas fontes poderão ser "tecidas" em conjunto. O campo de investigação será em distintas instituições de saúde do estado do Rio de Janeiro.

Docentes: Antônio Rodrigues de Andrade, Cristiane de Oliveira Novaes, Teresa Tonini, Wiliam Cesar Alves Machado.

 

2. Linha de Pesquisa: Cuidado em saúde no espaço hospitalar-diagnóstico, tratamento, intervenção

Espaço de ação-reflexão-ação sobre efeitos dos cuidados a partir de evidência identificadas nas práticas dos profissionais de saúde que trabalham no espaço hospitalar, onde objeto-sujeito de investigação são clientes em situações diversas de relativas aos problemas de saúde.

Projetos vinculados:

1. Capacitação em SAE: Métodos, instrumentos e pessoas (Edital Nº28/2019 - Apoio a programas de pós-graduação da Área de Enfermagem – modalidade Mestrado Profissional (Capes/COFEN). Responsável Profa. Gisella de Carvalho Queluci.

Descrição: Projeto de capacitação de enfermeiros para a implementação da Sistematização da assistência em enfermagem e instituições hospitalares no programa de pós-graduação mestrado profissional Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar que envolve a criação e aplicação de métodos e instrumentos para a qualificação de pessoas e incorporação da planificação da assistência como elemento fundamental ao desenvolvimento profissional, científico e gerencial da enfermagem hospitalar. O projeto prevê que o programa seja gerador, agregador e disseminador de práticas avançadas em enfermagem centradas na Sistematização da Assistência e em colaboração com o Sistema COFEn/COREn contribua para a sedimentação da SAE como elemento da cultura profissional da enfermagem.

Docentes: Danielle Galdino de Paula, Gisella de Carvalho Queluci, Inês Maria Meneses dos Santos, Karinne Cristinne da Silva Cunha, Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Daniel Aragão Machado, Priscilla Alfradique de Souza, Renata Flávia Abreu da Silva, Sônia Regina de Souza, Teresa Tonini.

 

2. Educação em Saúde Hospitalar: Política institucional de desenvolvimento profissional e assistência à clientela. Responsável Prof. Inês Maria Meneses dos Santos.

Descrição: O trabalho na temática a educação em saúde exige que compreendam e assumam concepções e visões de mundo em relação aos conceitos de educação, saúde, sociedade, bem como o trabalho em saúde e suas relações como os sujeitos do trabalho educativo . No Brasil, a partir dos anos 20 do século XX, importaram-se modelos de educadores de saúde dos Estados Unidos, nos quais a enfermagem foi tomada como categoria profissional lidada fundamentalmente a estas práticas, tanto nos hospitais quanto fora deles. Neste início do século XXI, às antigas necessidades de ensinar sobre as doenças e como evitá-las, longe de serem superadas, agregaram-se a promoção da saúde e as questões da educação permanente dos trabalhadores em saúde. O objeto desta pesquisa é a educação em saúde no espaço hospitalar como política institucional de desenvolvimento profissional e assistência à clientela. Objetivos: Conhecer a política institucional de educação permanente dos espaços hospitalares; Analisar as ações educativas oferecidas à clientela do espaço hospitalar Propor produtos acadêmicos relacionados a melhorias de processos relacionados a educação para trabalhadores e à clientela. Relevância Científica: Pelas raízes históricas e aspectos ligados a tecnologia utilizada para a educação na perspectiva de prevenção de doenças, a educação em saúde nesta vertente mostra um grande número de estudos desenvolvidos na área da saúde comunitária não hospitalar. Por entender a função e os compromissos da instituição hospitalar com a educação em saúde e com a educação permanente de seus trabalhadores, este estudo pretende verificar o desenvolvimento de política interna e ações neste sentido e contribuir com seus resultados em instituições de saúde em nível local/regional. Metodologia: Este estudo utilizará as concepções de pesquisa-ação educacional nas bases definidas por David Tripp (2005, p. 445) como principalmente uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos, -ação educacional é principalmente uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. No presente estudo, os alunos são substituídos pelos profissionais e clientela, de quem se espera participação mais ativa na condução e avaliação das ações e da pesquisa como um todo. Os dados serão coletados e analisados juntamente com os participantes da pesquisa, servidores e clientes na dinâmica do funcionamento normal das instituições de saúde públicas, privadas e aquelas associadas ao Acordo de Cooperação Técnica PPGSTEH/UNIRIO. Também serão acessados os documentos e reuniões que se fizerem necessários à obtenção de dados para o estudo. Neste sentido a pesquisa precisa ser submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da universidade para o atendimento da RESOLUÇÃO Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Docentes: Cristiane Rodrigues da Rocha, Gisella de Carvalho Queluci, Inês Maria Meneses dos Santos, Karinne Cristinne da Silva Cunha, Priscilla Alfradique de Souza, Simone Augusta Ribas, Terezinha de Souza Agra Belmonte.

 

3. Tecnologias e Cuidados em Saúde: Laboratório de Estratégias para identificações e criação de atitudes Inovacionais Interdisciplinares. Responsável Profa. Nébia Maria Almeida de Figueiredo.

Descrição: Projeto interdisciplinar sobre Tecnologias e Cuidados em Saúde e Espaço acolhedor de Temas Diversos. Tem como objetivo central buscar bases teórico – práticas para a produção de conhecimento e práticas nas diversas áreas de conhecimento que envolvem objetos de pesquisa no Mestrado Profissional inovacionais; fundamentado em conceitos centrais de: Interdisciplinaridade, Ambiente/Espaço, Corpo, Saúde, Cuidado e Tecnologia. O fomento e estímulo às atividades criativas e inovadoras, que pretendem resultar em articulação com setores produtivos, inclusão, sustentabilidade e demais benefícios para os diversos segmentos sociais, através de desenvolvimento econômico, cultural, tecnológico, ambiental e social.

Docentes: Danielle Galdino de Paula, Eliza Cristina Macedo, Fernando Rocha Porto, Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Priscila de Castro Handem, Renata Flavia Abreu da Silva.