Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2021 / MeduLar sem medo: aplicativo móvel para adultos com disfunção neurológica do trato urinário inferior secundária à lesão medular traumática

MeduLar sem medo: aplicativo móvel para adultos com disfunção neurológica do trato urinário inferior secundária à lesão medular traumática

Produção de Danielle Soraya Lourenço Fernandes Gomes

Resumo do produto

Objetivo: identificar na literatura, orientações em saúde para pessoas com Disfunção Neurológica do Trato Urinário Inferior secundária à lesão medular traumática, mediante revisão integrativa da literatura; desenvolver um aplicativo móvel de orientação e validar com especialistas o conteúdo do aplicativo.

Tipologia/Estratificação do produto: que está inserida no eixo do produto tipo “Aplicativo voltado à assistência, educação e ensino”, com subtipologia “Desenvolvimento de aplicativo”, classificado com o estrato T1. A tecnologia tem potencial para resolver as lacunas que existem na orientação deste público, com estratégias de motivação e interação com o usuário no tema ainda não explorado em um software.

Método: Este estudo foi construído em quatro etapas metodológicas: revisão integrativa da literatura com análise de evidências científicas; construção do aplicativo; validação de conteúdo por especialistas e proposição do protótipo a partir das considerações.

Resultados: O protótipo foi construído com êxito e validado com IVC Geral de 0,98 escore este de excelência por especialistas na temática, apresentando recursos significativos para o ensino no cuidado. Aplicativo Móvel com segmento educacional construído para as plataformas ANDROID e IOS. O nome e a logo do protótipo, foram construídos, com o objetivo principal de se apresentar informativo e acolhedor. A escolha pelo coração simboliza o amor no cuidado, e o nome “MeduLar sem Medo” resulta na perspectiva que pode haver um cuidado em domicílio sem o medo do déficit de informação, bem como, o acolhimento, o incentivo e a motivação, mesmo que virtualmente. Na tela inicial o usuário receberá uma mensagem de boas vindas com a descrição da finalidade do aplicativo e também com uma frase motivacional, a tela seguinte é referente ao autocuidado com proposta de trazer o conceito de maneira simples e incentivar as ações do cuidado e as vantagens de realiza-las. O menu principal é composto por conteúdos técnicos e de sensibilização para adesão ao cuidado distribuídos em subtelas além de leis e direitos da pessoa com lesão medular e um quiz interativo. O aplicativo conta também com comando de voz com o propósito de incluir os analfabetos e os que possuem acuidade visual diminuída e ainda lembretes automáticos, para a prática frequente, do cateterismo intermitente limpo. uma interface para sinalização ao desenvolvedor referente à problemas técnicos durante o uso do aplicativo, além de suporte para dúvidas e esclarecimentos relacionado à disfunção urinária, com uma enfermeira especialista, por meio de mensagens eletrônicas. Apresenta como propostas de melhorias no campo prático nas perspectivas da pessoa com lesão medular , do profissional, seja na atenção primária ou hospitalar. A pessoa com lesão medular uma síntese de informações educativas de forma rápida, simples, clara e baseada em evidencias sob um referencial teórico de autocuidado proporcionando não apenas informações técnicas mas também motivando a adesão ao cuidado, promovendo mudanças de hábitos e despertando uma reflexão para uma melhor qualidade de vida, propõe uma estratégia de educação em saúde colaborando na capacitação dos profissionais e contribuindo como uma inovação de aprendizagem acadêmica. O produto não terá custos ao usuário e na implantação da tecnologia no Sistema Único de Saúde o custo será apenas da manutenção do software e da assinatura anual da plataforma IOS. Tem como titular o registro da marca, MeduLar sem Medo, e do software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: apresenta relevante potencial de transformação educacional em saúde como também de impacto na qualidade de vida da pessoa com lesão Medular, destacando como uma das vantagens a quebra das limitações de tempo e espaço, de modo a fornecer informações de forma simples e rápida. Desta forma, tais tecnologias em saúde são de extrema signficância para subsidiar um cuidado de enfermagem com qualidade e baseado em evidências científicas, uma vez que a educação em saúde faz parte do processo de continuidade do cuidado e proporciona maior autonomia na promoção da saúde, colaborando na sustentabilidade, minimizando impactos sobre o meio ambiente, com o uso de informações em meio digital. Espera-se implementar no SUS por meio da Rede de Cuidados, seja atenção primária ou especializada, em todo Brasil reduzindo complicações e custos para o sistema de saúde por meio da educação. Como proposta futura de pesquisa validar o impacto do aplicativo na qualidade de vida do usuário e na capacitação do enfermeiro e dos acadêmicos na temática.

Palavras-Chave: Bexiga Urinaria Neurogênica; Traumatismos da Medula Espinal; Cateterismo Uretral Intermitente; Educação em Saúde; Estomaterapia.

Autor(a): Danielle Soraya Lourenço Fernandes Gomes

Orientador(a): Priscilla Alfradique de Souza

 

Trabalho completo disponível em: 

http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13982