Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2021 / Implementação de painéis Power Business Intelligence para otimização da gestão no centro cirúrgico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Produção de José Guilhermo Berenguer Flores

Resumo do produto

Objetivo: Implementar Painéis Power Business Intelligence para otimização da Gestão do centro Cirúrgico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Tipologia/Estratificação da produção técnica - Desenvolvimento de um método de Gestão Gerencial com a utilização de Dashboards (painéis) onde são criados alguns indicadores gerenciais, que auxiliam a Gerência do Hospital Gaffrée e Guinle na Tomada de decisão em relação a Gestão do centro Cirúrgico. entendemos que o Dashboard possui uma alta aplicabilidade, pois possui objetivo de auxiliar as gerências na monitorização de várias fases do processo.

Método: Este estudo é de natureza exploratória e descritiva, do tipo pesquisa metodológica aplicada que se realiza por meio do desenvolvimento e implementação de Dashboards vinculados ao Sistema de Cirurgias (SisCir- HUGG ®) para apresentar dados e indicadores obtidos do sistema.

Resultados: Foram gerados com os dados coletados dois artigos; um primeiro artigo, um estudo de caso, sobre os motivos de suspensão de cirurgia que impactou na mudança da análise dos indicadores se tornando obrigatório a equipe médica inserir os motivos das suspensões das cirurgias e foi gerando um segundo artigo, um outro estudo de caso, sobre previsões do número de cirurgias suspensas utilizando o software Power BI® em um Hospital Universitário do município do Rio de Janeiro que ajudou a Gerência a se antecipar a problemas futuros.

Conclusão, aplicabilidade de impacto: Os seis painéis (Dashboards) atenderam as necessidades da Gerência com a possiblidade de analisar indicadores de gestão.

Palavras-chave: Mapa Cirúrgico, Dashboards, Indicadores, Sistema de Cirurgias (SisCir-Hugg®), Power BI®.

Autor(a): José Guilhermo Berenguer Flores

Orientador(a): Daniel Aragão Machado

Produto disponível em: https://zenodo.org/record/7908529

Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13708