Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2021 / Construção de protótipo de software aplicativo para o processo de enfermagem no manejo de adultos neurocirúrgicos oncológicos no perioperatório

Construção de protótipo de software aplicativo para o processo de enfermagem no manejo de adultos neurocirúrgicos oncológicos no perioperatório

Produção de Juarez de Jesus Carmo Junior

Instrumento de coleta de dados: Avaliação Focalizada de Enfermagem

Resumo do produto

Objetivo: Desenvolver instrumento de coleta de dados focalizado em pacientes neurocirúrgicos oncológicos baseado na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta.

Tipologia/Estratificação do produto: Produção de editoração, T2. Organização de informações específicas e direcionadas à coleta de dados.

Método: Quantitativo, exploratório, onde foi utilizado roteiro com informações separadas por seções contidas na avaliação inicial de enfermagem já utilizada no local de desenvolvimento da pesquisa. As seções abarcavam dados sociodemográficos, dados da internação com a história pregressa e atual de saúde, tratamentos anteriores e comorbidade. Em outras seções foram agrupadas as necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais.

Resultados: A análise dos dados mostrou que naquela população diversas necessidades humanas básicas estavam alteradas, implicando em problemas reais e potenciais de enfermagem nesta população. Sendo assim, fatores relacionados, características definidoras e fatores de risco evidenciados nos dados revelou diversos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia NANDA-I.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A elaboração de instrumentos para coleta de dados para grupos específicos traz benefícios importantes visto que a análise desses dados estará focalizada nas necessidades apresentada pelos participantes do estudo, e essas alterações promove a identificação de problemas específicos naquela população estudada. Aliado a esse benefício, instrumentos de coleta de dados pautados em teorias de enfermagem favorecem a ligação dos dados coletados com sistemas de linguagens padronizadas, trazendo impacto na assistência de enfermagem, bem como na reprodução desse instrumento em outros cenários de atuação assistencial da enfermagem, dinamizando o processo de enfermagem, sistematizando o fazer baseado em ciência e assegurando a segurança do paciente. O impacto se dará na mudança da avaliação inicial de enfermagem com o intuito de levantamentos dos problemas ocasionados pelas alterações das necessidades humanas básicas em pacientes neurocirúrgicos oncológicos em processo cirúrgico.

Palavras-Chave: Neoplasias Encefálicas, Diagnósticos de Enfermagem, Período Perioperatório, Processo de Enfermagem, Tecnologias.

 

Coletânea dos principais Diagnósticos de Enfermagem relacionados aos pacientes adultos neurocirúrgicos oncológicos no período perioperatório

Resumo do produto

Objetivo: Identificar e validar diagnósticos de enfermagem específicos segundo taxonomia da NANDA-I em uma população de pacientes adultos portadores de neoplasias encefálicas no período perioperatório.

Tipologia/Estratificação do produto: Produção de editoração, T2. Organização de informações específicas. Método: Quantitativo, exploratório, com coleta de dados em prontuário de pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos no período de janeiro a dezembro de 2019. Foi realizada revisão integrativa da literatura e análise de dados nos prontuários dos pacientes, e com a técnica de mapeamento cruzado pode-se identificar os DE frequentes. Foi construído instrumento contendo esses DE, no qual foi avaliado por 06 juízes selecionados através do critério de Fehring possibilitando a validação mediante o IVC > 0,8 daqueles DE mais frequentes nesta população.

Resultados: A revisão integrativa da literatura revelou dentre os 19 artigos analisados, 104 diagnósticos, porém com frequência em torno de 30% da presença desses DE em todos os artigos, verificou-se apenas 24 diagnósticos segundo a NANDA-I. Já com análise dos dados coletados em prontuários e realizando mapeamento cruzado, foram identificados 88 DE. Os 06 juízes especialistas validaram dentre os 88 DE contidos no instrumento, 67 DE com IVC > 0,8.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A determinação de diagnósticos de enfermagem específicos em uma população de pacientes portadores de neoplasias encefálicas traz inúmeras possibilidades e instrumentaliza o enfermeiro no desenvolvimento da fase de elaboração das intervenções e execução dos cuidados de enfermagem direcionados àquela necessidade afetada objetivando atenuação ou solução. A aplicabilidade dessa coletânea favorece o desenvolvimento de um processo de enfermagem pautado em diagnósticos de enfermagem assertivos e que consequentemente trará ferramentas essenciais para avaliar se esses cuidados estão conseguindo resolver os problemas identificados através do diagnóstico de enfermagem, gerando indicadores avaliativos. A utilização de ferramentas tecnológicas direcionadas a assistência de enfermagem requer um bom direcionamento de protocolos dessa assistência e sendo assim, identificar diagnósticos de enfermagem específicos de uma população de pacientes promove intervenções e resultados que consigam atender as reais necessidades de cuidados.

Palavras-Chave: Neoplasias Encefálicas, Diagnósticos de Enfermagem, Período Perioperatório, Processo de Enfermagem, Tecnologias.

 

Protótipo de aplicativo: Enfermagem Oncológica

Resumo do produto

Objetivo: Desenvolver tecnologia assistencial, do tipo protótipo de aplicativo móvel, para instrumentalização de enfermeiros na implementação do processo de enfermagem, em pacientes adultos neurocirúrgicos oncológicos no perioperatório. Tipologia/Estratificação do produto: Produção de software aplicativo (programa de computador), T1. Desenvolvimento de protótipo de aplicativo voltado para assistência.

Método: Estudo metodológico do tipo pesquisa de desenvolvimento de instrumento tecnológico, que se desenvolveu em etapas definidas com revisão integrativa, coleta e análise de dados em 134 prontuários de pacientes, coletânea de principais diagnósticos de enfermagem (DE) segundo mapeamento cruzado, validação dos DE por juízes especialistas com concordância através de escala likert e IVC > 0,80 e construção do protótipo de aplicativo com banco de dados com avaliação focalizada de enfermagem e 67 DE validados para pacientes neurocirúrgicos oncológicos em perioperatório para sistemas Android e iOS.

Resultados: O desenvolvimento do estudo resultou em produtos com artigos, avaliação focalizada de enfermagem, coletânea com DE validados por especialistas e protótipo de aplicativo que tem o intuito de facilitar o processo de enfermagem no que tange à segunda fase do processo de enfermagem ao qual temos a identificação de diagnósticos de enfermagem utilizando a taxonomia internacional da NANDA-I.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: O estudo visa contribuir para o delineamento de novas pesquisas relacionadas a identificação de padrões de diagnósticos de enfermagem específicos direcionados a um grupo de pacientes, fomentando o interesse em novos estudos que sejam direcionados à indivíduos portadores de neoplasias encefálicas. A produção do protótipo revelou-se pertinente e atualizada ao cenário dos serviços hospitalares, visando dinamizar e tornar eficiente o processo de enfermagem. O impacto se dará na mudança de rotinas da assistência de enfermagem prestada para essa população, trazendo maior qualidade e otimização do tempo prestado ao paciente.

Palavras-Chave: Neoplasias Encefálicas, Diagnósticos de Enfermagem, Período Perioperatório, Processo de Enfermagem, Tecnologias.

Autor(a): Juarez de Jesus Carmo Junior

Orientador(a): Sônia Regina de Souza

 

Trabalho completo e produtos desenvolvidos disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13980