Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2021 / Cirurgia robótica como espaço de cuidar da enfermagem: proposição de um produto informativo para clientes em pré-operatório a partir do saber dos enfermeiros

Produção de Silvia Barreira Mendes

Resumo do produto

Objetivos: Propor um produto informativo para auxiliar na orientação e atendimento a clientes em pré-operatório de cirurgia oncológica robótica.

Tipologia/Estratificação do produto: Com base no documento Considerações sobre Classificação de Produção Técnica e Tecnológica- Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2020) a intervenção está inserida no eixo do produto do tipo desenvolvimento de material didático/instrucional. O produto pode ser descrito enquanto um material didático, aqueles produzidos para educação à distância, ensino em rede, capacitação de recursos humanos e educação em saúde, em formato impresso ou virtual (CAPES, 2020), passível de gerar registro de direitos autorais.

Método: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa que utilizou como estratégia de investigação da pesquisa-intervenção. A coleta de dados foi realizada em um Hospital da rede pública do Rio de Janeiro por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 profissionais de saúde: 5 (cinco) chefias que atuam nos setores envolvidos (enfermaria e chefia geral) que passaram por uma entrevista exploratória e 3 (três) enfermeiros(as) que atuam na assistência aos(às) clientes nas enfermarias e realizam a visita pré-operatória de enfermagem. Os dados foram categorizados e compreendidos com base na análise de conteúdo. Enquanto produção técnica e tecnológica foi desenvolvido uma cartilha informativa que passou por avaliação preliminar por 5 (cinco) enfermeiros(as) que atuam em cirurgia robótica na Instituição. O desenvolvimento do produto se deu em seis etapas: 1) realização de revisão de literatura para que se possa entender melhor o tema e desenvolver a fundamentação teórica para a construção; 2) escolha do tipo de tecnologia, sendo elegida a cartilha, tendo em vista a praticidade e facilidade do acesso; 3) escolha do tipo de linguagem e recursos gráficos a serem utilizados com o intuito de atender a demanda do público-alvo e de elencar identidade visual a tecnologia; 4) elaboração da cartilha baseada nas informações coletadas nas entrevistas realizadas com chefias dos setores envolvidos, clientes e enfermeiros; 5) análise por parte da orientadora/docente e de enfermeiros(as) que atuam em cirurgia robótica; e, por fim, 6) contato com serviço de comunicação da instituição.

Resultados: A maior parte dos(as) profissionais entrevistados(as) pontuou que atualmente as orientações pré-operatórias realizadas têm um conteúdo único para todas as clínicas e focadas apenas no preparo cirúrgico. Os(as) participantes destacaram ainda insegurança sobre sua compreensão acerca da cirurgia robótica, salientando a relevância de ser desenvolvido e implantado um instrumento que possa contribuir com a orientação aos(às) clientes que serão submetidos(as) à cirurgia pela referida modalidade e que possa embasar a realização da visita pré-operatória de enfermagem de forma eficaz, desmistificando tabus, contribuindo para a redução dos níveis de estresse e ansiedade, superação do trauma cirúrgico e retorno do bem- estar.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: Esperamos com a difusão deste produto informativo, em formato de cartilha digital e impressa, contemplar e sanar as principais dúvidas de profissionais sobre esta temática, um assunto pouco presente na formação e ainda da rotina dos profissionais da assistência aos clientes nas enfermarias. E assim auxiliar profissionais para uma orientação mais completa e segura, diminuindo medos e ansiedades, sentimentos comumente vivenciados nesse período.

Descritores: Cirurgia Assistida por Robôs; Cuidados Pré-Operatórios; Centros Cirúrgicos.

Autor(a): Silvia Barreira Mendes

Orientador(a): Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Trabalho completo e produto desenvolvido disponíveis em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13978