Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2020 / Protocolo para acidente com material biológico para a equipe de saúde que atua no intraoperatório de um hospital de ensino no Rio de Janeiro

Protocolo para acidente com material biológico para a equipe de saúde que atua no intraoperatório de um hospital de ensino no Rio de Janeiro

Produção de Alexmália Fiorini da Costa Balonecker

Produto 1: Protocolo para acidente com material biológico para a equipe de saúde que atua no intraoperatório de um hospital de ensino no Rio de Janeiro

Resumo do produto

Objetivo: Elaborar um protocolo para gerenciar o atendimento à equipe de saúde vítima de acidente com exposição a material biológico que possa ocorrer no período intraoperatório no centro cirúrgico. Este protocolo se aplica à ocorrência de acidente com material biológico decorrido entre 7h e 19h.

Tipologia/Estratificação do produto: a elaboração deste protocolo está inserida no eixo de produção técnica do tipo desenvolvimento de produto – subtipologia: Manual/Protocolo. Trata-se de um protocolo classificado com a estratificação T1.

Método: a base para a construção deste protocolo foi a revisão bibliográfica. Resultados: Elaboração de um protocolo para gerenciamento e otimização do atendimento à equipe de saúde que atua no intraoperatório no centro cirúrgico.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A aplicação do novo protocolo na unidade de centro cirúrgico para gerenciamento e otimização do atendimento ao profissional exposto a material biológico irá gerar um atendimento eficiente e eficaz, atendendo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e outras autoridades de saúde, além de contribuir para a segurança do paciente, visto que o tempo da interrupção da cirurgia para o atendimento do profissional será menor. O protocolo em questão também possibilitará mais adesão por parte dos acidentados pela praticidade no atendimento.

Palavras-Chave: Centro cirúrgico; Período intraoperatório; Contenção de risco biológico; Prevenção de acidentes; Exposição ocupacional; Protocolo assistencial.

Produto disponível em: https://zenodo.org/record/7674683#.Y_jaunbMLIU

DOI: 10.5281/zenodo.7674682

 

Produto 2: Termo de Consentimento Informado para realização de exames laboratoriais no centro cirúrgico: Paciente-Fonte

Resumo do produto

Objetivo: Criar um termo de consentimento informado, para que todos os pacientes que serão submetidos a procedimento cirúrgico possam se manifestar de forma autônoma e consciente.

Tipologia/Estratificação do produto: a criação do termo está inserida no eixo de produção técnica do tipo desenvolvimento de produto – subtipologia: Manual/Protocolo. Trata-se de um protocolo classificado com a estratificação T1.

Método: a base para a construção deste termo foi a revisão bibliográfica.

Resultados: Criação de um termo de consentimento informado do paciente, para realização de exames, em caso de acidente que exponha o profissional de saúde a material biológico.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A criação do termo poderá contribuir com a autonomia do paciente que será submetido ao procedimento cirúrgico, além de permitir a otimização do atendimento ao profissional exposto a material biológico no intraoperatório.

Palavras-Chave: Centro cirúrgico; Período intraoperatório; Contenção de risco biológico; Prevenção de acidentes; Exposição ocupacional; Protocolo assistencial.

Produto disponível em: https://zenodo.org/record/7674777#.Y_jb13bMLIU

DOI: 10.5281/zenodo.7674776

 

Produto 3: Fluxograma do atendimento médico no centro cirúrgico

Resumo do produto

Objetivo: Elaborar um fluxograma para gerenciar o atendimento à equipe de saúde exposta a material biológico durante o intraoperatório no centro cirúrgico.

Tipologia/Estratificação da produção técnica: a elaboração deste protocolo está inserida no eixo de produção técnica do tipo desenvolvimento de produto – subtipologia: Manual/Protocolo. Trata-se de um protocolo classificado com a estratificação T1.

Método: a base para a construção deste fluxograma foi a revisão bibliográfica.

Resultados: A elaboração de um fluxograma para gerenciamento e otimização do atendimento à equipe de saúde que atua no intraoperatório no centro cirúrgico.

Conclusão, aplicabilidade e impacto: A criação de um fluxograma servirá para orientar e direcionar o profissional de saúde exposto a material biológico no intraoperatório, viabilizando um atendimento rápido por meio da informação ao mesmo tempo em que reduz barreiras no acesso à assistência.

Palavras-Chave: Centro cirúrgico; Período intraoperatório; Contenção de risco biológico; Prevenção de acidentes; Exposição ocupacional; Protocolo assistencial.

Produto disponível em: https://zenodo.org/record/7674832#.Y_jefnbMLIU

DOI: 10.5281/zenodo.7674831

 

Autor(a): Alexmália Fiorini da Costa Balonecker

Orientador(a): Wiliam César Alves Machado

 

Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13636