Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2020 / Impacto do dimensionamento de enfermagem na qualidade da assistência ao paciente crítico

Impacto do dimensionamento de enfermagem na qualidade da assistência ao paciente crítico

Produção de Renata Clara Ferreira da Silva

Resumo do produto

Objetivos: Este projeto teve como objetivos a criação de uma tecnologia assistencial na forma de protocolo com intuito de padronizar e orientar a assistência de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Federal de Ipanema (HFI) e também identificar indicadores capazes de estimar o impacto do dimensionamento da equipe de enfermagem sobre a assistência de qualidade e segurança ao paciente crítico.

Tipologia/Estratificação do Produto: Produção tecnológica com baixa complexidade, de demanda espontânea, com objetivo de solucionar um problema específico, com possível impacto sobre a área econômica e assistencial, de aplicabilidade real, com abrangência potencial e no contexto da inovação, tratando-se de uma produção técnica. Portanto, pode ser classificada dentro do Eixo 1 – Desenvolvimento de Produto Técnico ou Tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar registros de propriedade de patente, produção intelectual ou direitos autorais; tipificado em Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional, Subtipo Protocolo Tecnológico experimental / Aplicação Adequação Tecnológica; Classificação Estrato: T3 (Manual ou Protocolo).

Métodos: Para construção do estudo, inicialmente, para fins de embasamento teórico, realizou-se uma revisão integrativa da literatura que objetivou o levantamento de materiais e instrumentos sobre o uso de indicadores e suas aplicações para o adequado dimensionamento da equipe de enfermagem nas diversas unidades hospitalares. Como segunda etapa, através do estudo de caso do cenário da pesquisa, levantou-se as principais variáveis do cenário que interferem na qualidade e segurança da assistência de enfermagem prestada na UTI. Para tal, foram coletados dados referentes à ocorrência de incidentes, eventos adversos, materiais e procedimentos referentes aos Processos que envolvem a equipe de enfermagem, cujo dimensionamento poderia estar relacionado com seu desempenho. Por fim, elaborou-se o Protocolo para dimensionamento da equipe de enfermagem com o intuito de subsidiar de forma padronizada a confecção da escala diária de cuidados de enfermagem aos pacientes da UTI.

Resultados: Através da revisão integrativa de literatura, observou-se o aumento de produções científicas acerca da Segurança e Qualidade de assistência prestada por volta dos anos 2010, fato que pode estar relacionado com a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 2013. Foi evidenciado o uso crescente de indicadores para medir a qualidade, assim como a monitorização e registro do padrão de desempenho e funcionamento das UTI. O uso desses indicadores torna-se cada vez mais indispensável para a melhora da relação custo-benefício, por intermédio do direcionamento do cuidado ao perfil da clientela, contribuindo com redução de desgastes e danos ao trabalhador, e com redução de eventos adversos relacionados à falha de assistência por Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem (DPE) inadequado. Por meio do estudo de caso foram gerados: 01 indicador econômico-financeiro, 01 indicador gerencial e 02 indicadores de qualidade. Por fim, através do uso do protocolo espera-se a sistematização do dimensionamento e distribuição diária do pessoal de enfermagem em busca de melhores práticas assistenciais e de gestão.

Conclusão: O uso de escalas para classificação de pacientes, indicadores e de protocolos assistenciais pode contribuir fortemente para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem, evitando desgastes e danos ao trabalhador, reduzindo falhas na assistência decorrentes de dimensionamento de enfermagem quantiqualitativo inadequado. Através do uso do Protocolo de Dimensionamento de Enfermagem na UTI espera-se a sistematização do dimensionamento e da distribuição diária de pessoal para os cuidados de enfermagem em busca de melhores práticas assistenciais e de gestão.

Descritores: Dimensionamento, Enfermagem, Indicadores, Segurança, Paciente, Terapia Intensiva, Nurse Activity Score (NAS), Sistema de Classificação de Pacientes.

Autor(a): Renata Clara Ferreira da Silva

Orientador(a): Antônio Rodrigues de Andrade

 

Trabalho completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13551