Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2020 / Cirurgia fácil: aplicativo de apoio ao paciente cirúrgico submetido a artroplastia total de joelho (ATJ)

Produção de Larissa Lima Simões

Produto 1: Cirurgia Fácil: aplicativo de apoio ao paciente submetido a Artroplastia Total de Joelho

Resumo do protudo

Objetivo: descrever o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivo móvel para a orientação de pacientes cirúrgicos e seus assemelhados.

Tipologia/Estratificação do produto: artigo científico de descrição do aplicativo.

Método: Design Instrucional Sistemático (DIS) para a construção do aplicativo, passando por suas cinco fases, análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação.

Resultados: O aplicativo Cirurgia Fácil, oferece conteúdo confiável, baseado em fontes seguras e especializadas. Proposto para ser facilitador do autocuidado do paciente cirúrgico e assemelhados que se interessem na temática. Este disponível na loja do Google Play - https://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/cirurgia_facil_2709941.

Conclusão: Assim sendo, aspectos como de ser de fácil uso, com imagens intuitivas sobre o tema, ele visa a simplicidade em seu uso.

Palavras-Chave: Tecnologia, Artroplastia de joelho, Cuidados pré-operatório, Cuidados pós-operatório, Segurança do Paciente.

Produto 2: Vídeo explicativo do APP Cirurgia Fácil

Resumo do produto

Objetivo: criar material audiovisual para difusão do APP Cirúrgica Fácil.

Tipologia/Estratificação do produto: caracteriza-se pela criação de material áudio visual de divulgação do aplicativo.

Método: A estratégia aplicada foi a elaboração de um roteiro como síntese para atrair os usuários e orientá-los como usar o APP. O roteiro teve por base 5 itens, a saber: apresentação do APP como produto do mestrado profissional da Unirio; aplicação de uma imagem de um smartphone na tela de tópicos do APP, narrado pelo Guiga os tópicos disponíveis; informações de como o conteúdo foi disponibilizado, em áudio, texto e imagem; apresentação da tela menu com ênfase para um dicionário de termos técnicos; tela com convite ao usuário para conhecer o APP Cirurgia Fácil e; local de disponibilização do produto, PlayStore e logos dos envolvidas na construção do app, instituição Unirio, PPGSTEH e do grupo de pesquisa Lacuiden. Foram respeitados pontos importantes no sentido para que não ficasse cansativo o espectador para ser descontraído e atrativo com fundo musical, legendas e narração. O vídeo foi produzido na plataforma digital Canvas. Ele foi publicizado nas redes sociais do grupo de pesquisa Lacuiden e na plataforma de vídeos Youtube.

Resultados: O material apresenta o tempo de 1:21, intitulado Cirurgia Fácil. Está disponível no repositório do Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=zIrwezw1_a0, no canal de Larissa Lima.

Conclusão: Criar o material audiovisual foi desafiador, mas necessário para a popularização do conhecimento. Palavras-Chave: Artroplastia de joelho, Cuidados pré-operatório, Cuidados pós-operatório, Recursos Audiovisuais, Filmes e Vídeos Instrutivos.

Produto 3: Logo do aplicativo: Guiga, o (a) assistente virtual

Resumo do produto

Objetivo: criar uma identidade visual para o APP Cirúrgica Fácil.

Tipologia/Estratificação do produto: criação de identidade visual.

Método: Descritivo, exploratório, por meio do processo de criação Naming. Este visou criar um nome autêntico, significativo e relevante, que tenha sonoridade, criatividade e pertinência com o produto aspirado.

Resultados: com base no método nasceu o/a Guiga –signo que remete ao profissional de saúde com máscara cirúrgica, passando a ideia de alguém que acompanha o cliente nos passos perioperatório de artroplastia de joelho – imagem retro de evocação emocional do usuário pela referência aos jogos de videogame dos anos 1980 e 1990, articulada a representação de referência no brinquedo infantil Lego articulado a pequenos pontos luminosos do pixel art. O nome trata-se de um jogo de palavras a partir do nome do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Gui de Guinle e Ga de Gaffrée.

Conclusão: Guiga, trata-se de criação de um signo sem gênero definido, deixando a cargo do usuário a definição, idealizando maior conforto pela escolha do gênero do acompanhante. Ademais, a representação foi encaminhada para registro no INPI.

Palavras-Chave: Profissionais de Saúde, Tecnologia, Artroplastia de joelho, Cuidados pré-operatórios, Cuidados pós-operatório.

Autor(a): Larissa Lima Simões

Orientador(a): Fernando Rocha Porto

Trabalho disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13513

Aplicativo desenvolvido disponível em: https://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/cirurgia_facil_2709941.

Vídeo explicativo do APP Cirurgia Fácil: