Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2017 - SAE / Janelas para enfermeiros: validação de constructos para protótipo de aplicativo móvel de suporte na aprendizagem de sistematização da assistência de enfermagem.

Janelas para enfermeiros: validação de constructos para protótipo de aplicativo móvel de suporte na aprendizagem de sistematização da assistência de enfermagem.

Produção de Herriét de Araújo Sevilha

Resumo do produto

Objetivo: Criar e Validar um aplicativo de tecnologia móvel para o suporte no processo ensino- aprendizagem para profissionais da área de enfermagem sobre SAE e processo de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativo, de criação e validação de conteúdo de aplicativo de tecnologia móvel, que denominamos Janelas para Enfermeiros, com intuito de facilitar o acesso à informação, especificamente em SAE e processo de enfermagem, principalmente por suas atividades de trabalho tão intensas e que muitas vezes impossibilita enfermeiros de frequentar aulas ou ter acesso rápido à livros, mas possuem sempre um aparelho de celular à mão. Para a criação do protótipo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas relacionados ao processo de enfermagem e a SAE, com explicações sobre os tópicos, exemplos de sua utilização na prática e estudo de caso que possa agregar conhecimento ao profissional. O aplicativo também tem como conteúdo as principais teorias de enfermagem, pequeno resumo do que elas tratam e sua utilização no processo de enfermagem e SAE. Após a conclusão do levantamento bibliográfico para o conteúdo do aplicativo, iniciou-se a validação de conteúdo, onde foram realizadas avaliações do conteúdo teórico por especialistas em SAE e processo de enfermagem. Para essa validação, utilizou-se de formulários na plataforma Google, a cerca de cada parte do aplicativo, e posteriormente analisado a concordância entre esses especialistas, através do cálculo de índice de validade de conteúdo (IVC), coeficiente de kappa e porcentagem de concordância entre os juízes. Após a primeira rodada de avaliação, obtivemos apenas 80% de concordância entre os juízes, à partir das observações dos mesmo foram realizadas alterações cabíveis para que o aplicativo possua informações fidedignas às das literaturas, para um segunda avaliação. Na segunda rodada de avaliação por painel de especialistas, obtivemos 100% de concordância entre os juízes, podendo assim, o conteúdo do aplicativo ser considerado validado. Após a fase de validação, o conteúdo foi encaminhado para o desenvolvimento do protótipo do aplicativo. Onde o desenvolvedor utilizou as informações validadas para desenvolvimento do protótipo do aplicativo. PALAVRAS-CHAVE: Processo de enfermagem. Validação de programas de computador. Aplicativos móveis. Educação em enfermagem.

Por Herriét de Araújo Sevilha

Clique para visualizar o trabalho completo