Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2015 / RODA DE CONVERSA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO

RODA DE CONVERSA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO

Produção de MARIA INEZ ROCHA MOITA

    Objetivo: aplicar uma tecnologia educativa utilizando a metodologia de Roda de Conversa, com familiares de pacientes portadores de câncer de mama, com o intuito de promover a troca de conhecimento e informações sobre a doença, a prática do autocuidado em saúde e estimulando uma rede de multiplicadores no âmbito familiar. Método: estudo de campo descritivo e exploratório desenvolvido em um hospital público federal na cidade do Rio de Janeiro, especializado no tratamento do câncer de mama e que atende exclusivamente clientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo levantou entre as participantes o conhecimento sobre os fatores de risco, de proteção e prevenção, e as necessidades de conhecimento, seus anseios, enfrentamentos e crenças sobre o câncer de mama Resultado esperado: contribuir no processo de educação em saúde, na mudança de comportamento e estilo de vida, sem imposições e com negociação de condutas focadas nas necessidades de cada pessoa. Conclusão, aplicabilidade e impacto: a Roda de Conversa é uma metodologia acessível, que pode ser realizada em uma unidade hospitalar, com utilização de vários recursos, oferecendo um produto respaldado em conhecimento científico que promova um espaço de troca, de qualidade e humanizado.

por MARIA INEZ ROCHA MOITA