Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2015 / Plano de ação para redução do estresse em enfermeiros de um hospital universitário

Produção de MARIANA DE ALBUQUERQUE DE FREITAS

Objetivo: elencar os problemas vivenciados no dia a dia do enfermeiro com maior potencial de gerar estresse e criar um plano de ação para intervir nestes problemas a fim de reduzir o estresse vivenciado por estes profissionais. Método: pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em um hospital universitário com 20 enfermeiros, sendo utilizado o Inventario de Estresse em Enfermeiros (IEE). Resultados: foram identificados diversas situações que colocam o enfermeiro frente ao estresse levando-o ao cansaço físico, mental e emocional, para cada problema foi proposto uma intervenção à curto, médio e longo prazo e causarão alto impacto no dia a dia do profissional. Nas ações de curto prazo destaca-se o incentivo as reuniões semanais. Em médio prazo a criação de locais para refeições e descanso e em longo prazo a educação continuada para atualização e capacitação dos profissionais. As propostas de intervenção irão criar mudanças no ambiente de trabalho e consequentemente no profissional. Conclusão, aplicabilidade e impacto: a utilização do plano de ação irá auxiliar o profissional e a direção hospitalar a manejar as situações de estresse presentes no dia a dia dos enfermeiros, proporcionando o trabalho no ambiente hospitalar mais produtivo e menos desgastante.

por MARIANA DE ALBUQUERQUE DE FREITAS

Clique para visualizar o trabalho completo