Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2015 / Cartilha teatral para crianças na enfermaria pediátrica

Cartilha teatral para crianças na enfermaria pediátrica

Produção de RICARDO AURORE ROMÃO

Objetivo: orientar os profissionais de saúde no cuidado de crianças internadas na pediatria a partir do produto VÍDEO-CARTILHA. Método: esse produto é oriundo do relatório da pesquisa. Estudo de campo descritivo, observacional, com caráter qualitativo por produção de dados em que se pretendeu encontrar, nas imagens fixas e/ou em movimentos, os significados dados pelas 13 crianças participantes dos jogos propostos na enfermaria pediátrica. Resultados: foram identificadas mudanças positivas no relacionamento e na comunicação criança x profissional; reconhecimento da criança em seu direito de brincar no hospital; as crianças se mostram tristes antes do jogo e felizes após o jogo teatral, mesmo em situação adversa da hospitalização. Conclusão, aplicabilidade, e impacto: a aplicação dos jogos teatrais revelou-se pertinente na cena cotidiana da pediatria contribuindo na diminuição do impacto negativo da internação hospitalar. Os jogos teatrais pela sua relevância já estão sendo aplicados com bons resultados no Hospital Universitário Antonio Pedro.

por RICARDO AURORE ROMÃO

Clique para visualizar o trabalho completo