Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos de Conclusão de Curso / Produtos turma 2013 / CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES SUBMETIDAS À MASTECTOMIA

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES SUBMETIDAS À MASTECTOMIA

Produção de NATALIA CARION HADDAD

Objetivos: O objetivo desse trabalho foi caracterizar os perfis sócio-demográfico e de saúde de mulheres submetidas ao tratamento cirúrgico para câncer de mama Material e métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. A população do estudo foi composta por 62 mulheres submetidas ao tratamento cirúrgico para câncer de mama, no período de janeiro/2012 a março/2014. Foram coletadas variáveis sócio-demográficas, de saúde, e de tratamento para o câncer , através de análise de prontuário médico. Resultados: A população do estudo apresentou predominância da faixa etária de 50 a 69 anos (58,1%). A maioria vivendo maritalmente (43.4%), sem trabalho formal (62,9%) e baixa escolaridade (40%). Houve predomínio das classes D e E de acordo com a renda familiar (50,7%). Cerca de 60% da amostra do estudo estava acima do peso, 62,7% declararam não consumir bebida alcoólica e 59.3% não-fumantes. Declararam história familiar de câncer 53%, sendo 21% com história familiar de câncer de mama. O tipo histológico mais incidente foi o Carcinoma Ductal Infiltrante (83,9%), com predominância dos estadiamentos II (54.4%) e III (26,3%), e prefêrencia pelo Quadrante superior externo da mama (38,7%). Sobre o tratamento, 24,6% recebeu tratamento neoadjuvante, 61,3% foram submetidas à Mastectomia Radical Modificada, e 61,3 % submetidas ao esvaziamento axilar. Conclusão: O perfil encontrado mostra baixo nível socioeconômico e importantes fatores de risco para neoplasia de mama, com diagnostico em estadiamento intermediário ou avançado, sendo a cirurgia mais realizada a Mastectomia radical modificada associada ao esvaziamento axilar.

por NATALIA CARION HADDAD

Clique para visualizar o trabalho completo